Last mile: o que é e quais as ferramentas para otimizar

Last mile: o que é e quais as ferramentas para otimizar

last mile

As ferramentas last mile, do inglês última milha, permitem concretizar e avaliar o desempenho dos planos elaborados. Integrada ao final do processo, na entrega do produto, a tecnologia permite a empresa aumentar a produtividade, eficiência e, consequentemente, a satisfação do cliente. E isso para o negócio também tem um maior custo-benefício. Afinal, é possível reduzir  até 40% do custo com transporte.

O last-mile também permite reunir todas as informações sobre logística, o que facilita acompanhar o processo do início ao fim e tomar decisões voltadas para a otimização das atividades e dos envolvidos. Entretanto, é preciso ter em mente que a melhor ferramenta last-mile será aquela que trará a maior gama de benefícios para a sua empresa.

Pensando nisso, reunimos o que uma ferramenta last-mile deve ter para te ajudar a visualizar o cenário do seu negócio e os benefícios que ela adicionará.

Integração com TMS e ERP

Uma ferramenta last-mile completa integra TMS e ERP, aumenta a praticidade e produtividade, e reduz custos.

Quando há a integração de sistemas, uma única pessoa realiza a inserção dos dados internamente e eles são replicados para os demais. Assim, as possibilidades de problemas são reduzidas e você consegue melhores resultados a longo prazo. O mesmo princípio é seguido caso um erro seja encontrado. Assim, não é mais preciso consertar um a um. Basta fazer apenas uma alteração e tudo será replicado em todos os sistemas.

Além disso, o compartilhamento de informações permite que os setores trabalhem de forma mais colaborativa e alinhada, compartilhando estratégias que sejam mais eficazes para todos.

Por fim, ao integrar sistemas, todas as informações estarão em um único lugar e isso representa um menor custo para a organização em diversos níveis operacionais. 

Torre de controle para last-mile

Ela é responsável por acompanhar e controlar o tempo de  cada atividade por meio dos indicadores da operação além de enviar e receber notificações para tomada de decisões e acompanhar as etapas em tempo real. 

A torre de controle fornece visibilidade da cadeia de suprimentos entre divisões, operações e modalidades. É dela a responsabilidade de fazer todo o processo desde o planejamento das demandas até a solução de eventuais problemas.

De forma prática, a torre de controle faz o monitoramento da operação, considerando todo o processo desde as janelas de entrega até a disponibilidade do motorista. Também analisa os dados do status dos pedidos em tempo real e reduz o custo operacional a partir da otimização das rotas e dos veículos.

Roteirização

Usar ferramentas de logística que melhorem ainda mais o relacionamento do seu cliente com sua marca faz toda diferença. Por isso, investir em um sistema de roteirização é primordial. 

Mais do que fornecer o rastreamento da encomenda, essa tecnologia permite visibilidade em tempo real para todos os envolvidos.  Tal ação diminui a ansiedade do consumidor. 

Ao integrar com um roteirizador também é possível monitorar o que o motorista está fazendo em cada parada, medir o desempenho do motorista e os tempos do serviço baseados em atividades padrão. Dessa forma, a plataforma indica as melhores rotas para melhorar a performance da entrega e diminuir os custos de logística.

A RoutEasy oferece uma ferramenta completa de last-mile fácil de operar. Com ela você consegue: 

  • Monitorar toda a operação;
  • Usar alertas inteligentes;
  • Receber comprovantes;
  • Acompanhar os pedidos;
  • Analisar dados gerados e indicadores de desempenho;
  • Receber feedback com as pesquisas de avaliação;
  • Realizar as rotas planejadas.

E você ainda personaliza os planos de acordo com suas demandas. Somente uma ferramenta completa de last-mile permite tanto controle da logística da sua empresa. 

Inove sua operação com a RoutEasy! Com a nossa tecnologia de otimização, você reduz custos e aumenta a eficiência da sua operação logística. Planeje sempre as melhores rotas de acordo com os objetivos de cada cliente. Solicite uma demonstração!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

logística reversa

Logística Reversa: como otimizar o processo e reduzir custos

A crescente preocupação com o meio ambiente e a escassez de recursos naturais impulsionaram a busca por práticas mais sustentáveis em todas as esferas da sociedade. A Logística Reversa é um exemplo disso. A iniciativa é uma das soluções usadas para minimizar o impacto ambiental e otimizar a gestão de produtos após o consumo. Ao

Integração via API: como simplificar a logística e potencializar resultados

O setor logístico está vivendo uma nova fase da transformação digital impulsionada pela integração via API, uma tecnologia que permite a comunicação total entre diferentes softwares. Essa conexão e comunicação ágil entre os softwares usados na cadeia de suprimentos não só otimiza processos como reduz custos e melhora a experiência do cliente. Neste artigo, vamos

custos logísticos

Redução de custos logísticos: estratégias para controlar despesas

A redução de custos logísticas está entre as principais metas das empresas, mas não é fácil chegar na equação ideal. A complexidade e os gargalos da logística brasileira oneram a cadeia de suprimentos. O resultado é o aumento nos preços dos produtos, a insatisfação dos consumidores e a perda de competitividade. Ou seja, para reduzir

luanatorres

Deixe uma resposta