Aumente o desempenho da frota com sensores IoT

Aumente o desempenho da frota com sensores IoT

Quanto de atenção você presta à pressão dos pneus do seu carro? Você sabia que as flutuações de pressão e temperatura podem ter um efeito dramático na vida útil do pneu? Quem lida com centenas de veículos, entende a importância da pressão correta do pneu e seu impacto nos custos gerais de manutenção e, consequentemente, no desempenho da frota. Com as estratégias certas você pode economizar milhares de reais em custos anuais de manutenção.

Um bom desempenho da frota é a chave para entregas rápidas, eficientes e para garantir a satisfação do cliente. Com os sensores IoT você aumenta o seu desempenho, alavanca a produtividade da sua equipe e agiliza os processos. 

Estes sensores geram dados que convertem em informações valiosas para a tomada de decisões, identifica as razões pelas quais uma falha foi originada e oferece cursos de ação sobre como resolvê-la e evitá-la no futuro.

Afinal de contas, o que é a IOT?

De forma simples, a Internet das Coisas (Internet of Things) é composta por dispositivos – de sensores simples a smartphones – conectados entre si. Surgiu pela necessidade de maior eficiência e controle dos equipamentos. Dessa forma, oferece uma ferramenta precisa para ajudar a gerenciar com eficiência a frota de veículos, minimizando custos e aumentando a produtividade, a vida útil dos ativos e a qualidade dos serviços prestados. 

A IoT é uma tendência que só cresce. De acordo com um relatório da Bain & Company, os mercados de hardware, software, integração de sistemas e serviços de dados e telecomunicações em IoT alcançarão a cifra de US$ 520 bilhões em 2021, mais que o dobro dos US$ 235 bilhões gastos em 2017.

Quais são os benefícios para a frota?

Maior interconectividade

A instalação de sensores da IoT em veículos da frota colabora para estabelecer uma interconectividade efetiva entre os veículos e quem os gere e entre os veículos e seus motoristas. O condutor e o gestor se deparam com todas as informações de estado, funcionamento e necessidades do veículo, fornecidas pelo software, que recolhe, processa e organiza os dados de forma simplificada.  Os colaboradores ainda recebem alarmes em tempo real de incidentes de manutenção, que muitas vezes podem não ser detectados pelo motorista.

Para os motoristas as vantagens são muitas. Com os sensores há maior controle de rotas e configurações do veículo, como gasolina e manutenção. A tecnologia também fornece dados que permitem que o gerente de frota atribua os melhores motoristas às rotas e aos veículos para os quais são mais adequados, levando em conta que certos motoristas dirigem melhor em veículos específicos ao longo de determinadas rotas. 

Toda essa visão interconectada das operações disponibilizada pelo software, viabiliza uma melhor estratégia de negócios. Além disso, o acompanhamento das informações são em tempo real, o que permite uma resposta ainda mais rápida, agilizando os processos.

Análises em tempo real

As análises em tempo real proporcionam variadas possibilidades. Alguns exemplos são:

1º Análises meteorológicas: atualizações em tempo real sobre as condições climáticas que seus motoristas estão enfrentando e a possibilidade de corrigi-las automaticamente. Sensores em seus veículos e ao longo de suas rotas atualizam os dados meteorológicos precisamente, para que você possa otimizar o tempo de entrega.

2º: Roteirização: a Internet das Coisas facilita a geração de rotas inteligentes, permitindo que os supervisores projetem caminhos mais seguros e eficazes, o que resulta em tempo reduzido. 

Essas análises de trajetos percorridos, locais visitados e utilização são exemplos de relatórios possíveis de serem utilizados a partir das informações obtidas dos próprios veículos.

3º: Análise na cabine: garante que a sua frota esteja dirigindo com responsabilidade e eficiência. Isso traz à marca um histórico de motoristas prudentes e eficientes, elevando sua reputação no mercado. 

Quanto maior a redução do trabalho manual e agilidade nos processos, menor o custo.

Redução de custos

As análises inteligentes mobilizam programas que protegem seu orçamento ao conectar toda sua frota e tornar seus motoristas melhores, seus veículos mais preparados e os processos mais rápidos.

Na roteirização, a redução do tempo é otimização de custo. Quanto menos tempo gastar para resolver imprevistos, mais rápidos serão os serviços prestados.

As soluções de monitoramento do veículo em tempo real permitem respostas rápidas que diminuem o tempo.  Por exemplo, se 1 em cada 10 carros na estrada atualmente tem uma indicação de mau funcionamento do carro e mais da metade desses motoristas a ignora por 3 meses ou mais, provavelmente, esses veículos aumentaram o consumo de combustível e as taxas de emissão devido a esses componentes defeituosos. Quanto mais tempo esses problemas forem ignorados, mais custará no longo prazo. Se esses problemas forem identificados e resolvidos imediatamente, os custos podem ser minimizados e você melhora o desempenho da frota.

Como aplicar o IOT na logística do seu e-commerce?

Um software bem arquitetado e desenvolvido, pode ser utilizado para receber informações de diversos tipos de equipamentos e fazer a gestão das informações de maneira inteligente e em apenas um local. Basta instalá-lo e configurá-lo e já estará pronto. 

A utilização de tecnologias visando aumentar a produtividade e eficiência, já deixou de ser uma tendência e se tornou uma necessidade de mercado. Os sensores IoT, juntamente com os sistemas de gerenciamento de logística, como o da RoutEasy, geram informações oportunas para facilitar a gestão. A plataforma da RoutEasy também oferece controle dos agentes de entrega, relatórios analíticos avançados para visualizar o desempenho da frota e dos negócios e muito mais. 

Inove sua operação com a RoutEasy! Com a nossa tecnologia de otimização, você reduz custos e aumenta a eficiência da sua operação logística. Planeje sempre as melhores rotas de acordo com os objetivos de cada cliente. Solicite uma demonstração!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

O papel da inteligência artificial na otimização de entregas

A logística enfrenta um desafio constante: como entregar produtos de forma rápida, eficiente e econômica. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta poderosa, revolucionando a maneira como as empresas otimizam suas operações de entrega. Desde a previsão da demanda até o roteamento de veículos, a IA está transformando cada etapa do processo

Curso de roteirização

Curso de roteirização: qual fazer?

No complexo cenário da logística e transporte, a roteirização desempenha um papel central. Para profissionais em busca de aprimoramento nesta área, investir em um curso de roteirização é essencial.  Neste artigo, exploraremos os fundamentos, os benefícios e o conteúdo de um curso de roteirização, oferecendo uma visão abrangente para quem deseja se destacar nesse setor

Saiba como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Com a necessidade de realizar entregas cada vez mais rápidas, é fundamental que as empresas otimizem suas rotas de entrega para garantir um serviço eficiente aos clientes. Mas como planejar rotas de entregas de forma mais eficaz? Neste artigo, você vai entender a importância de um planejamento eficiente de rotas de entrega, os principais desafios

luanatorres

Deixe uma resposta