O e-commerce vai onde o consumidor está. Com o isolamento social, essa se tornou a alternativa para muitas empresas e comércios que migraram parte ou 100% das vendas para o comércio eletrônico. Nesse cenário, como planejar uma entrega eficiente?
Quem já trabalhava com o e-commerce viu não apenas a demanda crescer a cada semana, bem como os novos competidores. Esses números são explicados pelo levantamento da ABComm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico), que mostra um aumento de 5x das aberturas mensais de lojas virtuais e a adesão de mais de 100 mil para as vendas on-line.
A etapa mais importante da venda via e-commerce é a entrega. Isso porque não contempla apenas o produto que o cliente irá receber, mas o tempo que vai demorar entre ele apertar o botão de compra até recebê-lo.
Esse processo pode parecer complexo e custoso. Entretanto, é possível criar um sistema de entrega ágil e econômico a partir de software de roteirização. Ao utilizar a Inteligência Artificial para mapear os veículos disponíveis para entrega, os CEPs e os produtos, divide corretamente cada área e a entrega complementa a experiência do cliente.
Agora, vamos te dar dicas de como assegurar o sucesso nas entregas em períodos de alta demanda.
1- Invista em tecnologia no e-commerce
O uso adequado da tecnologia pode trazer à tona a eficiência dos negócios de entrega de pacotes. Tecnologias como otimização de rotas e rastreamento em tempo real dão mais controle ao empreendedor sobre os negócios. A utilização de códigos de barras e software de roteamento oferece o melhor serviço de logística da classe.
2- Mantenha o seu cliente engajado
O consumidor quer participar de todas as fases da compra. Informar o cliente sobre o tempo estimado de entrega com rastreamento ao vivo é uma estratégia de retenção indireta. Você pode usar a solução de bate-papo e atualizá-lo com mensagens por aplicativo ou SMS.
Essas notificações devem ser enviadas quando o produto chega à transportadora, para que o cliente saiba quando a entrega deve chegar e pode providenciar o recebimento do pacote, se necessário.
Proporcionar diferentes alternativas é a forma de captar mais clientes e satisfazer diferentes demandas.
3- Defina a melhor logística e custo de entrega
Nos negócios de entrega de pacotes, cada um deles precisa ser entregue na porta do cliente. O custo do combustível e o transporte podem ser reduzidos usando a tecnologia apropriada. O uso de plataformas de gerenciamento de entrega auxilia a entregar o número máximo de encomendas, percorrendo a distância mínima. Esse é o ponto chave para uma entrega eficiente.
4- Defina um frete de entrega competitivo
Escolha um preço que se adeque aos padrões do seu setor. Preços mais altos podem mudar sua base de clientes para um concorrente com preços mais baixos. Da mesma forma, a redução do preço em comparação com o concorrente atrairá novos clientes.
5- Gerencie a logística de estoques
Ter processos logísticos eficientes e uma gestão de estoque focada na redução de desperdícios é essencial. Aumenta a possibilidade de trabalhar com custos de frete reduzidos, diminui o capital de giro imobilizado no estoque e implanta as ações que entregam maior eficiência no fluxo de mercadorias.
A plataforma de gerenciamento de entrega da RoutEasy oferece uma opção de controle dos agentes de entrega, relatórios analíticos avançados para visualizar o desempenho dos negócios e muito mais.
As estratégias dos serviços de entrega de pacotes devem focar em reter clientes. Até 80% dos negócios vêm de clientes retidos. Não de clientes existentes. Fornecer os melhores serviços e uma ótima experiência é a única chave para garantir essa retenção. Portanto, tenha uma vantagem em tecnologia para fornecer serviços no prazo prometido usando Plataformas de Gerenciamento de Entrega.
Compartilhe:
Deixe uma resposta