Confiança, disponibilidade e variedade: o que quer o consumidor 4.0?

Confiança, disponibilidade e variedade: o que quer o consumidor 4.0?

Quando falamos em novos hábitos de consumo e consumidor 4.0, geralmente pensamos no avanço das novas tecnologias que nos mostram novas possibilidades de compra. Entretanto, um fator muito importante a ser considerado e estudado é também a mudança nos valores.

Neste artigo, trazemos alguns pontos importantes a serem considerados agora, depois de todas as mudanças trazidas pela pandemia. Boa leitura!

Um foco maior na experiência de compra

Segundo um relatório de pesquisa divulgado pela Accenture, as gerações X e Y já superam todas as outras gerações no mundo todo. São os hábitos de consumo dessa população que vêm promovendo mudanças significativas no mercado de e-commerce. 

Com um comportamento orientado ao propósito, esses grupos geralmente estão sempre com os celulares na mão realizando compras em poucos cliques. Mais do que avaliar apenas preço, avaliam a experiência de compra e os impactos sociais e ambientais do consumo.

Não à toa, cada dia mais as empresas buscam se posicionar a favor de causas relevantes e investir em ações de responsabilidade social. Marcas que promoveram iniciativas positivas durante a pandemia, por exemplo, não passaram despercebidas.

Tudo isso impacta diretamente na decisão de compra. Em meio a inúmeras opções, o mercado de e-commerce agora se destaca por três valores do consumidor 4.0: 

Confiança

Os compradores esperam que as empresas usem seu poder a favor de um propósito, por meio de ações, produtos e serviços. 

Já no início da pandemia, os serviços de entrega sem contato se destacaram, pois oferecem mais segurança aos trabalhadores e ao consumidor. Hoje, mais do que preço, a confiança em uma marca tem impacto direto na fidelidade de um cliente.

Disponibilidade

Em um mercado tão competitivo, é importante prestar o serviço contratado dentro do prazo acordado e ser acessível para prestar um bom suporte pós-venda. 

Isso significa que ter uma rede de entregas capaz de atender a todas as demandas sem atrasos é indispensável. Além disso, estar disponível para realizar trocas de maneira simples e ágil tem sido cada vez mais um diferencial. 

Hoje, mesmo que o artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor estabeleça o prazo de 7 dias para arrependimento de compra, já não é raro que os grandes e-commerces ofereçam um prazo maior.

Variedade

Não é à toa que as grandes plataformas de e-commerce adotaram o marketplace como modelo de negócio. A grande variedade de produtos encontrados em um só lugar dá mais comodidade e vantagens ao cliente. 

Mais do que apenas variedade de categorias, é importante oferecer também opções  de marcas, cores, faixas de preço etc.

Para oferecer tudo isso e se diferenciar no mercado, é imprescindível ter uma operação logística conectada, que seja capaz de atender com agilidade a demandas como entrega no mesmo dia, necessidades diferentes de transporte, logística reversa e atendimento personalizado – demandas essas que são quase obrigatórias para conquistar o consumidor 4.0.

Para saber mais sobre como preparar sua operação logística para esse novo cenário, clique aqui e confira outro artigo que preparamos sobre o tema.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Roteirização e planejador de viagens

Roteirização: como usar um planejador de viagens de forma eficiente?

Para quem busca um setor de logística eficiente e dinâmico, a roteirização eficiente é uma pedra angular para o sucesso operacional das empresas. O uso inteligente de um planejador de viagens pode ser a diferença entre uma cadeia de suprimentos fluida e eficiente e uma série de desafios logísticos.  Neste artigo, vamos explorar em profundidade

Transport management system (TMS)

Transport management system (TMS): Descubra qual a melhor forma de implementar

À medida que a demanda por eficiência e controle na cadeia de suprimentos continua a crescer, as empresas estão cada vez mais adotando soluções avançadas, como o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS). Mas implementar um TMS eficazmente pode ser um desafio.  Neste guia, exploramos as melhores práticas para implementação, ajudando você a otimizar sua

Automação na logística

Automação logística: O que é e quais as vantagens?

No cenário competitivo atual, a eficiência operacional é um dos principais fatores que determinam o sucesso de uma empresa. A automação logística emerge como uma solução inovadora para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução. Mas o que é automação logística e quais são suas vantagens?  Neste artigo, exploraremos essas questões e ofereceremos

luanatorres

Deixe uma resposta