Quais as vantagens do ship from store e como colocar em prática

Quais as vantagens do ship from store e como colocar em prática

Você sabe o que é ship from store? Estratégia importante para as vendas omnichanel, esse conceito significa exatamente o que diz: “envio da loja”. 

Ou seja, em vez de entregar pedidos a partir de um centro de distribuição, é a loja física que atua como fonte de estoque. Assim, com um bom planejamento da operação, é possível reduzir significativamente o tempo de entrega e equilibrar melhor o estoque.

Já não é nenhum segredo que, além de prezar pela qualidade e pelo preço dos produtos, os consumidores também querem que suas compras sejam entregues o mais rápido possível e de forma economicamente viável.

Portanto, implementar o ship from store pode ser uma boa solução para acelerar o ciclo de atendimento dos pedidos e fazer com que os clientes fiquem mais satisfeitos. Confira alguns dos principais benefícios!

O ship from store melhora a eficiência do estoque e dos recursos da loja

Com a loja física atuando como a fonte de envios, a rotatividade do estoque fica muito mais alta. Isso libera espaço nas prateleiras para produtos mais frescos ou mais recentes, além de diminuir a indisponibilidade de alguns itens. 

Alinhar as demandas de uma região com o estoque em excesso de outra também pode reduzir a necessidade de remarcações e desperdícios, por exemplo.

Outro ponto positivo é poder aproveitar melhor a produtividade dos times de atendimento, que em horas de pouca movimentação na loja física, podem ajudar a gerenciar e organizar os pedidos realizados na plataforma online.

Para isso, é fundamental ter uma boa solução capaz de gerenciar todas as demandas e estabelecer um fluxo de acordo com o estoque disponível em cada loja, a localização dos clientes e a frota disponível. 

Reduz a velocidade de entrega 

Um pedido enviado diretamente da loja mais próxima do cliente geralmente percorre uma rota bem mais curta do que se partisse dos centros de distribuição, que geralmente ficam em áreas mais distantes.

Assim, o ship from store é uma estratégia eficiente para atender às crescentes demandas por entregas cada vez mais rápidas. E esse é um ponto chave para fidelizar o consumidor do e-commerce.

Segundo estudo realizado pelo Mercado Livre, em 2020, 70% das compras realizadas na plataforma foram entregues no mesmo dia ou no dia seguinte. Isso mostra o quanto essas modalidades de entrega têm sido prioridade.

Pode reduzir custos de transporte

O ship from store pode diminuir custos de envio de duas maneiras. A primeira delas é: com um bom planejamento de rotas e levando em consideração o tipo de frota parceira, o transporte de um produto pode custar muito menos do que se ele fosse enviado de um centro de distribuição que, como já mencionamos, geralmente se encontra a muitos quilômetros de distância do cliente.

Outra forma de reduzir os custos de transporte é oferecer ao cliente a opção de comprar online e retirar na loja. 

Isso oferece uma alternativa de custo zero para o envio da mercadoria e a garantia de que o item está disponível para os consumidores em um local físico próximo a eles, com o mínimo de tempo necessário dentro da loja. Basta entrar, pegar e sair.

Segundo estudo realizado pela Social Miner, 52% dos consumidores pretendem optar por comprar online e retirar na loja quando têm essa opção. Ou seja, a tendência é que os clientes continuem valorizando a experiência omnichannel.

Como colocar o ship from store em prática?

Este é provavelmente o melhor momento para investir em entregas mais rápidas e conquistar novos clientes. Com a pandemia do coronavírus, as compras virtuais aumentaram significativamente e, com elas, veio a necessidade de ter o produto em mãos cada vez mais rápido.

Embora o ship from store forneça um enorme potencial de crescimento, esse modelo precisa ser implementado junto a outras inovações para melhorar a experiência de compra.

Se houver gargalos entre o que está sendo exibido na plataforma online e o que tem disponível nos estoques, por exemplo, os custos adicionais para acionar outras lojas e planejar as rotas de entrega podem fazer todo o processo ficar caro demais. 

Assim, para implementar o ship from store, é preciso começar com uma solução robusta capaz de gerenciar e orquestrar a atribuição de todas as entregas, ao mesmo tempo em que otimiza o planejamento de rotas e dá visibilidade em tempo real de toda a operação. 

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