As tecnologias logísticas e os serviços de entrega vêm se transformando em um ritmo acelerado. Os grandes players do mercado estão criando cada vez mais competitividade nos prazos de entrega e hoje já é possível realizar a compra de um produto e recebê-lo em até duas horas. As pequenas e médias empresas agora têm o desafio de investir em tecnologia para atribuir pedidos em tempo real e ganhar mais espaço nesse mercado.
Um diferencial competitivo depende, em parte, da adoção das ferramentas certas para cada objetivo e da velocidade com que as equipes logísticas se adaptam a todas essas mudanças. Neste artigo, abordaremos os principais desafios da atribuição de pedidos em tempo real e como definir estratégias e objetivos para se diferenciar da concorrência.
Como escolher a tecnologia certa para uma entrega mais rápida e eficiente?
A tecnologia hoje faz com que os clientes esperem mais transparência em todo o processo de compra. Oferecer opções de entrega para o mesmo dia, com previsões confiáveis, rastreabilidade e segurança são grandes diferenciais em um cenário em que as compras por aplicativos crescem cinco vezes mais que as compras em lojas físicas.
A capacidade de atender a essas demandas de forma econômica e escalável depende de uma análise aprofundada de todas as informações que são relevantes na hora de atribuir um pedido, como motoristas disponíveis, tipo de produto, capacidade de cada veículo, localização em tempo real, SLA de atendimento etc.
Agora, imagine uma pessoa realizando todas essas análises a cada pedido que chega. Além de ocupar muitas horas da equipe, uma atribuição feita por humanos estaria sujeita a muitos erros que uma inteligência artificial é capaz de mitigar de forma muito rápida.
Para que todas essas análises sejam otimizadas, é essencial contar com uma solução inteligente e que seja capaz de garantir um bom fluxo de entregas, otimizando desde os pedidos com prazos maiores quanto aqueles criados sob demanda, a serem entregues em apenas algumas horas.
O engajamento da equipe é parte importante do processo e, por isso, a solução também deve ser intuitiva e capaz de integrar várias funcionalidades em um só lugar, para diminuir o número de ferramentas necessárias. Isso inclui:
- Planejamento de rotas: apresentando os melhores trajetos de acordo com as restrições determinadas pela empresa e com a possibilidade de atribuir pesos diferentes para cada restrição, como tempo máximo de viagem, capacidade do veículo, distância máxima percorrida, características dos veículos etc.
- Visibilidade da operação: com acompanhamento em tempo real dos status de cada serviço, alertas inteligentes para ações corretivas, detalhes de cada ocorrência na rota e comprovação de entrega por meio de fotos, vídeos ou assinatura do cliente.
- Gestão de frota: com a possibilidade de designar os veículos ideais para cada tipo de entrega, analisando as capacidades de cada um, a distância que estão dos pontos de origem e de entrega, as necessidades especiais de cada produto etc.
- Aplicativo para o motorista: para que o status da rota seja atualizado ao fim de cada entrega e as inclusões ou exclusões de um novo ponto sejam feitas em em tempo real.
- Gerenciamento de crowdsourcing: para acionar frotas externas e de parceiros quando houver necessidade, principalmente em épocas de pico de entrega.
- Aprendizado de máquina: para utilizar dados históricos para compreender quais são as lacunas a serem preenchidas para maior eficiência e melhorar as estimativas de tempo de entrega, custos e outros fatores.
E como se diferenciar em um mercado com tanta concorrência?
Um fluxo dinâmico de entregas pode abrir um mundo de possibilidades e esse é um ponto fundamental quando pensamos em satisfação do cliente.
A capacidade de realizar entregas e coletas em uma mesma rota, por exemplo, garante mais agilidade e economia para a operação, e mais comodidade para os consumidores em caso de trocas e devoluções.
Combinar recursos em larga escala para otimizar processos elevam o negócio a um nível mais alto de serviço, capaz de oferecer uma experiência de compra diferenciada e dar uma visibilidade de todo o processo. Afinal, para o cliente, faz toda a diferença saber como anda cada etapa de seu pedido.
Além disso, é essencial ter um canal aberto para receber os feedbacks e a resposta rápida a essas avaliações também deve ser prioridade para colocar em prática novas estratégias.
Para isso, uma ferramenta que apresenta essa funcionalidade logo na entrega é um diferencial para as empresas.
Assim, podemos dizer que a chave para o sucesso das atribuições de pedidos em tempo real é uma boa comunicação de dados.
Os gestores devem buscar cada vez mais soluções que ofereçam transparência aos processos e que utilizem a inteligência artificial para integrar informações e realizar um planejamento dinâmico otimizado de acordo com os objetivos da empresa.
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