As transformações trazidas pela tecnologia criaram novos hábitos de consumo e hoje apenas prestar um ótimo serviço já não é mais suficiente. Para competir com grandes redes varejistas, é preciso superar as expectativas dos clientes e a construção de estratégias de last mile para pequenas e médias empresas têm tudo a ver com isso.
O aumento das compras online durante o isolamento social gerou diversas oportunidades para os pequenos negócios que investiram na presença digital, mas, em contrapartida, os desafios chegaram na mesma velocidade.
Prova disso é que gigantes do e-commerce já brigam pelo direito de ostentar o título de “entrega mais rápida do Brasil”. Nesse cenário, como as pequenas e médias empresas podem criar boas estratégias de last mile para ganhar competitividade?
Neste artigo, listamos algumas práticas recomendadas para atender às expectativas dos clientes com entregas mais rápidas e econômicas. Confira!
Qual o impacto do last mile nas operações de pequenas e médias empresas?
Fazer a gestão do last mile (ou última milha) é frequentemente considerada a parte mais complexa do processo logístico, já que existem diversos fatores em jogo e muitas coisas podem dar errado.
De acordo com um estudo feito pelo Business Insider, essa última etapa da entrega é responsável por cerca de 53% dos custos totais de envio. E, apesar do alto custo, pode também ser a parte mais ineficiente de toda a cadeia.
Além disso, acostumados com entregas cada vez mais rápidas e econômicas, os consumidores já não estão dispostos a pagar pelo custo do frete sem que haja um benefício adicional.
Para pequenas empresas que competem com grandes redes como o Mercado Livre e a Amazon, que oferecem opções de entrega em apenas algumas horas, resolver os problemas que envolvem o last mile pode ser um grande diferencial para ganhar ou perder uma venda.
Isso não quer dizer que é necessário ter um sistema robusto com milhares de veículos para ganhar atenção do cliente, mas é possível enfrentar o desafio de melhorar os resultados sem quebrar seus orçamentos.
Como otimizar a logística de last mile da sua empresa?
Mesmo com tanta competitividade no mercado, existem caminhos que sua empresa pode seguir para otimizar os custos do last mile. Veja algumas dicas:
Melhore o planejamento de rotas
Um planejamento de rotas otimizado é uma das partes mais importantes de todo o processo logístico, mas, ainda assim, muitas empresas o fazem de forma manual.
Usar a tecnologia para garantir que sua frota opere sempre pelas melhores rotas torna todo o processo mais rápido, confiável e transparente – assim como o dos gigantes do varejo.
O módulo de otimização da RoutEasy utiliza inteligência artificial para criar as melhores rotas de entrega, em apenas alguns minutos. Assim, sua operação ganha mais produtividade e aproveita ao máximo todos os recursos disponíveis.
Tenha em mãos todos os dados estratégicos da operação
Ser capaz de identificar ineficiências e gargalos da operação é de extrema importância no planejamento de last mile para pequenas e médias empresas.
Para alcançar resultados melhores, é preciso monitorar as principais métricas de desempenho e acompanhar, em tempo real, tudo o que está acontecendo no dia a dia para tomar decisões rapidamente, enquanto procura oportunidades de melhoria.
Alguns fatores parecem até insignificantes à primeira vista, como o tempo de pausa dos motoristas, o tempo gasto no carregamento ou descarregamento em cada cliente, tempo de volta à base ou o número de horas extras necessárias para cumprir todas as entregas do dia.
Entretanto, a soma de tudo isso tem um grande impacto nos resultados da empresa.
Ao aprofundar a análise de todos os KPIs da operação, é possível agir rapidamente para garantir mais entregas no prazo, reduzir falhas e ocorrências, e aumentar a satisfação dos clientes.
Invista em visibilidade para o cliente
Para garantir uma boa experiência de entrega, é fundamental manter os clientes informados ao longo de todo o processo. Desde a criação do pedido até a o recebimento ou coleta.
Além disso, para garantir um pós-entrega tranquilo, você ainda pode investir em ferramentas para comprovação de entregas digital e sem contato (como fotos e vídeos), com opção de solicitar a avaliação do cliente.
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