Light + RoutEasy: Mais eficiência no planejamento de rotas de serviço

Light + RoutEasy: Mais eficiência no planejamento de rotas de serviço

Organizar e gerir o trabalho das equipes de serviços de campo em tempo real é um dos principais desafios de empresas que têm um grande grupo de profissionais e veículos. Esse é o caso da Light, distribuidora de energia no Rio de Janeiro, que conta com o sistema de planejamento de rotas da RoutEasy.

A Light atende cerca de 4 milhões de clientes e conta com diversas empresas parceiras para garantir o fornecimento às indústrias, estabelecimentos e residências. Assim, para atender todos os consumidores, a Light organizava o atendimento de forma manual. 

Equipes e serviços eram divididos mas, com um time mais sobrecarregado do que outro, além de não ter cobertura igual em todas as regiões, havia uma grande perda de produtividade.

Como essa empresa, com milhões de consumidores que solicitam atendimento e suporte a qualquer momento, pode oferecer um serviço bastante dinâmico e eficiente? 

A resposta está na roteirização. Ao buscar entregar o serviço da melhor forma para o cliente, bem como maximizar a operação interna, a Light passou a buscar uma ferramenta operacional que pudesse pensar mais rápido e automatizar a operação. 

Mas como aplicar o planejamento de rotas de serviços em uma empresa de grande porte?

Para fazer isso acontecer, é preciso se basear em três importantes pilares: algoritmo genérico, plataforma de monitoramento em nuvem e a gestão analítica em tempo real. Além disso, é fundamental integrar tecnologia, processos e pessoas no planejamento de rotas.

“Não há limites para a aplicação da roteirização nos diversos segmentos da indústria” – Caio Reina, CEO da RoutEasy

No caso da Light, que precisa gerir o atendimento a ocorrências na rede elétrica, o monitoramento foi adaptado para os veículos realizarem visitas em pontos específicos, que é considerado um problema de roteirização de veículos (VRP, vehicle routing problem, em inglês) e que demanda muitos estudos acadêmicos de como melhorá-lo na operação.

Além da integração, é fundamental entender e aplicar a Inteligência Artificial para distribuir os times entre os chamados, de forma que consigam executar mais serviços numa menor distância a ser percorrida diariamente.

Uma plataforma auxiliada pela Inteligência Artificial otimiza a roteirização, por meio de uma análise ágil de todas as combinações possíveis (serviços, equipes e localização). Ainda consegue acompanhar a geolocalização de todos os serviços com o deslocamento dos veículos para a sede e, consequentemente, realizar o gerenciamento em tempo real do planejado versus realizado com dashboards (painéis) atualizados automaticamente. 

Dessa forma, a plataforma de monitoramento mostra os principais indicadores de desempenho e você pode customizar de acordo com as informações pertinentes para cada operação. 

Os dados são coletados diretamente do tráfego de informações de cada smartphone das equipes em campo e da torre de controle, facilitando a gestão das atividades em prol do resultado, entendendo de forma gerencial se os resultados estão aderentes com o que fora planejado.

Tomando a Light como exemplo, a partir da utilização do RoutEasy, foram construídos os Centros de Gestão de Serviços (CGS), que além do planejamento de rotas, são responsáveis pelo monitoramento das equipes através da torre de controle. Em um exemplo de tempo real, os indicadores do dia mostram 18 rotas, 325 serviços e 92% dos serviços concluídos. Além disso, é possível observar o custo médio, a distância percorrida, a porcentagem que cumpriu o tempo estimado e o tempo de rota.

E os resultados alcançados foram impressionantes:

  • 20% de aumento na eficiência operacional;
  • 20% de redução na distância percorrida;
  • 30% de aumento de serviços por equipe.

Toda essa tecnologia, somada à capacitação de pessoas e inovação nos processos garante a maior eficiência para o seu negócio, resultando no aumento da satisfação do nosso consumidor final.

A RoutEasy possui uma solução de roteirização de logística baseada em Inteligência Artificial  para as operações last mile. Com este algoritmo, que é focado na realidade da logística brasileira, você planeja as rotas de distribuição e entregas por todo o país.

Seu foco nos segmentos de transportadoras, indústrias, e-commerce e serviços, garante mais produtividade aos veículos, com redução de 10% a 40% do custo de transporte; controle da frota em tempo real e gestão da operação baseada em dados. Fale com a RoutEasy e aplique a roteirização no seu negócio também!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

logística reversa

Logística Reversa: como otimizar o processo e reduzir custos

A crescente preocupação com o meio ambiente e a escassez de recursos naturais impulsionaram a busca por práticas mais sustentáveis em todas as esferas da sociedade. A Logística Reversa é um exemplo disso. A iniciativa é uma das soluções usadas para minimizar o impacto ambiental e otimizar a gestão de produtos após o consumo. Ao

Integração via API: como simplificar a logística e potencializar resultados

O setor logístico está vivendo uma nova fase da transformação digital impulsionada pela integração via API, uma tecnologia que permite a comunicação total entre diferentes softwares. Essa conexão e comunicação ágil entre os softwares usados na cadeia de suprimentos não só otimiza processos como reduz custos e melhora a experiência do cliente. Neste artigo, vamos

custos logísticos

Redução de custos logísticos: estratégias para controlar despesas

A redução de custos logísticas está entre as principais metas das empresas, mas não é fácil chegar na equação ideal. A complexidade e os gargalos da logística brasileira oneram a cadeia de suprimentos. O resultado é o aumento nos preços dos produtos, a insatisfação dos consumidores e a perda de competitividade. Ou seja, para reduzir

luanatorres

Deixe uma resposta