Para uma empresa que realiza vendas online, a entrega dos pedidos no prazo é parte fundamental para o sucesso do negócio. Quando a demanda cresce, o custo do gerenciamento de transportes pode ter um grande impacto nos resultados e a terceirização – seja total ou de apenas uma parte – das entregas surge como uma alternativa viável para oferecer sempre a melhor experiência para o cliente.
Nesse cenário, como escolher qual o melhor modelo de terceirização de entregas para o seu negócio? Você sabe como cada um deles funciona? Continue lendo este artigo para tirar todas as suas dúvidas.
Quais são as vantagens da terceirização de entregas?
Quando uma empresa lida com um grande volume de entregas, é necessário ter um planejamento logístico bem organizado para atingir bons resultados em termos de custos, produtividade e qualidade de atendimento.
Entretanto, tudo isso exige uma infraestrutura que a maioria das empresas não têm. Nesse caso, a terceirização das entregas traz vantagens importantes. São elas:
Escalabilidade
Terceirizar as entregas proporciona mais flexibilidade quando se trata de escalar processos. Se o seu negócio tiver um aumento repentino de demanda, é possível ter mais apoio e recursos suficientes para lidar com isso.
Não é necessário contratar pessoas às pressas, investir em treinamentos ou reconfigurar todo o fluxo da sua operação. E o contrário também vale: se houver uma queda repentina nas vendas, a flexibilidade também pode te beneficiar.
Otimização de custos
Com a terceirização, é possível otimizar recursos e ter uma economia considerável de custos fixos e variáveis. Dependendo do parceiro escolhido, é provável que ele atenda a outros clientes, operando com um volume muito maior de entrega.
Com isso, você pode se beneficiar de economias como taxas de frete mais baixas, armazéns mais acessíveis, impostos diluídos etc.
Experiência do cliente
Optar por terceirizar total ou parcialmente as entregas tem como um dos principais objetivos a entrega mais rápida, segura e com menor custo.E a boa notícia é que esses são fatores fundamentais para a satisfação do seu cliente.
Os novos hábitos de consumo exigem cada vez mais velocidade nos pratos e qualidade no atendimento. É preciso investir em experiência para ganhar competitividade.
Como montar uma rede de entregas?
Uma operação logística que trabalha com diferentes modalidades de serviço precisa de uma rede de entrega com parceiros capazes de atender a cada tipo de demanda. Veja alguns exemplos:
- Crowdshipping: por meio de uma parceria com um provedor (como Rappi, Uber, Loggi, Lalamove etc), você terá acesso a uma rede de entregadores, pessoas físicas previamente verificadas e aprovadas. As entregas acontecem de acordo com a demanda e são realizadas por quaisquer meios de transporte, como bicicleta, moto, patinetes, carros etc.
- Transportadora parceira: parte das entregas, que podem ser determinadas por região ou perfil do cliente, podem ser realizadas por transportadora parceira. Nesse caso, é importante que o fornecedor escolhido compartilhe da mesma excelência no serviço e qualidade da entrega.
- Operador 3PL: nesse modelo, além do processo de entrega, a terceirização inclui também o gerenciamento de estoque e o armazenamento. Nesse caso, a estrutura tecnológica e a capacidade de gerenciamento da empresa é o ponto fundamental para a escolha do melhor parceiro.
Ao incluir a terceirização de entregas na estratégia do seu negócio, é fundamental ter parceiros que garantam a eficiência de entrega e, claro, a experiência do cliente.
A expansão do e-commerce faz com que este momento seja crucial para buscar as melhores práticas de entrega, estar de olho no mercado e passar do planejamento à execução.
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