Case Labi Exames: mais eficiência no atendimento móvel com a RoutEasy

Case Labi Exames: mais eficiência no atendimento móvel com a RoutEasy

Em um cenário cada vez mais tecnológico e competitivo, vários setores do mercado buscam soluções inovadoras e acessíveis para oferecer ao consumidor. Foi pensando nisso que, em 2017, o Labi Exames iniciou suas operações, oferecendo exames de análises clínicas de forma mais prática, com alta qualidade no serviço e a um preço mais acessível.

Desde a sua fundação, o Labi disponibiliza a comodidade de agendar todos os exames pelo site ou pela Central de Relacionamento e optar pela coleta domiciliar nas regiões da Grande São Paulo, Grande ABCD e Grande Rio. Serviços esses que, com a chegada da pandemia de covid-19, tiveram um crescimento exponencial e que hoje somam cerca de 450 atendimentos por dia, com mais de 30 profissionais especializados distribuídos em suas 16 unidades em São Paulo e 2 no Rio de Janeiro.

Atualmente, além da coleta de exames, testes e check-ups, os pacientes também têm a opção de tomar mais de 30 tipos de vacinas e realizar os principais testes de covid-19 sem sair de casa.

Para atender a essa crescente demanda, um dos maiores desafios foi organizar a logística das equipes que se deslocam até a residência de cada cliente. O serviço prestado precisa considerar a jornada de trabalho dos funcionários, o tempo de atendimento que varia de acordo com o serviço prestado e o horário agendado para cada coleta, buscando sempre melhorar a produtividade da equipe e atender o cliente com a qualidade que ele espera.

Pensando em aprimorar o processo e oferecer a melhor experiência para o cliente, o Labi foi em busca de uma solução capaz de criar rotas mais inteligentes.

A parceria entre o Labi Exames e a RoutEasy

O Labi Exames já nasceu pensando em crescer. Antes, com uma operação menor, a equipe conseguia traçar todas as rotas da equipe de coleta à mão, utilizando o Google Maps e outras ferramentas. Porém, com a abertura de mais unidades e um forte plano de expansão, foi necessário implantar uma ferramenta para automatizar esse processo.

Rafael Rozental, que é Diretor Comercial do Labi, conta que os principais fatores para a escolha do roteirizador da RoutEasy foram a facilidade de adaptar a ferramenta ao modelo de operação e a possibilidade de operar com janelas de horários bem definidas.

“Nós trabalhamos com múltiplos pontos de saída e uma janela de horário escolhida pelo paciente, ou seja, nosso modelo de negócio é complexo. Ao analisar as ferramentas disponíveis no mercado, vimos que a solução da RoutEasy foi a que mais se adequou a essa nossa realidade. A criação de rotas leva em conta que preciso estar na residência do cliente no horário combinado com ele.”, diz Rafael.

O processo de implantação foi realizado em 40 horas, levando em conta os testes realizados com toda a base de dados dos pacientes, ajustes de alguns parâmetros e o treinamento para a utilização da plataforma on-line e do aplicativo. Segundo Rafael, a interface amigável facilitou a aceitação da equipe.

Atualmente, 2 analistas roteirizam entre 30 e 50 viagens por dia. A equipe ainda conta com mais 2 pessoas para atribuir todas as rotas ao técnico      responsável pelas coletas de exames e aplicações de vacinas e mais 2 supervisores, que monitoram cada serviço do início ao fim.

Os resultados alcançados

Quase 1 ano após a implantação, Rafael chama atenção para os ganhos em escala de produtividade. Com o planejamento feito de forma manual, eram necessárias cerca de 5 horas para criar toda a rota de coleta do dia. Hoje, o trabalho é feito em até 2 horas, considerando o mesmo número de atendimentos.

“Nós chegamos até a RoutEasy para resolver essa dor. Precisávamos calcular rotas mais inteligentes em menos tempo, deixando a equipe disponível para outras atividades. Mas hoje, além disso, também temos acesso a importantes dados como o nosso índice de atraso e o tempo de atendimento investido em cada coleta.

A equipe trabalha com o aplicativo instalado no celular, dando check-in quando chega ao cliente e check-out quando o serviço de coleta é encerrado. Assim, temos mais controle da operação em tempo real e sabemos quando tem alguma ocorrência na rota.

Trabalhar com a análise dessas informações nos ajuda a sempre melhorar o nosso produto e a experiência dos nossos clientes. Sabemos todos os detalhes dos serviços realizados para poder atuar em cima dos problemas que surgem e corrigi-los ”, conta Rafael.

Outro importante benefício da ferramenta é a consolidação das rotas e dos dados. Antes, em uma planilha compartilhada, era mais difícil ter controle do histórico das informações, assim como saber os responsáveis por cada alteração. Com a solução da RoutEasy, o Labi conseguiu dar mais segurança às suas informações.

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