Como ter uma gestão de entregas mais eficiente

Como ter uma gestão de entregas mais eficiente

Uma gestão de entregas é o primeiro passo para tornar uma operação logística mais eficiente, já que garante que as mercadorias passem por todas as etapas da entrega corretamente até chegar ao destino. Leia o artigo para saber mais!

O que é gestão de entregas?

A gestão de entregas aborda todos os processos envolvidos no transporte e movimentação de produtos e mercadorias de uma empresa, desde o despacho até a chegada no destino final.

O principal objetivo é otimizar o serviço de entregas de uma empresa, garantindo que produtos e mercadorias cheguem dentro do prazo e em perfeitas condições, além de buscar a redução de custos e aumento da eficiência logística.

Com um software especializado, essa gestão pode ser realizada em tempo real e mais rápido do que seria manualmente, economizando tempo da equipe.

Quais as vantagens de um software de gestão de entregas?

Um software de gestão de entregas possibilita acompanhar os processos de ponta a ponta, além de avaliar os indicadores de desempenho necessários para otimizar a operação logística.

Esse tipo de tecnologia está sendo cada vez mais utilizada para gerenciar os trajetos de entrega e para monitorar com mais detalhes a frota. Além de facilitar a comunicação e a resolução de problemas, pode acelerar a tomada de decisão através do uso de dados precisos e atualizados.

Assim, é possível chegar aos benefícios de uma gestão de entregas eficiente e otimizada. Confira alguns benefícios:

KPI’s das entregas

Acompanhar e aplicar os KPIs (Key Performance Indicator) ou Indicadores Chaves de Desempenho tornou-se um diferencial por otimizar os processos logísticos.

Os KPIs são métricas utilizadas para medir e avaliar o desempenho de uma empresa no alcance de seus objetivos, permitindo acompanhar em números os resultados de tudo o que acontece na operação.

Redução de custos

Um sistema que disponibiliza informações e dados da operação através de dashboards contribui para a análise de dados, ajudando a identificar possíveis desperdícios de recursos, como de combustível ou até mesmo de atrasos na entrega.

Em casos de devolução de produtos ou reclamações de clientes, por exemplo, esses dados permitem entender qual etapa do processo deu errado e decidir os próximos passos.

Eventuais cancelamentos de compras também geram custos elevados, sendo que normalmente decorrem do atraso excessivo ou da falta de informações repassadas aos clientes. Por outro lado, com a possibilidade do rastreio da entrega, o cliente se manterá informado e mais confiante com a compra.

Aumento da produtividade

Ao otimizar processos e tornar a gestão cada vez mais inteligente, menos tempo e dinheiro são gastos para realizar tarefas ou tomar decisões que antes dependiam de ações humanas.

Um acompanhamento da gestão de entregas é importante, pois permite identificar os problemas que diminuem a produtividade. Além disso, possibilita verificar o desempenho tanto da frota quanto dos colaboradores. 

Com base nessas informações, é possível traçar estratégias capazes de elevar a produtividade, ou seja, alcançar mais gastando menos.

Melhora no índice de satisfação dos clientes

Uma plataforma de gestão torna as entregas mais rápidas, seguras e mais transparentes para os clientes, que conseguem acompanhar o andamento do pedido.

Uma operação mais eficiente consegue reduzir gastos e investir em projetos que aprimorem o serviço melhorando a experiência do cliente. Desta forma, os índices de satisfação do cliente aumentam, aumentando as chances de fidelização com a marca.

O módulo de gestão da RoutEasy é a solução perfeita para acompanhar todo processo de entrega das suas encomendas. Com ele é possível acompanhar a frota em tempo real, se comunicar diretamente com o motorista, gerar relatórios atualizados, tudo isso com uma dashboard totalmente personalizável. Saiba mais sobre a solução!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

A importância do roteirizador para redução de custos

Roteirizador: Saiba como o RoutEasy pode reduzir custos na logística

Na era da competitividade e do imediatismo, é fundamental encontrar maneiras de otimizar cada etapa do processo logístico para reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência.  No contexto da logística, onde cada etapa pode impactar diretamente no fluxo de caixa e na satisfação do cliente, o roteirizador surge como uma ferramenta essencial para as empresas

Automação no planejamento de rotas

Como aumentar a eficiência na automação no planejamento de rotas?

No mundo da logística, cada segundo conta. A eficiência no planejamento de rotas pode ser a diferença entre a satisfação do cliente e a perda de negócios. Nesse contexto, a automação desempenha um papel crucial, simplificando processos e aumentando a agilidade operacional.  O Maestro, nossa solução baseada em inteligência artificial, foi projetada especificamente para otimizar

Como reduzir custos com a roteirização

Como reduzir custos com a roteirização

Na dinâmica competitiva do mercado atual, as empresas buscam constantemente maneiras de otimizar seus processos e reduzir custos. Na área da logística, a roteirização eficiente se destaca como uma estratégia fundamental para alcançar esses objetivos.  Neste artigo, exploraremos como a roteirização pode ser uma ferramenta poderosa para reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência geral

luanatorres

Deixe uma resposta