A hora certa de automatizar a roteirização de entregas e serviços

A hora certa de automatizar a roteirização de entregas e serviços

automatizar rotas de entregas

Para uma empresa que está em crescimento, a automatização de alguns processos é fundamental para diminuir custos e o tempo dedicado a cada atividade. No setor logístico não é diferente e cada vez mais os gestores têm buscado automatizar a roteirização de entregas e serviços, pois impacta seus resultados financeiros, operacionais e a satisfação dos clientes.

Criar as melhores rotas é uma tarefa muito complexa e, a princípio, o uso de ferramentas simples como o Google Maps, que age como um sequenciador, pode parecer uma grande ajuda nessa missão. Porém muitos dados e informações relevantes deixam de ser considerados devido às limitações da ferramenta pois ela simplesmente não é feita para isso. Além disso, a plataforma permite inserir, no máximo, dez pontos de parada em uma rota de cada vez, não sendo suficiente para as operações maiores.

Um planejamento de rotas completo deve considerar além do sequenciamento e quilometragem percorrida, variáveis e restrições como: combustível, pedágio, tempo gasto em cada cliente, jornada de trabalho do motorista, horário de recebimento do cliente, previsão de chegada de acordo com horário de saída, taxa de ocupação de cada veículo, tipo de carga permitida e muitas outra. Essa conta pode ser bem difícil dependendo do tamanho da sua operação e, para não se enrolar, é preciso ficar atento à hora certa de automatizá-la. Este artigo traz algumas informações relevantes e fundamentais pra te .

Quando contratar um sistema para automatizar a roteirização?

O primeiro passo para qualquer definir a hora certa de automatizar a roteirização de entregas e serviços é avaliar algumas importantes questões:

  • Quais os recursos (tempo, pessoas, sistemas) empregados na atividade de roteirização?
  • Qual o tamanho da minha frota?
  • Quais as restrições atuais de operação da minha empresa?
  • Quais são as possíveis restrições que um software pode permitir para melhorar minha competitividade no mercado?
  • Quais as restrições dos clientes?
  • Quais os problemas a serem resolvidos com a roteirização? 
  • Qual tipo de roteirização se encaixa melhor na minha operação?

Um olhar crítico às respostas para essas perguntas podem auxiliar na tomada de decisão e na busca assertiva pelo software que realmente solucionará todas as dores da empresa. Com todos os objetivos e metas definidos, o processo de implantação do novo sistema será mais produtivo e todos os benefícios e vantagens serão percebidos mais rapidamente.

Por que investir em um roteirizador?

Um roteirizador é uma solução completa para agilizar e otimizar as demandas que uma pessoa levaria horas para realizar. Com um processo mais ágil e inteligente, a equipe pode se concentrar em atividades mais estratégicas, o que é fundamental para o crescimento saudável de uma organização.

Além disso, com as rotas otimizadas, é possível:

  • Reduzir a distância percorrida em uma viagem;
  • Reduzir o tempo necessário para realizar todas as entregas;
  • Dimensionar a carga e a frota;
  • Racionalizar o uso da mão-de-obra;
  • Prever custos variáveis;
  • Melhorar a satisfação do cliente.

Com os dados disponíveis na plataforma, o usuário ainda é capaz de gerar indicadores e elaborar relatórios avançados para auxiliar na análise de desempenho do negócio, fazendo com que as tomadas de decisão sejam mais efetivas e baseadas em parâmetros reais.

Outro fator importante é ter pleno controle de todos os processos. O roteirizador leva em consideração todas as restrições e variáveis definidas pela empresa, como janela de atendimento dos clientes, tempo máximo de jornada de trabalho dos motoristas, regiões de entrega etc. Dessa forma, minimiza-se a ocorrência de erros, que tende a ser muito alta quando esse planejamento é realizado manualmente.

Tão importante quanto os ganhos de produtividade é a forma como a empresa se posiciona no mercado. O setor logístico vem incorporando cada vez mais tecnologias para dinamizar processos, oferecer serviços inovadores, diminuir impactos ambientais e melhorar a experiência do cliente. Nesse contexto, empresas que buscam crescimento precisam investir em inovação para não ficarem para trás. 

A automatização das rotas de entregas e serviços faz com que a tecnologia se torne uma importante aliada na competitividade de mercado, permitindo que as empresas consigam se adaptar às novas tendências de consumo e agir com mais rapidez diante das mudanças. 

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