Uma gestão de entregas é o primeiro passo para tornar uma operação logística mais eficiente, já que garante que as mercadorias passem por todas as etapas da entrega corretamente até chegar ao destino. Leia o artigo para saber mais!
O que é gestão de entregas?
A gestão de entregas aborda todos os processos envolvidos no transporte e movimentação de produtos e mercadorias de uma empresa, desde o despacho até a chegada no destino final.
O principal objetivo é otimizar o serviço de entregas de uma empresa, garantindo que produtos e mercadorias cheguem dentro do prazo e em perfeitas condições, além de buscar a redução de custos e aumento da eficiência logística.
Com um software especializado, essa gestão pode ser realizada em tempo real e mais rápido do que seria manualmente, economizando tempo da equipe.
Quais as vantagens de um software de gestão de entregas?
Um software de gestão de entregas possibilita acompanhar os processos de ponta a ponta, além de avaliar os indicadores de desempenho necessários para otimizar a operação logística.
Esse tipo de tecnologia está sendo cada vez mais utilizada para gerenciar os trajetos de entrega e para monitorar com mais detalhes a frota. Além de facilitar a comunicação e a resolução de problemas, pode acelerar a tomada de decisão através do uso de dados precisos e atualizados.
Assim, é possível chegar aos benefícios de uma gestão de entregas eficiente e otimizada. Confira alguns benefícios:
KPI’s das entregas
Acompanhar e aplicar os KPIs (Key Performance Indicator) ou Indicadores Chaves de Desempenho tornou-se um diferencial por otimizar os processos logísticos.
Os KPIs são métricas utilizadas para medir e avaliar o desempenho de uma empresa no alcance de seus objetivos, permitindo acompanhar em números os resultados de tudo o que acontece na operação.
Redução de custos
Um sistema que disponibiliza informações e dados da operação através de dashboards contribui para a análise de dados, ajudando a identificar possíveis desperdícios de recursos, como de combustível ou até mesmo de atrasos na entrega.
Em casos de devolução de produtos ou reclamações de clientes, por exemplo, esses dados permitem entender qual etapa do processo deu errado e decidir os próximos passos.
Eventuais cancelamentos de compras também geram custos elevados, sendo que normalmente decorrem do atraso excessivo ou da falta de informações repassadas aos clientes. Por outro lado, com a possibilidade do rastreio da entrega, o cliente se manterá informado e mais confiante com a compra.
Aumento da produtividade
Ao otimizar processos e tornar a gestão cada vez mais inteligente, menos tempo e dinheiro são gastos para realizar tarefas ou tomar decisões que antes dependiam de ações humanas.
Um acompanhamento da gestão de entregas é importante, pois permite identificar os problemas que diminuem a produtividade. Além disso, possibilita verificar o desempenho tanto da frota quanto dos colaboradores.
Com base nessas informações, é possível traçar estratégias capazes de elevar a produtividade, ou seja, alcançar mais gastando menos.
Melhora no índice de satisfação dos clientes
Uma plataforma de gestão torna as entregas mais rápidas, seguras e mais transparentes para os clientes, que conseguem acompanhar o andamento do pedido.
Uma operação mais eficiente consegue reduzir gastos e investir em projetos que aprimorem o serviço melhorando a experiência do cliente. Desta forma, os índices de satisfação do cliente aumentam, aumentando as chances de fidelização com a marca.
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