Rastreamento: qual sua função na logística?

Rastreamento: qual sua função na logística?

Sabe aquele código de rastreamento do objeto que recebemos para acompanhar os fretes? Ele faz parte de uma cadeia logística que, se integrada com outras tecnologias, traz um controle total para você garantir segurança e eficiência nos processos logísticos.

Em um contexto de consumidores cada vez mais exigentes, o atraso em uma entrega é determinante para que escolham um outro serviço, e não o seu. Quem nunca sofreu com uma comida que demorou para chegar naquele momento em que a fome está no ápice?

Pois não é somente no delivery de comida que o atraso pode nos fazer perder a fome. Uma pesquisa sobre gestão logística promovida pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) indica que 61% das lojas virtuais têm como problema principal o atraso nas entregas. 

Foi para diminuir os riscos dos problemas com entregas que nos últimos anos surgiram novas tecnologias logísticas.

As três tecnologias que formam os pilares de uma entrega segura, eficiente e fiscalizada são: rastreamento, monitoramento e a roteirização. 

Em conjunto, elas podem reduzir seus problemas com atrasos, falhas humanas, avarias nos produtos e roubos. Como resultado, maior praticidade e satisfação do cliente. Sendo assim, você pode optar por softwares que ofereçam os recursos separadamente ou um que trabalhe com os três.

O rastreamento junto com as outras tecnologias trabalham para reduzir tempo e ganhar praticidade.

Na prática, por que investir em torre de controle roteirização integrados?

Sabe aquele produto que extraviou que ninguém sabe dizer quando foi que ele se perdeu? Com essas três tecnologias, isso não vai mais acontecer. 

Já falamos sobre a função do monitoramento de frotas. Veja aqui mais detalhes sobre esse recurso. Hoje, falaremos de um serviço que trabalha junto com o monitoramento: o rastreamento. E, não tem como falar de monitoramento e rastreamento sem citar a relevância do roteirizador. Continue lendo para saber mais. 

O rastreamento faz parte do processo logístico de monitoramento de frotas, responsável por acompanhar o trajeto do item.

Mas não se engane: o rastreamento não tem a finalidade do acompanhamento simultâneo, muito menos disponibiliza a visibilidade de um veículo na tela de um computador. Essas funções são do monitoramento. O conceito de rastreamento se aproxima mais da procura de sinais para localizar o objeto.

O rastreamento tem o propósito de registrar e analisar os acontecimentos ao longo dos deslocamentos realizados por algum veículo.

É por meio de GPS e satélites que você pode implantar um sistema de rastreamento. Os veículos de transporte são equipados com rastreadores que permitem fazer o acompanhamento da carga em sua rota de entrega, que por sua vez pode ser visualizada por meio do sistema de monitoramento.

Como funciona o sistema de rastreamento?

Um receptor GPS compara sinais de uma rede de satélites acima para localizar sua localização em poucos metros, fornecendo dados posicionais em real time. Um sistema que pode ser inclusive acessado do celular! Mesmo que seu telefone celular não esteja habilitado para GPS, ele pode conter tecnologia projetada para ajudar o provedor a rastrear o dispositivo. 

Ao utilizar a comunicação em tempo real, você é notificado de qualquer imprevisto na rota da encomenda e, de quebra, o consumidor também já fica avisado que o produto pode atrasar.

Mas, se sua equipe já estiver preparada para lidar com os contratempos, a resolução é ágil e não prejudica a chegada do produto ao cliente. Essa medida garante a segurança e o controle total do pedido.

E como preparar a equipe para um controle do rastreamento e do monitoramento da frota? É aí que entra o trabalho do roteirizador.  É ele que vai indicar o necessário para estruturar todo o processo de entrega.

Afinal, qual a relação do roteirizador com o rastreamento?

O roteirizador é responsável pelo planejamento, enquanto o rastreamento localiza o produto a ser enviado.

O roteirizador apresenta um cronograma da frota de envio do produto traçado conforme as necessidades e demandas, seguindo uma lógica de prioridade

Um planejamento guiado por meio de um sistema de roteirização de entregas possibilita que se tenha carga disponível para transporte a cada rota que será traçada e cumprida, trabalhando lado a lado com os processos de monitoramento e rastreamento. 

Se você ainda faz esse planejamento de forma manual, pode estar investindo muito tempo em um processo que pode ser otimizado com o roteirizador. Para garantir mais eficácia e economia, o melhor é a adoção de um software que forneça a funcionalidade de roteirizador de entregas e esteja interligado aos demais setores da empresa, como a produção e o comercial. 

O controle da entrega é a melhor forma de satisfazer os entregadores, o empreendimento e os consumidores, garantindo que a entrega aconteça dentro do prazo determinado e que haja menos risco de cancelamento da compra. 

Agora que você já sabe as funções do rastreamento no processo logístico, invista nessas três tecnologias parceiras, potencialize a produtividade e aumente a segurança do seu produto e serviço. 

Banner RoutEasy para agendar demonstração

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Roteirização e planejador de viagens

Roteirização: como usar um planejador de viagens de forma eficiente?

Para quem busca um setor de logística eficiente e dinâmico, a roteirização eficiente é uma pedra angular para o sucesso operacional das empresas. O uso inteligente de um planejador de viagens pode ser a diferença entre uma cadeia de suprimentos fluida e eficiente e uma série de desafios logísticos.  Neste artigo, vamos explorar em profundidade

Transport management system (TMS)

Transport management system (TMS): Descubra qual a melhor forma de implementar

À medida que a demanda por eficiência e controle na cadeia de suprimentos continua a crescer, as empresas estão cada vez mais adotando soluções avançadas, como o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS). Mas implementar um TMS eficazmente pode ser um desafio.  Neste guia, exploramos as melhores práticas para implementação, ajudando você a otimizar sua

Automação na logística

Automação logística: O que é e quais as vantagens?

No cenário competitivo atual, a eficiência operacional é um dos principais fatores que determinam o sucesso de uma empresa. A automação logística emerge como uma solução inovadora para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução. Mas o que é automação logística e quais são suas vantagens?  Neste artigo, exploraremos essas questões e ofereceremos

luanatorres

Deixe uma resposta