Dark Stores: quais vantagens sua operação traz para o mercado

Dark Stores: quais vantagens sua operação traz para o mercado

Nossos hábitos de consumo mudaram. Graças à comodidade proporcionada pelo e-commerce, hoje convivemos com a necessidade de ter o que queremos, na hora que queremos. Tudo isso forçou as operações logísticas a se reinventarem para dar conta de demandas cada vez mais altas e, nesse cenário, as dark stores surgem como uma alternativa aos centros de distribuição tradicionais.

Para oferecer opções de entregas e coletas ainda mais rápidas, muitas empresas viram nas dark stores uma oportunidade de dar mais rapidez e eficiência à operação, ao mesmo tempo em que reduzem custos de armazenamento e transporte.

Neste artigo, apresentaremos alguns dos principais benefícios das dark stores e como elas estão transformando o setor de e-commerce no Brasil. Boa leitura!

O que são dark stores?

Em termos gerais, uma dark store é um lugar no qual as empresas – que realizam vendas on-line – podem armazenar seus produtos previamente embalados e selecionados para envio. Dessa forma, um pedido pode ser despachado apenas alguns minutos depois de um comprador finalizar a compra pela internet. 

Diferente dos grandes centros de distribuição, que ficam mais afastados dos centros urbanos, as dark stores ocupam um espaço menor e podem ficar espalhadas em pontos com maior densidade demográfica para diminuir o tempo de entrega. E há uma vantagem: como não estão abertas ao público, não há necessidade de estar em áreas comerciais de grande circulação, o que reduz significativamente os custos com aluguel.

Outro ponto importante é que as dark stores também podem funcionar como pontos de coleta para clientes que fazem compras pela internet e retiram em um local próximo de suas residências, muitas vezes sem precisar sair do veículo.

Apesar de ter ganhado uma grande popularidade devido à pandemia, o conceito de dark store não é novo. Algumas das gigantes redes americanas como Walmart, Target e Whole Foods já vinham implantando esse modelo de negócio nos últimos anos e alcançando bons resultados. 

Principais vantagens das dark stores para o comércio eletrônico

Além de oferecer mais comodidade ao consumidor que, mesmo em um futuro pós-pandemia, provavelmente continuará adotando alguns dos novos hábitos de consumo, investir em dark stores oferece também boas vantagens para as empresas e operações logísticas.

Maior eficiência da operação

Como as dark stores têm um tamanho muito menor do que os depósitos convencionais e são dedicadas a armazenar e entregar pedidos realizados on-line, é possível gerenciar os níveis de estoque de forma muito mais fácil. Utilizando a tecnologia de automação certa, é possível otimizar o armazenamento e a disponibilidade de produtos.

Maior satisfação e fidelização do cliente

Ao oferecer opções de entregas e coletas seguras e com prazo de apenas algumas horas, uma marca gera mais valor em termos de confiança e eficiência. Assim, é muito mais provável que os consumidores a considerem em uma próxima compra e se tornem clientes fiéis.

Mais flexibilidade no armazenamento

As dark stores oferecem flexibilidade suficiente para ajustar o estoque e lidar com um volume de pedidos específicos para cada região. Isso porque o layout pode ser pensado para maximizar a capacidade de armazenamento para uma diversidade maior de produtos. É uma boa oportunidade para se lançar em novos mercados sem ter que investir em novos espaços físicos.

Mais disponibilidade

As dark stores não enfrentam as mesmas restrições em seus horários de funcionamento que são impostas às lojas convencionais. Logo, a operação pode funcionar 365 dias por ano, 24 horas por dia. As coletas e os pedidos podem ser realizados em horários que sejam mais convenientes para os consumidores.

O cenário atual certamente proporciona grandes oportunidades para a popularização das dark stores. De fato, elas aproximam o produto do consumidor, abrindo caminhos para novas formas de fazer negócio. 

Para as empresas, o desafio é se adaptar às novas demandas e escolher as ferramentas e tecnologias certas para atuar em um mercado que tem experimentado diversas transformações. No chamado ‘futuro do e-commerce’, as dark stores já têm lugar garantido.

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