Planejar a logística no field service management – ou serviços de campo, em português – pode ser um grande desafio para algumas empresas. Criar rotas, gerenciar pessoas e equipamentos, coordenar a rotina operacional e ainda garantir a satisfação do cliente se torna um grande problema sem as ferramentas certas.
Hoje, existem diversas soluções tecnológicas que podem tornar seu negócio mais eficiente e bem-sucedido. Quer saber mais? Continue lendo este post!
O que é Field Service?
O Field Service engloba todo serviço prestado fora do ambiente físico de uma empresa. Neste setor, os profissionais de campo, que geralmente atendem a algum tipo de qualificação específica, se deslocam em direção ao cliente para realizar o trabalho solicitado.
Na maioria das vezes, este modelo de atendimento é relacionado a pessoas responsáveis por instalações, manutenção e reparos de produtos, mas o exercício do Field Service não possui limite de tarefas e áreas de atuação.
Muito pelo contrário, ele tem se tornado um investimento estratégico para muitas organizações, por colaborar na escalabilidade de diversos segmentos.
A logística no field service como diferencial competitivo
Os clientes estão mais exigentes do que nunca. Eles esperam respostas rápidas, comunicação clara e um nível alto de personalização. A agilidade ao atender a um chamado tem sido um grande diferencial competitivo.
Utilizar um software de otimização e gestão de rotas pode ajudar as empresas que querem responder e suprir essas demandas com mais eficiência. Isso porque, com ele, é possível calcular os melhores trajetos para cada veículo, pensando no tempo e custo por serviço.
Além disso, contratempos que prejudicam o desempenho da equipe podem ser monitorados em tempo real para serem resolvidos mais rapidamente.
Como melhorar a eficiência logística no field service?
A tecnologia é uma grande aliada da logística no field service, principalmente através do uso de ferramentas como Inteligência Artificial e Machine Learning.
Com funções como atualização em tempo real das rotas, é possível ver o status de cada serviço a qualquer momento e prestar contas para o cliente de forma instantânea.
Realizar a comunicação eficaz com os prestadores, oferecendo o máximo de informações possível sobre o histórico do cliente, além de coletar e analisar dados como tempo para conclusão do serviço, horário de chegada e saída, previsão para atendimento etc. são algumas das vantagens que a tecnologia pode trazer.
Qual é a melhor solução para o field service management?
Sabemos que manter uma operação fluida é um grande desafio para quem planeja a logística no field service. Isso porque são muitos processos, etapas, pessoas e equipamentos envolvidos nesse tipo de atividade. Por isso, é importante dedicar uma atenção para buscar melhorias em todos os pontos.
As soluções da RoutEasy podem te ajudar em diversas etapas essenciais da gestão da sua operação, garantindo agilidade e economia no atendimento. Conheça algumas funcionalidades:
Roteirização avançada
Crie perfis de clientes com restrições similares e defina os objetivos de otimização, como redução de quilometragem, número de veículos e outros.
Comunicação com o prestador via aplicativo
Otimize a rotina da sua operação com o uso do aplicativo mobile. Com ele, o pretador recebe as rotas diretamente no celular e ainda é possível gerenciar comprovar a conclusão do serviço por foto, vídeo ou assinatura. Além disso, o aplicativo tem um chat integrado para comunicação em tempo real com a base.
Dashboards personalizáveis
Crie painéis personalizados com dados em tempo real e analise todas as métricas que precisa para tomar decisões mais rápidas. Gere relatórios completos de planejamento, gestão e atualizações em excel para facilitar exportação e manuseio de dados.
Visibilidade
Mantenha o cliente informado sobre todas as etapas do percurso e receba feedbacks e avaliações ao final de cada serviço.
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