Terceirização de entregas: vantagens e qual o melhor modelo para o seu negócio

Terceirização de entregas: vantagens e qual o melhor modelo para o seu negócio

Para uma empresa que realiza vendas online, a entrega dos pedidos no prazo é parte fundamental para o sucesso do negócio. Quando a demanda cresce, o custo do gerenciamento de transportes pode ter um grande impacto nos resultados e a terceirização – seja total ou de apenas uma parte – das entregas surge como uma alternativa viável para oferecer sempre a melhor experiência para o cliente.

Nesse cenário, como escolher qual o melhor modelo de terceirização de entregas para o seu negócio? Você sabe como cada um deles funciona? Continue lendo este artigo para tirar todas as suas dúvidas.

Quais são as vantagens da terceirização de entregas?

Quando uma empresa lida com um grande volume de entregas, é necessário ter um planejamento logístico bem organizado para atingir bons resultados em termos de custos, produtividade e qualidade de atendimento. 

Entretanto, tudo isso exige uma infraestrutura que a maioria das empresas não têm. Nesse caso, a terceirização das entregas traz vantagens importantes. São elas:

Escalabilidade

Terceirizar as entregas proporciona mais flexibilidade quando se trata de escalar processos. Se o seu negócio tiver um aumento repentino de demanda, é possível ter mais apoio e recursos suficientes para lidar com isso.

Não é necessário contratar pessoas às pressas, investir em treinamentos ou reconfigurar todo o fluxo da sua operação. E o contrário também vale: se houver uma queda repentina nas vendas, a flexibilidade também pode te beneficiar.

Otimização de custos

Com a terceirização, é possível otimizar recursos e ter uma economia considerável de custos fixos e variáveis. Dependendo do parceiro escolhido, é provável que ele atenda a outros clientes, operando com um volume muito maior de entrega.

Com isso, você pode se beneficiar de economias como taxas de frete mais baixas, armazéns mais acessíveis, impostos diluídos etc.

Experiência do cliente

Optar por terceirizar total ou parcialmente as entregas tem como um dos principais objetivos a entrega mais rápida, segura e com menor custo.E a boa notícia é que esses são fatores fundamentais para a satisfação do seu cliente. 

Os novos hábitos de consumo exigem cada vez mais velocidade nos pratos e qualidade no atendimento. É preciso investir em experiência para ganhar competitividade.

Como montar uma rede de entregas?

Uma operação logística que trabalha com diferentes modalidades de serviço precisa de uma rede de entrega com parceiros capazes de atender a cada tipo de demanda. Veja alguns exemplos:

  • Crowdshipping: por meio de uma parceria com um provedor (como Rappi, Uber, Loggi, Lalamove etc), você terá acesso a uma rede de entregadores, pessoas físicas previamente verificadas e aprovadas. As entregas acontecem de acordo com a demanda e são realizadas por quaisquer meios de transporte, como bicicleta, moto, patinetes, carros etc. 
  • Transportadora parceira: parte das entregas, que podem ser determinadas por região ou perfil do cliente, podem ser realizadas por transportadora parceira. Nesse caso, é importante que o fornecedor escolhido compartilhe da mesma excelência no serviço e qualidade da entrega.
  • Operador 3PL: nesse modelo, além do processo de entrega, a terceirização inclui também o gerenciamento de estoque e o armazenamento. Nesse caso, a estrutura tecnológica e a capacidade de gerenciamento da empresa é o ponto fundamental para a escolha do melhor parceiro.

Ao incluir a terceirização de entregas na estratégia do seu negócio, é fundamental ter parceiros que garantam a eficiência de entrega e, claro, a experiência do cliente.

A expansão do e-commerce faz com que este momento seja crucial para buscar as melhores práticas de entrega, estar de olho no mercado e passar do planejamento à execução.

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Roteirização e planejador de viagens

Roteirização: como usar um planejador de viagens de forma eficiente?

Para quem busca um setor de logística eficiente e dinâmico, a roteirização eficiente é uma pedra angular para o sucesso operacional das empresas. O uso inteligente de um planejador de viagens pode ser a diferença entre uma cadeia de suprimentos fluida e eficiente e uma série de desafios logísticos.  Neste artigo, vamos explorar em profundidade

Transport management system (TMS)

Transport management system (TMS): Descubra qual a melhor forma de implementar

À medida que a demanda por eficiência e controle na cadeia de suprimentos continua a crescer, as empresas estão cada vez mais adotando soluções avançadas, como o Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS). Mas implementar um TMS eficazmente pode ser um desafio.  Neste guia, exploramos as melhores práticas para implementação, ajudando você a otimizar sua

Automação na logística

Automação logística: O que é e quais as vantagens?

No cenário competitivo atual, a eficiência operacional é um dos principais fatores que determinam o sucesso de uma empresa. A automação logística emerge como uma solução inovadora para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução. Mas o que é automação logística e quais são suas vantagens?  Neste artigo, exploraremos essas questões e ofereceremos

luanatorres

Deixe uma resposta