A importância da estratégia de dados para a experiência do cliente

A importância da estratégia de dados para a experiência do cliente

Cada vez mais empresas buscam conhecer os hábitos e comportamentos de seus clientes e oferecer experiências de compra melhores e personalizadas. Para isso, uma sólida estratégia de dados é essencial.

Com uma análise profunda de histórico de compras, quantidade de acessos, recorrência de pedidos, ticket médio, etc., por exemplo, é possível determinar com precisão certos padrões de consumo que são muito valiosos para definir ações que aproximam as pessoas das marcas.

Ter uma boa experiência de compra é tão importante que, segundo pesquisa realizada pelo American Express, cerca de 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor.

Na logística, o uso de dados tem sido cada vez mais essencial para repensar e melhorar processos, além de ser base fundamental para a tomada de decisões. 

Isso porque, com informações detalhadas, é possível analisar os processos logísticos e adaptá-los para tornar as entregas mais rápidas, econômicas e práticas (para a empresa e para o cliente).

Neste post, listamos alguns benefícios de ter uma sólida estratégia de dados e como ela pode ser aplicada à rotina da sua empresa. Boa leitura!

A importância de melhorar a experiência do cliente

Parece até clichê, mas a experiência do cliente tem um impacto cada vez mais importante para as empresas.

O estudo ’Quantificação do impacto comercial do atendimento ao cliente no Brasil’, realizado pela Zendesk, aponta que 66% dos clientes que ficaram satisfeitos recomendaram a marca para outras pessoas e 51% passaram a comprar mais vezes e a usar mais os produtos e/ou serviços dessa empresa. 

Ou seja, oferecer uma boa experiência pode garantir, não só uma boa reputação, mas também melhorar – e muito – os resultados financeiros. 

Um cliente satisfeito tem uma probabilidade muito maior de voltar a fazer compras e indicar o produto ou serviço para outras pessoas.

Quais benefícios a análise de dados pode trazer?

Todos os dias centenas de dados são gerados e eles podem ser a chave para criar estratégias valiosas para aprimorar o relacionamento com os clientes.

Saber usá-los em favor do seu negócio tem muitas vantagens. Confira algumas delas:

– Visão da jornada de compra do cliente

Ter uma visão melhor de como seus clientes estão se comportando em cada estágio da jornada de compra é uma das vantagens mais importantes de ter uma sólida estratégia de dados. 

Com as informações certas em mãos, é possível manter as equipes de vendas, marketing e pós-vendas sempre preparadas para oferecer exatamente o que o cliente precisa. E no momento certo.

Além disso, uma visão completa da jornada do consumidor também ajuda as empresas a direcionar os esforços e ações em áreas que precisam receber melhorias.

– Possibilidade de personalização

Com uma análise aprofundada de dados históricos, é possível mapear os interesses, afinidades, necessidades e desejos de um cliente para criar campanhas e conteúdos mais personalizados. 

Uma comunicação que reflete os valores da marca e os interesses do cliente é fundamental para construir uma relação de confiança e fidelidade – que, como já vimos, é um fator chave para vender mais.

– Experiência em tempo real

O uso inteligente dos dados pode dar à sua marca o poder de falar com os consumidores em tempo real. 

Um bom exemplo disso é exibir um anúncio com condições especiais de compra a um cliente que acabou de consultar um produto – o chamado remarketing. 

Isso pode aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, criar uma experiência de compra memorável.

– Economia de tempo

Economia de tempo e praticidade são fatores fundamentais para a experiência do cliente. Isso porque ninguém quer enfrentar sites lentos e preencher formulários enormes para fazer suas compras ou agendar serviços. 

Quanto mais fácil a execução, mais chances de o cliente retornar no futuro. Por isso, é importante utilizar todos os dados históricos disponíveis para facilitar a jornada de compra.

Se o cliente já realizou outros contatos, provavelmente já deve ter preenchido dados pessoais, endereço, preferências etc. Utilize-os!

– Competitividade nos prazos

Ter controle total das informações mais importantes de uma operação facilita a criação de estratégias para entregas mais rápidas. 

Com uma análise constante e em tempo real dos dados, é possível identificar pontos fracos e fortes para fazer todas as adaptações necessárias buscando mais eficiência e agilidade.

Com processos mais rápidos e produtivos, os prazos de entrega diminuem e as empresas ganham muito mais competitividade.

Como a estratégia de dados pode ser colocada em prática?

Já que o uso de dados é tão importante para melhorar as estratégias de experiência do cliente, é importante saber qual a forma correta e mais eficaz de colocar tudo em prática. Veja abaixo algumas dicas:

– Escolha os dados certos

Para criar uma estratégia que funcione da maneira correta, é preciso captar os dados que a empresa precisa no momento em que ela precisa. 

Só assim é possível identificar padrões de comportamento que poderão ser usados como pontos de partida para qualquer planejamento estratégico. 

Importante: nunca deixe de manter dados sempre atualizados. Os hábitos de consumo mudam com muita frequência e basear estratégias em informações ultrapassadas torna todo o processo ineficiente.

– Não prejudique a usabilidade dos seus canais online

Como vimos, ter dados sobre seus consumidores é essencial, mas eles não devem ser coletados de maneira que estrague toda a experiência com a sua marca. 

Isso significa que clientes nunca devem se sentir incomodados durante uma interação. Nunca seja inconveniente nas ligações ou envie spams, mensagens em massa, formulários gigantescos etc.

– Utilize soluções tecnológicas capazes de gerar dados valiosos. 

No mercado, existem várias soluções tecnológicas que podem facilitar o dia a dia do seu negócio através do armazenamento e uso de dados.

Um exemplo é a solução da Routeasy. Com uma dashboard personalizável, você pode ter acesso a todas as informações relevantes da sua operação, o que torna mais fácil identificar qgargalos e otimizar a logística.

Por outro lado, com a torre de controle é possível monitorar quando e como o serviço foi executado, acompanhar a situação dos motoristas, extrair relatórios e comparar dados. 

Além disso, é possível filtrar as informações referente a rota que você quer que apareça, isso pode facilitar muito na hora de fazer o monitoramento.

Quer saber mais sobre as nossas soluções? Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

O papel da inteligência artificial na otimização de entregas

A logística enfrenta um desafio constante: como entregar produtos de forma rápida, eficiente e econômica. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta poderosa, revolucionando a maneira como as empresas otimizam suas operações de entrega. Desde a previsão da demanda até o roteamento de veículos, a IA está transformando cada etapa do processo

Curso de roteirização

Curso de roteirização: qual fazer?

No complexo cenário da logística e transporte, a roteirização desempenha um papel central. Para profissionais em busca de aprimoramento nesta área, investir em um curso de roteirização é essencial.  Neste artigo, exploraremos os fundamentos, os benefícios e o conteúdo de um curso de roteirização, oferecendo uma visão abrangente para quem deseja se destacar nesse setor

Saiba como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Com a necessidade de realizar entregas cada vez mais rápidas, é fundamental que as empresas otimizem suas rotas de entrega para garantir um serviço eficiente aos clientes. Mas como planejar rotas de entregas de forma mais eficaz? Neste artigo, você vai entender a importância de um planejamento eficiente de rotas de entrega, os principais desafios

luanatorres

Deixe uma resposta