Last mile para pequenas e médias empresas

Last mile para pequenas e médias empresas

As transformações trazidas pela tecnologia criaram novos hábitos de consumo e hoje apenas prestar um ótimo serviço já não é mais suficiente. Para competir com grandes redes varejistas, é preciso superar as expectativas dos clientes e a construção de estratégias de last mile para pequenas e médias empresas têm tudo a ver com isso.

O aumento das compras online durante o isolamento social gerou diversas oportunidades para os pequenos negócios que investiram na presença digital, mas, em contrapartida, os desafios chegaram na mesma velocidade.

Prova disso é que gigantes do e-commerce já brigam pelo direito de ostentar o título de “entrega mais rápida do Brasil”. Nesse cenário, como as pequenas e médias empresas podem criar boas estratégias de last mile para ganhar competitividade?

Neste artigo, listamos algumas práticas recomendadas para atender às expectativas dos clientes com entregas mais rápidas e econômicas. Confira!

Qual o impacto do last mile nas operações de pequenas e médias empresas?

Fazer a gestão do last mile (ou última milha) é frequentemente considerada a parte mais complexa do processo logístico, já que existem diversos fatores em jogo e muitas coisas podem dar errado.

De acordo com um estudo feito pelo Business Insider, essa última etapa da entrega é responsável por cerca de 53% dos custos totais de envio. E, apesar do alto custo, pode também ser a parte mais ineficiente de toda a cadeia.

Além disso, acostumados com entregas cada vez mais rápidas e econômicas, os consumidores já não estão dispostos a pagar pelo custo do frete sem que haja um benefício adicional.

Para pequenas empresas que competem com grandes redes como o Mercado Livre e a Amazon, que oferecem opções de entrega em apenas algumas horas, resolver os problemas que envolvem o last mile pode ser um grande diferencial para ganhar ou perder uma venda.

Isso não quer dizer que é necessário ter um sistema robusto com milhares de veículos para ganhar atenção do cliente, mas é possível enfrentar o desafio de melhorar os resultados sem quebrar seus orçamentos.

Como otimizar a logística de last mile da sua empresa?

Mesmo com tanta competitividade no mercado, existem caminhos que sua empresa pode seguir para otimizar os custos do last mile. Veja algumas dicas:

Melhore o planejamento de rotas

Um planejamento de rotas otimizado é uma das partes mais importantes de todo o processo logístico, mas, ainda assim, muitas empresas o fazem de forma manual. 

Usar a tecnologia para garantir que sua frota opere sempre pelas melhores rotas torna todo o processo mais rápido, confiável e transparente – assim como o dos gigantes do varejo.

O módulo de otimização da RoutEasy utiliza inteligência artificial para criar as melhores rotas de entrega, em apenas alguns minutos. Assim, sua operação ganha mais produtividade e aproveita ao máximo todos os recursos disponíveis.

Tenha em mãos todos os dados estratégicos da operação

Ser capaz de identificar ineficiências e gargalos da operação é de extrema importância no planejamento de last mile para pequenas e médias empresas.

Para alcançar resultados melhores, é preciso monitorar as principais métricas de desempenho e acompanhar, em tempo real, tudo o que está acontecendo no dia a dia para tomar decisões rapidamente, enquanto procura oportunidades de melhoria.

Alguns fatores parecem até insignificantes à primeira vista, como o tempo de pausa dos motoristas, o tempo gasto no carregamento ou descarregamento em cada cliente, tempo de volta à base ou o número de horas extras necessárias para cumprir todas as entregas do dia.

Entretanto, a soma de tudo isso tem um grande impacto nos resultados da empresa.

Ao aprofundar a análise de todos os KPIs da operação, é possível agir rapidamente para garantir mais entregas no prazo, reduzir falhas e ocorrências, e aumentar a satisfação dos clientes.

Invista em visibilidade para o cliente

Para garantir uma boa experiência de entrega, é fundamental manter os clientes informados ao longo de todo o processo. Desde a criação do pedido até a o recebimento ou coleta.

Além disso, para garantir um pós-entrega tranquilo, você ainda pode investir em ferramentas para comprovação de entregas digital e sem contato (como fotos e vídeos), com opção de solicitar a avaliação do cliente.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

O papel da inteligência artificial na otimização de entregas

A logística enfrenta um desafio constante: como entregar produtos de forma rápida, eficiente e econômica. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta poderosa, revolucionando a maneira como as empresas otimizam suas operações de entrega. Desde a previsão da demanda até o roteamento de veículos, a IA está transformando cada etapa do processo

Curso de roteirização

Curso de roteirização: qual fazer?

No complexo cenário da logística e transporte, a roteirização desempenha um papel central. Para profissionais em busca de aprimoramento nesta área, investir em um curso de roteirização é essencial.  Neste artigo, exploraremos os fundamentos, os benefícios e o conteúdo de um curso de roteirização, oferecendo uma visão abrangente para quem deseja se destacar nesse setor

Saiba como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Com a necessidade de realizar entregas cada vez mais rápidas, é fundamental que as empresas otimizem suas rotas de entrega para garantir um serviço eficiente aos clientes. Mas como planejar rotas de entregas de forma mais eficaz? Neste artigo, você vai entender a importância de um planejamento eficiente de rotas de entrega, os principais desafios

luanatorres

Deixe uma resposta