Logística no field service: qual o impacto na satisfação do cliente?

Logística no field service: qual o impacto na satisfação do cliente?

logística no field service

Planejar a logística no field service management – ou serviços de campo, em português – pode ser um grande desafio para algumas empresas. Criar rotas, gerenciar pessoas e equipamentos, coordenar a rotina operacional e ainda garantir a satisfação do cliente se torna um grande problema sem as ferramentas certas.

Hoje, existem diversas soluções tecnológicas que podem tornar seu negócio mais eficiente e bem-sucedido. Quer saber mais? Continue lendo este post!

O que é Field Service?

O Field Service engloba todo serviço prestado fora do ambiente físico de uma empresa. Neste setor, os profissionais de campo, que geralmente atendem a algum tipo de qualificação específica, se deslocam em direção ao cliente para realizar o trabalho solicitado.  

Na maioria das vezes, este modelo de atendimento é relacionado a pessoas responsáveis por instalações, manutenção e reparos de produtos, mas o exercício do Field Service não possui limite de tarefas e áreas de atuação.

Muito pelo contrário, ele tem se tornado um investimento estratégico para muitas organizações, por colaborar na escalabilidade de diversos segmentos. 

A logística no field service como diferencial competitivo

Os clientes estão mais exigentes do que nunca. Eles esperam respostas rápidas, comunicação clara e um nível alto de personalização. A agilidade ao atender a um chamado tem sido um grande diferencial competitivo.

Utilizar um software de otimização e gestão de rotas pode ajudar as empresas que querem responder e suprir essas demandas com mais eficiência. Isso porque, com ele, é possível calcular os melhores trajetos para cada veículo, pensando no tempo e custo por serviço.

Além disso, contratempos que prejudicam o desempenho da equipe podem ser monitorados em tempo real para serem resolvidos mais rapidamente.

Como melhorar a eficiência logística no field service?

A tecnologia é uma grande aliada da logística no field service, principalmente através do uso de ferramentas como Inteligência Artificial e Machine Learning.

Com funções como atualização em tempo real das rotas, é possível ver o status de cada serviço a qualquer momento e prestar contas para o cliente de forma instantânea.

Realizar a comunicação eficaz com os prestadores, oferecendo o máximo de informações possível sobre o histórico do cliente, além de coletar e analisar dados como tempo para conclusão do serviço, horário de chegada e saída, previsão para atendimento etc. são algumas das vantagens que a tecnologia pode trazer.

Qual é a melhor solução para o field service management?

Sabemos que manter uma operação fluida é um grande desafio para quem planeja a logística no field service. Isso porque são muitos processos, etapas, pessoas e equipamentos envolvidos nesse tipo de atividade. Por isso, é importante dedicar uma atenção para buscar melhorias em todos os pontos.

As soluções da RoutEasy podem te ajudar em diversas etapas essenciais da gestão da sua operação, garantindo agilidade e economia no atendimento. Conheça algumas funcionalidades:

Roteirização avançada

Crie perfis de clientes com restrições similares e defina os objetivos de otimização, como redução de quilometragem, número de veículos e outros.

Comunicação com o prestador via aplicativo

Otimize a rotina da sua operação com o uso do aplicativo mobile. Com ele, o pretador recebe as rotas diretamente no celular e ainda é possível gerenciar comprovar a conclusão do serviço por foto, vídeo ou assinatura. Além disso, o aplicativo tem um chat integrado para comunicação em tempo real com a base.

Dashboards personalizáveis

Crie painéis personalizados com dados em tempo real e analise todas as métricas que precisa para tomar decisões mais rápidas. Gere relatórios completos de planejamento, gestão e atualizações em excel para facilitar exportação e manuseio de dados.

Visibilidade

Mantenha o cliente informado sobre todas as etapas do percurso e receba feedbacks e avaliações ao final de cada serviço.

Quer uma solução completa para gerenciar sua equipe de field service? Solicite agora uma demonstração com nossos especialistas.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Otimização de rotas: o que é e como ela reduz os custos logísticos

Otimização de rotas: O que é e como ela reduz os custos logísticos?

A otimização de rotas é uma técnica fundamental para empresas que desejam melhorar a eficiência de suas operações logísticas e reduzir custos associados ao transporte. Em um mercado cada vez mais competitivo, a capacidade de otimizar a gestão de entregas e a roteirização pode ser um diferencial decisivo. Este artigo aborda o que é a

Gestão de entregas last mile

Gestão de entrega last mile: entenda a importância

A gestão de entrega last mile tem ganhado destaque no cenário logístico atual devido à sua importância crítica para o sucesso das operações de entrega. Este componente final da cadeia de suprimentos, que envolve o transporte do produto do centro de distribuição até o destino final, desempenha um papel vital na satisfação do cliente e

O que é um tms embarcador

O que é um TMS embarcador?

No cenário atual, onde a eficiência logística e o controle de custos são cruciais para o sucesso dos negócios, as empresas estão cada vez mais adotando tecnologias avançadas para otimizar suas operações. A crescente complexidade da cadeia de suprimentos e a demanda por serviços rápidos e precisos impulsionam a necessidade de soluções tecnológicas eficientes. Um

luanatorres

Deixe uma resposta