A importância da logística on demand no seu negócio

A importância da logística on demand no seu negócio

Hoje, quem se destaca no marketplace é quem já entendeu a importância da aplicação da logística on demand.

Esse modelo possibilita que empresas com capacidade excedente de armazenagem comercializem esses itens aumentando a agilidade da cadeia de suprimentos em função dos períodos de flutuação. 

Com uma produção on demand, as empresas podem reduzir os níveis de estoque e, consequentemente, minimizar os custos decorrentes das operações logísticas. A praticidade dessa tecnologia resulta em serviços mais baratos ao consumidor e a geração de renda para os trabalhadores e as empresas.

Em linhas gerais

O conceito de adiamento posterga as partes finais da produção ou montagem de um produto. Deixa-os em um estado em que só falta serem personalizados, de acordo com a demanda.

Essa procura varia de acordo com imprevistos e oportunidades. O objetivo é ter uma equipe preparada para avaliar as necessidades na etapa final da entrega. A ideia é coordenar uma frente de inovação que identifique, avalie e implemente soluções modernas, a fim de movimentar a economia e trazer facilidade aos clientes. 

A logística on demand trabalha em conjunto com a política de adiamento para deixar tudo pronto, de forma que a personalização seja efetiva. Isso permite que as empresas ganhem em escala e reduzam o índice de perdas e estoques parados. 

Como aplicar a logística on demand?

Adore o gerenciamento automatizado

O gerenciamento de pedidos é a peça central de qualquer solução de entrega sob demanda, pois permite que as empresas tenham acesso a uma interface onde podem agendar pedidos e acompanhar entregas.

Esse recurso economiza tempo, ajuda a manter uma visão geral de todas as etapas e com o rastreamento, contorna riscos de atrasos. O rastreamento é importante porque deixa o cliente a par do processo e, você, no controle de tudo.

É aí que entra o conceito de integração de áreas. Os sistemas individuais se comunicam diretamente com o de logística e os elementos mecânicos correspondentes. No decorrer do processo de despaletização e separação, o produto sinaliza quais parâmetros devem ser usados.

A partir de um software de controle, há o fornecimento de informações e relatórios do sistema de gerenciamento de armazém. Por meio dele, você recebe automaticamente recomendações e respostas sobre as áreas e etapas da logística on demand.

Um gerenciamento completo e integrado torna-se ainda mais eficiente se avaliado e processado em tempo real.

Escolha uma plataforma que funcione em tempo real

A base de clientes neste setor é composta principalmente por grandes empresas, as quais dificilmente têm tempo para fazer manualmente o processo de verificação de entrega da remessa. Por isso, devem adotar um software que trabalhe com o tempo real.

Para clientes individuais, as empresas de transporte de mercadorias on-line oferecem soluções de transporte e logística on demand para atender a todos os movimentos de mercadorias em capacidade de carga parcial e plena, a preços e prazos convenientes.

Na maioria dos casos, quando um cliente reserva o transporte, através de corretores convenientes, o custo do transporte fica oculto. Por outro lado, na logística sob demanda, os prestadores de serviços cobram com base na distância a percorrer e a estrutura de custos incorridos de forma transparente. 

Esses fatores impulsionam o crescimento do mercado de logística on demand globalmente. O resultado de uma logística eficiente é a satisfação do cliente.

Assegure a satisfação do cliente

Ao implantar a tecnologia moderna, tanto as empresas quanto os consumidores têm visibilidade em tempo real do status de seus pedidos. Assim, as empresas não estão apenas se adaptando às necessidades dos consumidores, entregando em tempo hábil, mas também os deixando a par de toda a operação.

Com o software da RoutEasy, você acompanha em tempo real todas as movimentações da sua empresa. Além disso, pode satisfazer seu cliente entregando os produtos com rastreamento e controle total. É a logística sob demanda: sem estoque parado e agilidade de processos.

Dessa forma, você tem toda a visibilidade e relatórios de progresso, reduz custos e tem as informações necessárias para desenvolvimento de estratégias assertivas. 

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

O papel da inteligência artificial na otimização de entregas

A logística enfrenta um desafio constante: como entregar produtos de forma rápida, eficiente e econômica. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta poderosa, revolucionando a maneira como as empresas otimizam suas operações de entrega. Desde a previsão da demanda até o roteamento de veículos, a IA está transformando cada etapa do processo

Curso de roteirização

Curso de roteirização: qual fazer?

No complexo cenário da logística e transporte, a roteirização desempenha um papel central. Para profissionais em busca de aprimoramento nesta área, investir em um curso de roteirização é essencial.  Neste artigo, exploraremos os fundamentos, os benefícios e o conteúdo de um curso de roteirização, oferecendo uma visão abrangente para quem deseja se destacar nesse setor

Saiba como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Com a necessidade de realizar entregas cada vez mais rápidas, é fundamental que as empresas otimizem suas rotas de entrega para garantir um serviço eficiente aos clientes. Mas como planejar rotas de entregas de forma mais eficaz? Neste artigo, você vai entender a importância de um planejamento eficiente de rotas de entrega, os principais desafios

luanatorres

Deixe uma resposta