Eficiência logística com as impressões 3D

Eficiência logística com as impressões 3D

Uma das tendências mais efetivas da atualidade é a impressão 3D. Conhecida também como manufatura aditiva, essa tecnologia é sem dúvida uma grande aliada para aumentar a eficiência logística das empresas.  

Sua primeira aplicação foi em 1984, para geração de lâmpadas especiais. As máquinas utilizadas para realização das impressões eram grandes e complexas, destinadas a operações industriais. Hoje, elas já podem ser encontradas em tamanhos compactos e compradas por qualquer um. 

De acordo com o Fórum Econômico Mundial, a tendência é que até 2022 quase metade das organizações brasileiras e mundiais adotem o uso das Impressões 3D.

O processo de produção

A máquina funciona a partir de um protótipo digital, um desenho em 3D, que é feito com todas as medidas bem definidas e então enviado ao software da impressora. No momento da impressão, o modelo é produzido a partir de adição de camadas de material, uma a uma, de baixo pra cima, completando no fim o produto inteiro. 

Para facilitar, imagine produzir um pão de forma fatia por fatia, e no fim juntar tudo transformando em um pão inteiro.

Em quais materiais os objetos podem ser construídos?

Quando ouvimos sobre impressão 3D, é comum imaginarmos objetos simples feitos com plástico, que não parecem muito confiáveis no quesito resistência. Não se limite a esse pensamento!

Hoje as máquinas podem imprimir em diversos materiais, como metais, madeira, cerâmica, e até mesmo concreto. Existem filamentos – fio de material que é usado para alimentar a máquina para produzir – para todos os tipos de finalidade.

O Projeto Hígia foi um exemplo de utilização dessa tecnologia. No início de 2020, com o objetivo de combater a pandemia do novo coronavírus, o movimento civil produziu quarenta mil protetores faciais com impressão 3d, que foram distribuídos por todo Brasil com a ajuda do RoutEasy.

Onde entra a eficiência logística?

A manufatura aditiva traz diversos benefícios para a logística. Pense que para montar uma bicicleta é necessário primeiramente de todas as peças que a compõem: os guidões, o quadro, os pedais, as rodas… 

Utilizar da impressão 3D para gerar essas peças resulta em ganho de tempo e dinheiro, afinal a produção através dessa tecnologia leva apenas algumas horas e pode ser feita internamente, dispensando a necessidade de um ou mais fornecedores, que trazem com eles custos de transporte e extensos prazos de entrega em relação a ela.

Outro dos grandes benefícios é a diminuição de investimentos com estoque, onde todo o espaço reservado para a armazenagem dessas peças se torna desnecessário. A eficiência logística entra no momento em que não é mais necessário estocar peças já prontas, que ficam esperando para serem utilizadas.

Com a facilidade de tempo de produção, a demanda se torna muito mais objetiva, acompanhando com precisão as necessidades do mercado.

Além disso, essa tecnologia também traz vantagens quando diminui a necessidade de importação de peças produzidas em outros países, que geram custos altos devido ao volume de transportes, cargas aéreas e taxa de câmbio.

No ano passado, a multinacional ID Logistics decidiu adotar a ideia utilizando a impressão 3D para repor peças usadas na rotina de operações. De acordo com a matéria lançada na revista Mundo Logística, essa implantação trouxe uma economia de custos de até 125%.

Influência na satisfação do cliente final

A eficiência logística que vem com a impressão 3D reflete potencialmente na experiência do cliente, trazendo toda a essência de uma operação on-demand.

Toda essa facilidade de produção, diminuição de etapas e ganho de tempo, fazem com que o produto chegue no destino final com muito mais agilidade. Sem contar que a diminuição de custos e processos para a empresa também faz com que o valor final saia mais baixo.

Outro ganho exponente é a possibilidade de enviar o modelo final do produto ao cliente antes de ser fabricado. Essa ação reduz as chances de erro de produção, garantindo que o consumidor receba exatamente o que deseja. 

Sem contar que ao dar a chance de visualização do produto antes da fabricação, surge a oportunidade de personalização. Como a produção da manufatura aditiva é muito mais simples, consequentemente a personalização também é.

Redução de desperdícios

Nas fabricações tradicionais, até 70% dos materiais utilizados acabam sendo descartados. Além de gastar menos energia, em comparação a manufatura subtrativa, as impressões 3D reduzem drasticamente a produção de resíduos, pois utilizam exatamente o material necessário para a produção, trazendo eficiência logística e ganhos para o planeta!

Como você pôde ver, essa tecnologia vem agregando não só nos processos produtivos, como também na experiência do cliente e na sustentabilidade. Reconhecer o potencial revolucionário desse método de fabricação é essencial para acompanhar sem medo o que o futuro da logística nos reserva.

Inove sua operação com a RoutEasy! Com a nossa tecnologia de otimização, você reduz custos e aumenta a eficiência da sua operação logística. Planeje sempre as melhores rotas de acordo com os objetivos de cada cliente. Solicite uma demonstração!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

O papel da inteligência artificial na otimização de entregas

A logística enfrenta um desafio constante: como entregar produtos de forma rápida, eficiente e econômica. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta poderosa, revolucionando a maneira como as empresas otimizam suas operações de entrega. Desde a previsão da demanda até o roteamento de veículos, a IA está transformando cada etapa do processo

Curso de roteirização

Curso de roteirização: qual fazer?

No complexo cenário da logística e transporte, a roteirização desempenha um papel central. Para profissionais em busca de aprimoramento nesta área, investir em um curso de roteirização é essencial.  Neste artigo, exploraremos os fundamentos, os benefícios e o conteúdo de um curso de roteirização, oferecendo uma visão abrangente para quem deseja se destacar nesse setor

Saiba como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Com a necessidade de realizar entregas cada vez mais rápidas, é fundamental que as empresas otimizem suas rotas de entrega para garantir um serviço eficiente aos clientes. Mas como planejar rotas de entregas de forma mais eficaz? Neste artigo, você vai entender a importância de um planejamento eficiente de rotas de entrega, os principais desafios

luanatorres

Deixe uma resposta