Automatização de Logística: Como implementar e obter resultados 

Automatização de Logística: Como implementar e obter resultados 

A automatização da logística tem se mostrado crucial para as empresas que desejam otimizar processos, reduzir custos e melhorar a eficiência operacional. Em um mercado cada vez mais competitivo, a transformação digital virou assunto estratégico. 

Até 2030, os investimentos globais em transformação digital devem crescer 27,6% ao ano, estima a consultoria Grand View Research. Antes disso, até 2027, cerca de US$218,8 bilhões serão investidos em processos de automatização, indica a Markets and Markets – plataforma de inteligência e pesquisa de mercado. Automatizar processos é um caminho sem volta.  

A logística está entre os setores que mais investem e se beneficiam com a automatização, mas nem todas as empresas se deram conta disso. Há quem, por receio dos custos, se esqueça de calcular o retorno sobre o investimento e ignore os inúmeros benefícios da tecnologia. 

O fato é que toda empresa de supply chain, independentemente do porte, pode, deve e precisa aprimorar sua operação. Mas como implementar a automatização de logística e quais resultados esperar? Se essa é sua dúvida, a gente traz um guia com tudo o que você precisa saber. 

O que é automatização de logística? 

A automatização da logística envolve a aplicação de tecnologias para organizar e agilizar tarefas e processos logísticos, desde o recebimento de pedidos até a entrega final. 

Isso inclui o uso de softwares, robôs, sistemas de gerenciamento de armazéns (WMS) e pátios (WMS), gestão automatizada de transporte (TMS), roteirização e outras plataformas integradas. 

Por que automatizar a logística? 

A resposta é simples. Porque a automatização leva à redução de custos operacionais e ao aumento da eficiência operacional. O combo completo para quem deseja manter a competitividade e crescer. 

Não faltam bons motivos para planejar e investir na transformação digital da cadeia logística

  • Aumento da eficiência: automação de tarefas repetitivas, redução de erros manuais e otimização do uso de recursos. 
  • Melhora na precisão: menor margem para erros, maior precisão no inventário, no rastreamento de pedidos e na localização das cargas. 
  • Aumento da agilidade: processos mais rápidos, desde o recebimento do pedido até a entrega. 
  • Suporte na tomada de decisão: visibilidade end to end e acesso a dados em tempo real para tomada de decisões estratégicas. 
  • Maior satisfação do cliente: entregas ágeis e precisas, melhor atendimento e fidelização dos clientes. 

Passos para implementar a automatização de logística 

Pode parecer complicado e caro automatizar os processos logísticos e fazer a gestão automatizada do transporte, mas esse não será um problema se você seguir essas dicas.  

Antes do iniciar o passo a passo para a digitalização da operação logística, lembre-se que é possível começar pequeno. Inicie com um projeto piloto para testar a solução implantada e identificar os desafios. 

Escolha um fornecedor confiável – um especialista em plataformas para a gestão automatizada de transporte -, monitore os resultados da implementação, faça ajustes necessários e adapte-se às mudanças. Flexibilidade é essencial. 

Com isso em mente, inicie a mudança e aproveite os resultados que a automatização proporciona. 

  1. Avaliação das necessidades 

A primeira coisa a se fazer é identificar os processos que mais demandam tempo e recursos. Esses são os primeiros a serem automatizados. Analise os pontos fracos da sua operação logística e como a automação pode solucioná-los. 

  1. Escolha das tecnologias 

Selecione as tecnologias mais adequadas para as suas necessidades, considerando o tamanho da empresa, o volume de operações e o orçamento disponível. As principais soluções para quem vai automatizar a logística são: 

  • WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazéns): controla o fluxo de produtos dentro do armazém. 
  • YMS (Sistema de Gerenciamento de Pátios): gerencia pátios, monitora o acesso de veículos e controla a entrada à saída de mercadorias. 
  • TMS (Sistema de Gerenciamento de Transporte): otimiza as viagens, gerencia a frota e controla os custos de transporte. 
  • Plataforma de roteirização: faz a escolha inteligente das rotas e gerencia a entrega. 
  1.  Implementação gradual 

Faça a implementação por etapas, começando pelos processos mais simples e com maior potencial de retorno. Isso permite testar a nova tecnologia e fazer ajustes antes de usar as soluções em larga escala.  

Lembre-se que se a empresa tem planos de crescer, é importante escolher uma ferramenta escalável. 

  1. Integração dos sistemas 

Integre os novos sistemas com os sistemas já usados na empresa para garantir um fluxo eficiente das informações. Uma integração bem-sucedida evita falhas e garante a compatibilidade entre os softwares. 

  1. Treinamento dos colaboradores 

Ofereça treinamento aos colaboradores para que todos utilizem as novas ferramentas de forma eficaz. A resistência à mudança é comum, por isso, é importante investir em treinamento e sensibilização dos times, aumentando a adesão. 

Resultados esperados com a automatização de logística 

Antes de se decidir pela automatização, você pode se perguntar: afinal, quais são os resultados desse investimento? 

Além da redução dos custos operacionais (um objetivo de dez entre dez empresas da cadeia de supply chain), a digitalização aumenta a produtividade, melhora a precisão nos processos, agiliza entregas e facilita o acesso a dados em tempo real, contribuindo para a tomada de decisões. 

Quando a empresa usa soluções integradas e modernas, passa a ter controle total das etapas do processo logístico. 

Como escolher o software de gestão logística e de automatização de transporte ideal para sua empresa 

A escolha dos softwares e do fornecedor que será parceiro na implementação dos novos sistemas é uma decisão importante. O mercado oferece inúmeras opções, por isso, a dica é avaliar cuidadosamente as características e vantagens de cada solução. 

Entre os fatores a serem levados em consideração estão as funcionalidades da ferramenta que será usada para a automatização, a escalabilidade, a facilidade de uso, o suporte técnico e o custo-benefício. 

O software precisa ser capaz de acompanhar o crescimento da empresa e suportar o aumento no volume de dados. A interface intuitiva facilita o uso, agilizando o aprendizado.  

A ferramenta também deve gerar relatórios personalizados e o suporte técnico é indispensável para tirar dúvidas e resolver problemas. 

Antes de se decidir, faça uma avalição geral das opções, peça diferentes orçamentos – avaliando sempre o custo-benefício – e pesquise o nível de satisfação de outras empresas que já usam o sistema. 

Exemplos práticos: como a automatização de logística beneficia a empresa 

Os resultados para quem investe na gestão automatizada são muitos. O GPA, líder no e-commerce alimentar, é a prova. Com automatização, a empresa superou desafios como a ocupação de veículos, ociosidade da frota em dias de baixo movimento e SLA de atendimento ao cliente. 

Antes do investimento em tecnologia, as lojas recebiam os pedidos, preparavam os pacotes e chamavam um parceiro de entrega crowdshipping. Faziam a atribuição dos pedidos de forma manual e definiam a quantidade de pedidos que cabia no carro. 

Algumas lojas tinham sempre o mesmo modelo de veículo disponível para uma quantidade de entregas que variava bastante dia após dia. Outra demanda era realizar entregas no formato same day delivery. 

Tudo isso foi aprimorado com a otimização de rotas e a gestão automatizada de transporte. Os resultados não demoraram: 

  • Maior capacidade de ocupação dos veículos: com a solução de automação da Routeasy foi possível ganhar eficiência no processo de separação e atribuição dos pedidos. 
  • SLA respeitado e qualidade de entrega: a automação Routeasy faz a roteirização e a atribuição dos pedidos de forma totalmente automática, a partir dos gatilhos configurados no sistema. 
  • Melhor aproveitamento dos veículos disponíveis: com as rotas otimizadas, houve uma redução de 6% da distância percorrida dos veículos, resultando na economia dos custos com combustíveis. 

Esse é apenas um exemplo das vantagens reais da automatização. Se você quer saber como a tecnologia aumentou a segurança e a agilidade no atendimento móvel da Labi Exames, clique aqui

Veja também como a Ultragaz tornou suas entregas mais sustentáveis e como a H2O Purificadores melhorou a experiência dos clientes com investimento em soluções logísticas automatizadas.  

Conclusão 

A automatização de logística é um investimento com grandes benefícios para as empresas, desde a redução de custos até a melhoria da satisfação do cliente. Ao escolher as tecnologias adequadas é possível obter diferenciais competitivos e alcançar o sucesso. 

Fale agora com um especialista da Routeasy, peça uma demonstração e entenda como a transformação digital pode mudar os resultados da sua operação. 

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