Como a Maxfort aumentou em 66% sua capacidade de entrega com a RoutEasy

Como a Maxfort aumentou em 66% sua capacidade de entrega com a RoutEasy

Capacidade de entrega

Organizar a logística de distribuição entre várias lojas e otimizar a capacidade de entrega são alguns dos principais desafios da Maxfort Atacado e Varejo, uma rede que atua há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul. Operando em mais de 106 cidades, hoje a rede conta com quase 200 associados e um centro de distribuição com cerca de 5.000 m2 em Campo Bom (RS).

Para esse modelo de negócios, a logística é um ponto crítico, já que os custos operacionais podem impactar o preço final dos produtos e o abastecimento do estoque de cada unidade associada.

É preciso ter atenção especial ao planejamento das rotas de entregas para que não falte produtos nas gôndolas e para que o transporte de produtos perecíveis seja adequado. Além disso, a eficiência do processo de distribuição também ajuda a garantir que o padrão de qualidade não varie de uma loja para outra.

Foi pensando nisso que a Maxfort decidiu confiar na tecnologia para dar mais produtividade à operação logística e garantir a excelência no atendimento ao cliente.

A parceria com a RoutEasy

Operando com quatro veículos de carga, a Maxfort buscou soluções capazes de melhorar os resultados de seus principais indicadores e dar força aos planos de expandir sua atuação.

Para isso, havia a necessidade de diminuir os processos manuais para aumentar a produtividade das equipes, reduzir custos e conseguir atender mais lojas em menos tempo, sem deixar de lado a qualidade do serviço prestado.

Antes, todo o processo de roteirização era realizado com a ajuda de planilhas no Excel e Google Maps. Além disso, com o relatório de bordo sendo feito a mão, não era possível auditar os processos internos, captar feedbacks dos clientes e muito menos aumentar a capacidade de entrega.

“Fazer roteirizações manuais gastava muito tempo da nossa equipe e, como eu já tinha um conhecimento técnico sobre ferramentas de roteirização, resolvi buscar algumas soluções no mercado. Os principais diferenciais do RoutEasy, para mim, foram a plataforma amigável e a possibilidade de realizar uma demonstração antes da implantação, para ver a mágica acontecendo. Ali já deu pra sentir que o produto não é engessado e que era possível fazer algumas adaptações para atender bem a nossa operação”, diz Marcos Azevedo, Analista de Logística da Maxfort.

Resultados alcançados

Após mais de um ano de implantação, Marcos conta que o RoutEasy já é essencial para o sucesso da Maxfort. “A ferramenta me entrega o que promete, sempre. E os poucos problemas que tive com a plataforma foram solucionados muito rapidamente pelo time de suporte técnico. Além disso, como é muito fácil de usar, a solução foi bem aceita por todo o meu time. ”, diz Marcos.

E os resultados alcançados foram excelentes:

  • 66% de aumento na capacidade de entrega por dia (antes, com a mesma frota, era possível fazer cerca de seis entregas por dia. Agora, já é possível fazer dez);
  • 15,5% de aumento no número de lojas atendidas em um mês;
  • 10% de redução na quilometragem total percorrida pela frota;
  • 4,89/5 no índice de satisfação dos clientes;
  • R$ 1.400 por mês de economia combustível;
  • Redução de 25% para 7% de entregas com ocorrências.

A Maxfort é um case de sucesso que mostra como é importante se preparar para um crescimento sustentável, investindo em tecnologias de otimização e gestão, aproveitando todo o ganho potencial que elas podem trazer, independentemente da quantidade de veículos da sua operação.

Quer saber mais sobre como a RoutEasy pode melhorar seus resultados? Converse com um de nossos especialistas!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Reduzir custos com roteirização

Como reduzir o tempo de entrega através da roteirização

Em um mundo onde a velocidade é essencial, empresas estão constantemente buscando maneiras de otimizar seus processos para reduzir o tempo de entrega e satisfazer as expectativas dos clientes. A roteirização é uma dessas estratégias que pode fazer toda a diferença na eficiência das operações de entrega.  Neste artigo, exploraremos diversas estratégias para reduzir o

O papel da inteligência artificial na otimização de entregas

A logística enfrenta um desafio constante: como entregar produtos de forma rápida, eficiente e econômica. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta poderosa, revolucionando a maneira como as empresas otimizam suas operações de entrega. Desde a previsão da demanda até o roteamento de veículos, a IA está transformando cada etapa do processo

Curso de roteirização

Curso de roteirização: qual fazer?

No complexo cenário da logística e transporte, a roteirização desempenha um papel central. Para profissionais em busca de aprimoramento nesta área, investir em um curso de roteirização é essencial.  Neste artigo, exploraremos os fundamentos, os benefícios e o conteúdo de um curso de roteirização, oferecendo uma visão abrangente para quem deseja se destacar nesse setor

luanatorres

Deixe uma resposta