Os brasileiros aderiram, definitivamente, às compras online e colocaram à prova a eficiência da logística de última milha. O volume de vendas mostra o tamanho do desafio enfrentado pelo setor de transporte e distribuição.
No primeiro semestre de 2024 as vendas do e-commerce somaram mais de R$160 bilhões no Brasil, um crescimento de 18,7% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O estado de São Paulo movimenta 32% desse mercado, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Os números reforçam a expectativa de recorde para 2024, como estima a FecomércioSP.
Para ter eficiência no transporte urbano e ser exemplar na entrega de última milha, as empresas precisam otimizar a gestão logística. É exatamente sobre isso que vamos falar hoje.
O que é última milha?
Antes de discutir as estratégias para obter eficiência na logística de última milha é fundamental entender esse conceito. Última milha, ou last mile em inglês, representa a etapa final da cadeia logística.
Diz respeito ao trecho que vai do centro de distribuição ao endereço do cliente. É a etapa em que, após percorrer toda a sua jornada logística, o produto adquirido em plataformas de e-commerce segue para o destino final.
Importância da logística de última milha
A logística de última milha é crucial para que a experiência do cliente seja satisfatória. É também decisiva para sustentar o crescimento e o sucesso do comércio eletrônico.
Mais do que conectar o centro de distribuição ao cliente final, a entrega de última milha impacta na reputação da marca e na fidelização dos consumidores. Pesquisas mostram que os problemas na entrega estão entre as principais queixas dos compradores brasileiros.
Uma entrega rápida, eficiente e com boa comunicação garante a satisfação do cliente e aumenta a probabilidade de novas compras e indicações. Ao otimizar a gestão das entregas e ter eficiência no transporte urbano, as marcas constroem um relacionamento duradouro com o cliente.
Além disso, em um mercado cada vez mais competitivo, a logística de última milha pode ser um diferencial competitivo. Empresas que oferecem entregas ágeis, flexíveis e com opções de rastreamento têm a preferência dos clientes.
A otimização da logística de última milha também é crucial na gestão dos custos. Ao planejar rotas eficientes, o número de entregas fracassadas tende a ser menor e os custos operacionais, reduzidos.
Desafio enfrentados pelo e-commerce
Por causa do crescimento acelerado, o e-commerce enfrenta desafios que exigem soluções inovadoras e eficientes. Os principais gargalos no comércio online são:
Logística e entrega
A entrega dos pedidos ao consumidor final é um dos maiores desafios do e-commerce porque envolve questões como trânsito, distância, segurança e agilidade.
Os custos de frete podem ser elevados se não houver eficiência no transporte urbano, com impactos severos na margem de lucros da empresa. Outro problema da última milha são as devoluções, que exigem uma gestão otimizada e eficiente para evitar prejuízos.
Experiência do cliente
Oferecer uma experiência de compra personalizada é cada vez mais importante para atender as expectativas dos consumidores, mas isso requer boas estratégias de atendimento, entrega e pós-venda.
As empresas nem sempre conseguem tirar as dúvidas ou resolver os problemas de entrega na agilidade que o comprador deseja. E isso não é bom.
Além disso, a experiência dos clientes está diretamente ligada à segurança das informações – algo essencial para a construção da confiança e a prevenção de fraudes – e que pode ser desafiador para as empresas.
Concorrência
O mercado de e-commerce é extremamente competitivo, exigindo das empresas a busca por diferenciais e inovações constantes.
A entrada de novos players nesse nicho – todos ávidos por fazer parte desse mercado em ascensão – aumenta os desafios e exige adaptação constante.
Segurança dos pagamentos
A segurança dos pagamentos online é, sem dúvida, outro grande gargalo e exige o uso de tecnologias, protocolos e processos de gestão robustos.
A questão é que, ao mesmo tempo que precisa garantir a segurança das transações financeiras, as empresas se veem obrigadas a oferecer múltiplas opções de pagamento, ampliando os riscos.
Marketing digital
A internet é um “ambiente” com enorme quantidade de informações, o que dificulta a tarefa das empresas de alcançarem o público-alvo e fazerem boas vendas. Como “quem não é visto, não é lembrado”, traçar estratégias assertivas de marketing digital é desafiador.
Além disso, as plataformas digitais estão em constante evolução, o que força a adaptação das empresas às novas ferramentas e aumenta a necessidade de ser assertivo nas estratégias para aparecer bem-posicionado nas ferramentas de busca.
Sustentabilidade
A preocupação com a sustentabilidade está em alta em todos os segmentos de negócio, inclusive o comércio eletrônico. As empresas que atuam no e-commerce precisam de soluções cada vez mais sustentáveis para suas operações.
Legislação
As empresas de e-commerce precisam estar atentas às leis e regulamentações que regem o comércio eletrônico. Ainda que o Código de Defesa do Consumidor não estabeleça um prazo máximo de entrega, o vendedor deve estipular uma data.
Quem deixa de fazer isso incorre em prática abusiva. Já o não cumprimento da data de entrega é considerado um descumprimento de oferta.
4 grandes problemas das entregas de última milha
O e-commerce enfrenta uma série de desafios, mas, especificamente na questão logística das entregas de última milha, existem quatro agravantes.
Distâncias curtas: as entregas de última milha geralmente envolvem distâncias curtas, mas com um grande volume de pacotes, o que exige a gestão eficiente dos recursos.
Trânsito: o trânsito urbano está entre as maiores dores de cabeça para quem faz entregas. Os congestionamentos podem causar atrasos e aumentar os custos operacionais.
Diversidade de endereços: a entrega em diferentes tipos de endereços, como residências, empresas, condomínios e locais remotos, exige flexibilidade e adaptação das operações.
Expectativas dos clientes: os consumidores esperam entregas rápidas, flexíveis e com opções de rastreamento, o que aumenta a pressão sobre as empresas de e-commerce.
Benefícios da gestão otimizada
É possível obter eficiência no transporte urbano e otimizar a entrega de última milha com uma gestão otimizada das operações. Essa medida traz uma série de benefícios tanto para as empresas quanto para os consumidores.
Para as empresas
- Redução de custos
- Aumento da eficiência
- Satisfação do cliente
- Competitividade
- Visibilidade e melhoria da gestão
A otimização das rotas, a diminuição de entregas fracassadas e a redução nos tempos de entrega levam à redução dos custos operacionais. Ao mesmo tempo, os investimentos em tecnologia otimizam o uso de recursos e aumentam a produtividade.
Outra vantagem da otimização da gestão logística de última milha é a melhora da satisfação dos clientes. As empresas que conseguem fazer entregas rápidas e precisas satisfazem e fidelizam os clientes.
Ao otimizar a gestão, as empresas ampliam a visibilidade operacional e acompanham as entregas em tempo real, o que permite identificar gargalos e tomar decisões rapidamente. Além disso, quando a entrega de última milha é eficiente, as empresas se destacam no mercado.
Para os consumidores
- Agilidade nas entregas
- Flexibilidade
- Acompanhamento em tempo real
- Menos frustração
Os consumidores são grandes beneficiados quando as empresas investem na gestão das entregas. Primeiro porque receberão suas encomendas com mais rapidez e, segundo, porque terão a possibilidade de flexibilizar o recebimento.
A otimização da logística de última milha permite que os clientes escolham a data, o período de entrega e consigam acompanhar esse status em tempo real. Isso aumenta a transparência, reduz atrasos, evita erros e, naturalmente, diminui o risco de frustração dos clientes.
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Como otimizar as entregas do e-commerce e melhorar a eficiência no transporte urbano
A tecnologia tem papel crucial na otimização da logística de última milha. Ela não só auxilia as empresas na superação dos desafios como melhora a experiência de entrega.
Sistemas de Gestão de Transportes (TMS)
O TMS faz a gestão do transporte, otimiza a capacidade dos veículos e a alocação de cargas, evita viagens em vão e garante a utilização máxima dos recursos.
O gerenciamento das frotas feito via TMS melhora o controle da manutenção, reduzindo imprevistos durante a viagem. Já o monitoramento em tempo real faz com que os veículos sejam localizados facilmente, alertando para eventuais atrasos.
Sistemas de roteirização
Com o uso de algoritmos inteligentes, esse software otimiza as rotas. Para isso, a tecnologia leva em conta diversos fatores, como distância, tráfego, restrições de entrega e até mesmo as condições climáticas, determinando assim a rota mais eficiente.
Outra vantagem é o agrupamento de entregas em uma mesma rota, o que reduz o número de viagens e melhora a produtividade da frota. Ao automatizar a roteirização, as empresas fazem mais entregas no prazo e, naturalmente, aumentam a satisfação dos clientes.
Rastreamento em tempo real
Os sistemas de rastreamento aumentam a visibilidade da cadeia logística. Com esse recurso as empresas localizam veículos e cargas em tempo real, checam o status das entregas, aumentam o controle e a transparência sobre a operação.
A tecnologia possibilita o envio de notificações ao cliente, sinalizando a saída para entrega, previsão de chegada etc. Outra vantagem é o gerenciamento de exceções, um recurso que permite identificar e resolver problemas em tempo real, como desvios de rota ou atrasos, minimizando os impactos na entrega.
Drones e robôs
São recursos que podem ser utilizados nas entregas em locais remotos, de difícil acesso ou inseguros. Podem reduzir o tempo de entrega em pequenas distâncias e diminuir os custos no caso de encomendas de baixo peso.
Já os robôs ajudam nas entregas autônomas em ambientes controlados, como edifícios comerciais por exemplo. Nesses locais com rotas previsíveis, os robôs servem para automatizar tarefas repetitivas e diminuir os custos com mão de obra.
Benefícios da aplicação da tecnologia
A Routeasy tem as soluções ideais para quem deseja melhorar a eficiência no transporte urbano, otimizar a distribuição das encomendas e aperfeiçoar a entrega de última milha.
Com a tecnologia da Routeasy, as rotas são otimizadas, os custos ficam reduzidos e a produtividade logística aumenta. Além disso, a automação reduz a incidência de erros humanos e aumenta a precisão das rotas.
Rotas otimizadas amenizam a emissão de gases poluentes e sua empresa ainda ganha pontos em sustentabilidade. Por fim, os dados gerados pela tecnologia facilitam a tomada de decisões.
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