A importância da estratégia de dados para a experiência do cliente

A importância da estratégia de dados para a experiência do cliente

Cada vez mais empresas buscam conhecer os hábitos e comportamentos de seus clientes e oferecer experiências de compra melhores e personalizadas. Para isso, uma sólida estratégia de dados é essencial.

Com uma análise profunda de histórico de compras, quantidade de acessos, recorrência de pedidos, ticket médio, etc., por exemplo, é possível determinar com precisão certos padrões de consumo que são muito valiosos para definir ações que aproximam as pessoas das marcas.

Ter uma boa experiência de compra é tão importante que, segundo pesquisa realizada pelo American Express, cerca de 86% dos clientes estão dispostos a pagar mais por uma experiência melhor.

Na logística, o uso de dados tem sido cada vez mais essencial para repensar e melhorar processos, além de ser base fundamental para a tomada de decisões. 

Isso porque, com informações detalhadas, é possível analisar os processos logísticos e adaptá-los para tornar as entregas mais rápidas, econômicas e práticas (para a empresa e para o cliente).

Neste post, listamos alguns benefícios de ter uma sólida estratégia de dados e como ela pode ser aplicada à rotina da sua empresa. Boa leitura!

A importância de melhorar a experiência do cliente

Parece até clichê, mas a experiência do cliente tem um impacto cada vez mais importante para as empresas.

O estudo ’Quantificação do impacto comercial do atendimento ao cliente no Brasil’, realizado pela Zendesk, aponta que 66% dos clientes que ficaram satisfeitos recomendaram a marca para outras pessoas e 51% passaram a comprar mais vezes e a usar mais os produtos e/ou serviços dessa empresa. 

Ou seja, oferecer uma boa experiência pode garantir, não só uma boa reputação, mas também melhorar – e muito – os resultados financeiros. 

Um cliente satisfeito tem uma probabilidade muito maior de voltar a fazer compras e indicar o produto ou serviço para outras pessoas.

Quais benefícios a análise de dados pode trazer?

Todos os dias centenas de dados são gerados e eles podem ser a chave para criar estratégias valiosas para aprimorar o relacionamento com os clientes.

Saber usá-los em favor do seu negócio tem muitas vantagens. Confira algumas delas:

– Visão da jornada de compra do cliente

Ter uma visão melhor de como seus clientes estão se comportando em cada estágio da jornada de compra é uma das vantagens mais importantes de ter uma sólida estratégia de dados. 

Com as informações certas em mãos, é possível manter as equipes de vendas, marketing e pós-vendas sempre preparadas para oferecer exatamente o que o cliente precisa. E no momento certo.

Além disso, uma visão completa da jornada do consumidor também ajuda as empresas a direcionar os esforços e ações em áreas que precisam receber melhorias.

– Possibilidade de personalização

Com uma análise aprofundada de dados históricos, é possível mapear os interesses, afinidades, necessidades e desejos de um cliente para criar campanhas e conteúdos mais personalizados. 

Uma comunicação que reflete os valores da marca e os interesses do cliente é fundamental para construir uma relação de confiança e fidelidade – que, como já vimos, é um fator chave para vender mais.

– Experiência em tempo real

O uso inteligente dos dados pode dar à sua marca o poder de falar com os consumidores em tempo real. 

Um bom exemplo disso é exibir um anúncio com condições especiais de compra a um cliente que acabou de consultar um produto – o chamado remarketing. 

Isso pode aumentar as vendas e, ao mesmo tempo, criar uma experiência de compra memorável.

– Economia de tempo

Economia de tempo e praticidade são fatores fundamentais para a experiência do cliente. Isso porque ninguém quer enfrentar sites lentos e preencher formulários enormes para fazer suas compras ou agendar serviços. 

Quanto mais fácil a execução, mais chances de o cliente retornar no futuro. Por isso, é importante utilizar todos os dados históricos disponíveis para facilitar a jornada de compra.

Se o cliente já realizou outros contatos, provavelmente já deve ter preenchido dados pessoais, endereço, preferências etc. Utilize-os!

– Competitividade nos prazos

Ter controle total das informações mais importantes de uma operação facilita a criação de estratégias para entregas mais rápidas. 

Com uma análise constante e em tempo real dos dados, é possível identificar pontos fracos e fortes para fazer todas as adaptações necessárias buscando mais eficiência e agilidade.

Com processos mais rápidos e produtivos, os prazos de entrega diminuem e as empresas ganham muito mais competitividade.

Como a estratégia de dados pode ser colocada em prática?

Já que o uso de dados é tão importante para melhorar as estratégias de experiência do cliente, é importante saber qual a forma correta e mais eficaz de colocar tudo em prática. Veja abaixo algumas dicas:

– Escolha os dados certos

Para criar uma estratégia que funcione da maneira correta, é preciso captar os dados que a empresa precisa no momento em que ela precisa. 

Só assim é possível identificar padrões de comportamento que poderão ser usados como pontos de partida para qualquer planejamento estratégico. 

Importante: nunca deixe de manter dados sempre atualizados. Os hábitos de consumo mudam com muita frequência e basear estratégias em informações ultrapassadas torna todo o processo ineficiente.

– Não prejudique a usabilidade dos seus canais online

Como vimos, ter dados sobre seus consumidores é essencial, mas eles não devem ser coletados de maneira que estrague toda a experiência com a sua marca. 

Isso significa que clientes nunca devem se sentir incomodados durante uma interação. Nunca seja inconveniente nas ligações ou envie spams, mensagens em massa, formulários gigantescos etc.

– Utilize soluções tecnológicas capazes de gerar dados valiosos. 

No mercado, existem várias soluções tecnológicas que podem facilitar o dia a dia do seu negócio através do armazenamento e uso de dados.

Um exemplo é a solução da Routeasy. Com uma dashboard personalizável, você pode ter acesso a todas as informações relevantes da sua operação, o que torna mais fácil identificar qgargalos e otimizar a logística.

Por outro lado, com a torre de controle é possível monitorar quando e como o serviço foi executado, acompanhar a situação dos motoristas, extrair relatórios e comparar dados. 

Além disso, é possível filtrar as informações referente a rota que você quer que apareça, isso pode facilitar muito na hora de fazer o monitoramento.

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