Shopstreaming: Por que adotar no varejo?

Shopstreaming: Por que adotar no varejo?

Já pensou em unir as lives nas redes sociais às compras on-line? Se ainda não, está por fora das tendências. Os varejistas aderiram aos vídeos ao vivo, mesclando tecnologia e estratégias de marketing para atrair um público ávido por entretenimento. Chamada shopstreaming, a ação combina uma experiência de compra envolvente, em tempo real, interativa e experiencial.

Segundo o instituto iMedia Research, o “comércio ao vivo” movimentou US$ 63 bilhões na China, em 2019. E, de acordo com a pesquisa da Ebit/Nielsen, feita em parceria com a Elo, só no primeiro semestre de 2020, foram mais de 7 milhões de novos compradores no Brasil e um crescimento de 47% no volume gerado em vendas on-line. Os dados também mostram que a audiência das lives é entre 10 e 20 vezes maior. Assim, o mais indicado às marcas é mesclar os dois formatos – real time e vídeos gravados.

Mas como o shopstreaming funciona na prática?

O formato que consiste em colocar vendedores para apresentar ao vivo produtos que podem ser comprados on-line já existia antes de 2020. Porém, foi levado a um novo patamar com o isolamento social resultante da pandemia do Coronavírus.

As marcas estão se movendo para onde o consumidor está. No mercado chinês, berço do shopstreaming, é comum a participação de CEOs e presidentes das empresas nas lives que, também, podem ser apresentadas por influencers e artistas.

Durante a programação, os consumidores usam as funções de bate-papo para solicitar mais informações sobre os produtos e interagir com os apresentadores. 

Diante desse novo modo de vida, é hora de fornecer uma nova forma de o consumidor se entreter, aliando a isso interações e métricas digitais. 

Quais os benefícios do shopstreaming para o varejo online?

Pessoalidade e personalização

O shopstreaming traz de volta o elemento humano para a venda on-line. Fazer a demonstração de um produto permite que um vendedor oriente um consumidor diretamente por meio de seu site ou dispositivo móvel, como se o cliente estivesse na loja com o funcionário.

A experiência do cliente é fundamental. Primeiro, o consumidor é atendido na live e, depois, a tecnologia capta as informações necessárias de sua navegação pelo aplicativo ou site para entender melhor o perfil, ser assertivo e usar os dados gerados em estratégias de marketing e vendas.

Hoje, a partir de tecnologias que permitem a personalização da compra com base no histórico do usuário, chatbots e aplicativos móveis colaboram para uma experiência de usuário muito mais completa, ajudando os varejistas on-line a garantir a satisfação do cliente.

Otimização de tempo

O shopstreaming também pode otimizar o tempo. Horas de e-mail, mensagens de texto e chamadas telefônicas são reduzidas ao combinar o vídeo com a comunicação ao vivo. Isso porque o consultor de serviço já vai tirando as dúvidas e trazendo as informações necessárias, pensando sempre em obter as aprovações de recomendação de serviço. 

Por ser um serviço em tempo real, a captação dos dados permite a análise instantânea das informações de uma maneira simples, como quais produtos geram mais dúvidas e engajamento. É uma forma dinâmica e rápida de receber informações valiosas para elaboração de estratégias e gestão de processos, sem precisar esperar o resultado de interações de dias ou semanas. É instantâneo! E, ainda, se combinado à uma boa logística on demand, o resultado é praticidade e satisfação do cliente!

Com essa agilidade e atração, cria-se uma forma de reter a atenção dos clientes por tempo suficiente para convencê-los a fazer uma compra na sua loja antes de entrarem em alguma outra na internet.

Praticidade como resultado

Os compradores têm acesso direto a um profissional especialista na marca para saber mais sobre preços, material, datas de envio e o que é essencial para garantir uma boa experiência de compra. Em alguns casos, oferece uma experiência “na loja” sem os custos de trânsito ou investimento de tempo. Os consumidores podem descobrir novos itens que de outra forma nunca teriam encontrado e comprar no local com confiança.

Essa opção permite que os internautas obtenham assistência ao vivo para tirar dúvidas ou saber mais informações sobre produtos. Estudos mostram que 57% dos clientes abandonam uma compra on-line se não encontram uma resposta rápida para suas perguntas sobre um produto. O ao vivo garante a agilidade do processo.

Então, comece a fazer lives!

Cada mídia, como Twitter, Facebook, Instagram, LinkedIn, WhatsApp, deve seguir a linguagem e conteúdo de acordo com a proposta da rede, para um planejamento e controle assertivos. Seu público está no Instagram ou interage mais no Facebook?

Esteja onde o seu público-alvo está! Priorize os canais com os quais você já tem alguma audiência para garantir que poderá se comunicar com o maior número de pessoas.

Você pode se perguntar: mas falar o quê? Fale sobre o seu processo de criação, sobre dicas, assuntos que se relacionem com o seu cliente, leve até ele a satisfação que ele sempre buscaria em uma compra presencial, tal tendência tem como função não só te ajudar a vender, mas também a reter este cliente. 

Invista na qualidade do som, imagem, cenário e iluminação, que além de deixarem a live mais atrativa, são fatores que colaboram para uma boa avaliação do cliente e, consequentemente, na reputação da sua marca.

Treine os profissionais que irão aparecer ou invista nos influenciadores. Não basta apenas vender. Você tem que entreter para poder vender de forma que o consumidor já esteja envolvido com o seu conteúdo. 

É uma nova fórmula que atrai, retém clientes e mostra-se altamente eficaz nas vendas no varejo.

No que preciso me atentar para garantir uma satisfação total do consumidor?

Considere o produto ou serviço que vai oferecer na live, o profissional que irá conduzi-la e aposte no shopstreaming

Essa tendência é uma ótima opção para atrair, conquistar e vender. Mas para garantir uma satisfação total do cliente, é importante assegurar eficácia e agilidade em todas as etapas.

Para completar com chave de ouro, invista em um sistema de roteirização e gestão de entregas em tempo real. Assim, você estará no controle de tudo de forma simples e prática. A ferramenta de roteirização otimiza o tempo de viagem, indicando as melhores rotas de entrega para o motorista, assegurando que a encomenda chegará ao cliente no menor tempo possível.

Com o planejamento correto e uma ferramenta de roteirização eficaz, você vende bem e ainda assegura uma experiência completa para o consumidor, além de poder visualizar todo o processo de compra em tempo real, obtendo as informações necessárias desde a live até a entrega em casa.

Hoje em dia, quem fica de olho nas tendências sai na frente no mercado. Com uma gestão pensada para atrair, vender e entregar com eficiência, você destacará o seu negócio em frente aos concorrentes e, ainda, alavanca as suas vendas!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Roteirização e planejador de viagens

Roteirização: como usar um planejador de viagens de forma eficiente?

Para quem busca um setor de logística eficiente e dinâmico, a roteirização eficiente é uma pedra angular para o sucesso operacional das empresas. O uso inteligente de um planejador de viagens pode ser a diferença entre uma cadeia de suprimentos fluida e eficiente e uma série de desafios logísticos.  Neste artigo, vamos explorar em profundidade

Transport management system (TMS)

Transport management system (TMS): Descubra qual a melhor forma de implementar

À medida que a demanda por eficiência e controle na cadeia de suprimentos continua a crescer, as empresas estão cada vez mais adotando soluções avançadas, como o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS). Mas implementar um TMS eficazmente pode ser um desafio.  Neste guia, exploramos as melhores práticas para implementação, ajudando você a otimizar sua

Automação na logística

Automação logística: O que é e quais as vantagens?

No cenário competitivo atual, a eficiência operacional é um dos principais fatores que determinam o sucesso de uma empresa. A automação logística emerge como uma solução inovadora para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução. Mas o que é automação logística e quais são suas vantagens?  Neste artigo, exploraremos essas questões e ofereceremos

luanatorres

Deixe uma resposta