3 grandes tendências para as operações de supermercados online

3 grandes tendências para as operações de supermercados online

As mudanças nos hábitos de consumo e de estilo de vida durante a pandemia criaram uma grande oportunidade para o setor de supermercados online.

Essa tendência ainda tem um grande potencial de crescimento, o que coloca ainda mais pressão nas empresas que querem aumentar sua participação nesse mercado sem perder lucratividade.

Segundo o estudo “Supermercado e Hábitos de Compras”, as compras online de itens de supermercado aumentaram 57% em 2020. Além disso, a pesquisa mostra que 59% dos consumidores pretendem continuar com esse hábito mesmo quando a pandemia chegar ao fim.

Entre os principais motivos, estão a praticidade e as promoções oferecidas pelas plataformas digitais. Assim, para se destacar no mercado, será preciso avaliar as estratégias para melhorar a experiência de compra, garantir bons preços e tornar o atendimento de pedidos online mais eficiente.

Neste artigo, abordaremos três principais tendências que prometem guiar o setor de supermercados no curto prazo. Boa leitura!

Alta demanda por serviços especializados e personalizados

O que já era tendência teve um boom ainda maior já no início da pandemia: muitos consumidores deram prioridade a produtos mais saudáveis e de produção local. 

Prova disso foi o surgimento de diversos pequenos negócios focados em oferecer um atendimento mais personalizado, com entrega de produtos frescos e orgânicos, e que dão mais protagonismo aos pequenos produtores.

Alguns desses serviços ainda oferecem informações sobre o processo de plantio e colheita, instruções de preparo e reaproveitamento dos alimentos, e opções de kits customizados de acordo com o cardápio semanal ou mensal dos clientes.

Para competir com esses pequenos negócios, algumas grandes redes têm investido em novas marcas próprias voltadas para a saúde, geralmente com preços de entrada muito menores, direcionadas ao público que busca uma alimentação mais saudável sem precisar gastar muito. 

Além disso, o investimento em uma navegação facilitada dentro das plataformas online é outro ponto chave para as grandes redes. Assim como nas lojas físicas, os usuários encontram com facilidade as seções específicas com produtos frescos e orgânicos.

Evolução dos programas de fidelidade em supermercados online

Quando se trata de compras online, uma das maiores facilidades é conseguir fazer uma rápida comparação de preços entre todas as opções disponíveis. Por isso, as empresas têm investido cada vez mais na fidelização dos clientes.

Mais do que oferecer o tradicional acúmulo de pontos em troca de descontos, a Amazon, por exemplo, criou o Prime, uma assinatura que dá direito a frete grátis nas compras do e-commerce e ainda dá acesso a diversos outros serviços da empresa.

E temos visto outros bons exemplos no mercado: assinaturas de café, de vinhos, de hortifruti, de queijos… As opções são diversas. Tudo para garantir o consumo recorrente de itens especiais.

O fato é que os programas de fidelidade têm evoluído, não só para garantir preços menores para o consumidor, mas também para facilitar seu dia a dia. Está praticamente decretado o fim dos pontos que expiram rápido e que são difíceis de trocar por algo realmente vantajoso.

Flexibilização no prazo e na forma de entrega

Parte importante da experiência de compra é poder ter visibilidade de todas as etapas de entrega, com previsão de horários e notificações. 

Além disso, cada vez mais empresas oferecem opções de agendamento, entrega sem contato, retirada em loja e drive thru. Tudo isso para garantir que o consumidor receba seus produtos na hora e da forma que for mais conveniente.

Para trabalhar com tantas variáveis, é importante ter um processo integrado e automatizado, principalmente para não repassar todos os custos operacionais para o cliente. 

Nesse caso, um bom planejamento logístico faz toda a diferença para reduzir custos e aumentar a eficiência da operação. Lembre-se: o valor do frete e dos produtos também é um diferencial competitivo.

Essas três tendências são pontos fundamentais para o consumidor e representam excelentes oportunidades para os supermercados que querem conquistar novos clientes no online. 

Os pequenos e médios negócios podem se destacar em seu nicho de atuação à medida que oferecem experiências mais personalizadas para os clientes. 

Para saber mais sobre como planejar sua operação para atuar no online, confira o RoutEasy Talks sobre Operações de Supermercados Online

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Roteirização e planejador de viagens

Roteirização: como usar um planejador de viagens de forma eficiente?

Para quem busca um setor de logística eficiente e dinâmico, a roteirização eficiente é uma pedra angular para o sucesso operacional das empresas. O uso inteligente de um planejador de viagens pode ser a diferença entre uma cadeia de suprimentos fluida e eficiente e uma série de desafios logísticos.  Neste artigo, vamos explorar em profundidade

Transport management system (TMS)

Transport management system (TMS): Descubra qual a melhor forma de implementar

À medida que a demanda por eficiência e controle na cadeia de suprimentos continua a crescer, as empresas estão cada vez mais adotando soluções avançadas, como o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS). Mas implementar um TMS eficazmente pode ser um desafio.  Neste guia, exploramos as melhores práticas para implementação, ajudando você a otimizar sua

Automação na logística

Automação logística: O que é e quais as vantagens?

No cenário competitivo atual, a eficiência operacional é um dos principais fatores que determinam o sucesso de uma empresa. A automação logística emerge como uma solução inovadora para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução. Mas o que é automação logística e quais são suas vantagens?  Neste artigo, exploraremos essas questões e ofereceremos

luanatorres

Deixe uma resposta