Torre de controle logístico: conheça os benefícios dessa tecnologia

Torre de controle logístico: conheça os benefícios dessa tecnologia

O desempenho das entregas e satisfação dos clientes são pontos importantes para as empresas que querem se destacar no mercado, e uma tecnologia como a torre de controle logístico pode ser uma grande aliada nessa jornada.

Essa ferramenta consegue auxiliar negócios no monitoramento logístico, rastreando as entregas e coletas de mercadorias que são realizadas diariamente e em grande volume, com informações em tempo real e visibilidade total de todas as etapas em andamento.

Confira neste artigo o que é uma torre de controle logístico e como ela pode auxiliar as operações na gestão de envios.

O que é torre de controle logístico?

A torre de controle logístico é uma central que integra e organiza todas as informações de uma operação que trabalha com logística de distribuição.

Nessa central, é possível encontrar os dados mais relevantes para as operações, assim, o gestor consegue ter uma maior visibilidade sobre os processos que estão sendo executados, principalmente quando existe um número muito grande de veículos em rota.

Para as empresas que possuem processos logísticos mais complexos, a torre de controle pode ajudar os gestores a otimizar atividades, corrigir eventuais gargalos, além de facilitar a tomada de decisões.

Quais os benefícios de um a torre de controle logístico?

De maneira geral, a torre de controle logístico é essencial para acompanhar e melhorar os resultados, além de ter em mãos informações sempre atualizadas para agir sobre qualquer problema ou erro de percurso.

Conheça os benefícios que a torre de controle pode trazer para a operação do seu negócio:

– Monitoramento de frotas em tempo real

O acompanhamento das rotas de entrega em tempo real é importante para fornecer maior segurança para motoristas, cargas e mercadorias. 

Com auxílio da torre de controle logístico, o gestor acompanha desde o início da viagem até a chegada em seu destino, assim a empresa sabe se o produto está perto de ser entregue, e pode informar o status da entrega para o cliente ter tempo de se preparar para recebê-la.

– Comunicação mais eficiente com os motoristas

Ter informações em tempo real sobre qualquer ocorrência, como imprevistos e mudanças de rota, torna possível o contato imediato com o motorista para resolver os problemas mais rapidamente. 

O módulo de Gestão da RoutEasy é uma torre de controle completa. O aplicativo mobile permite chat direto com o motorista que já está em rota de entrega para dar ainda mais eficiência à operação. Além disso, no aplicativo também tem um canhoto digital, para registrar a entrega, através de fotos, vídeos e assinaturas. Quer saber mais sobre cada uma das soluções? Acesse nosso site!

– Indicadores da operação

Com o auxílio da tecnologia e da torre de controle logístico, a empresa define todos os indicadores mais relevantes para o seu negócio e analisa essas métricas mais estrategicamente.

Acompanhar todas as etapas de cada operação facilita a geração de indicadores, pois quanto mais cada etapa é monitorada, melhor ela pode ser mensurada e analisada, tornando visíveis os pontos que precisam ser melhorados.

– Mais produtividade

Com um controle de indicadores a produtividade também aumenta, pois fica mais fácil identificar quais são as etapas com problemas e encontrar as soluções, tornando a operação logística mais eficiente, produtiva e com maior controle de entregas.

O módulo de gestão da RoutEasy também auxilia no gerenciamento das equipes externas, tornando a rotina dos colaboradores mais produtiva ao acompanhar as rotas.

– Tomada de decisão baseada em dados

Os dados são importantes pois ajudam os gestores a compreender cada etapa da logística de distribuição. Com KPIs customizados, é possível fazer uma comparação entre os resultados e os objetivos traçados para que ajustes necessários sejam feitos.

Alguns KPIs utilizados são:

– Tempo médio que o transporte leva para entregar mercadorias ao cliente final;

– Lead Time, que calcula o tempo entre o pedido do cliente e a chegada da encomenda até ele;

– Volume de devoluções, também conhecido por logística reversa.

Uma logística orientada a dados é crucial para o crescimento em um mercado tão competitivo e a torre de controle logístico pode ser uma grande aliada nesse aspecto.

Um artigo publicado pela empresa McKinsey & Company revelou que as organizações que investem em tecnologias apresentam melhor desempenho financeiro.

Por isso, implantar uma ferramenta eficiente como a torre de controle logístico é importante para manter a competitividade. Quer saber tudo o que uma torre de controle pode fazer pelo seu negócio? Agende uma demonstração com os nossos especialistas!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

O papel da inteligência artificial na otimização de entregas

A logística enfrenta um desafio constante: como entregar produtos de forma rápida, eficiente e econômica. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta poderosa, revolucionando a maneira como as empresas otimizam suas operações de entrega. Desde a previsão da demanda até o roteamento de veículos, a IA está transformando cada etapa do processo

Curso de roteirização

Curso de roteirização: qual fazer?

No complexo cenário da logística e transporte, a roteirização desempenha um papel central. Para profissionais em busca de aprimoramento nesta área, investir em um curso de roteirização é essencial.  Neste artigo, exploraremos os fundamentos, os benefícios e o conteúdo de um curso de roteirização, oferecendo uma visão abrangente para quem deseja se destacar nesse setor

Saiba como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Com a necessidade de realizar entregas cada vez mais rápidas, é fundamental que as empresas otimizem suas rotas de entrega para garantir um serviço eficiente aos clientes. Mas como planejar rotas de entregas de forma mais eficaz? Neste artigo, você vai entender a importância de um planejamento eficiente de rotas de entrega, os principais desafios

luanatorres

Deixe uma resposta