Torre de controle: o que é e quais as melhores funcionalidades?

Torre de controle: o que é e quais as melhores funcionalidades?

Uma torre de controle é a solução ideal para gestão de uma operação logística

Com a necessidade de realizar entregas cada vez mais rápidas, as soluções que melhoram o desempenho das operações e a satisfação dos clientes se tornaram essenciais. Um bom exemplo é a torre de controle, uma tecnologia que vem ganhando cada vez mais destaque no setor logístico.

Com essa ferramenta, o monitoramento dos processos de coleta e entrega de mercadorias se torna mais eficiente e com maior controle operacional, oferecendo também mais visibilidade para suportar as tomadas de decisões estratégicas da empresa. 

Saiba mais sobre a torre de controle, quais são os benefícios e quais as funcionalidades mais importantes para uma operação logística.

O que é uma torre de controle?

Na logística, a torre de controle é uma central de integração que reúne as principais informações sobre a operação logística de uma empresa.

Com ela, a equipe tem uma visão completa do que está acontecendo em tempo real. Todos os processos são monitorados, possibilitando que algumas tarefas sejam realizadas com mais precisão, como:

  • planejamento das demandas – quando, onde e a quantidade das mercadorias coletadas;
  • acompanhamento em tempo real das etapas de entrega ou coleta;
  • controle de atividades dos entregadores e motoristas;
  • resolução mais rápida de imprevistos.

Esses dados disponibilizados pela torre de controle podem ser utilizados como base para as tomadas de decisão. Com isso, os gestores identificam o problema e conseguem rapidamente encontrar uma solução.

Como funciona uma torre de controle?

Uma torre de controle se baseia em três pilares: visibilidade, análise de dados e execução.

– Execução

Após a etapa de planejamento e atribuição de rotas, a torre de controle é responsável pelo monitoramento do planejado vs. executado.

Com esse acompanhamento, torna-se mais fácil gerar melhorias contínuas na qualidade de entrega dos produtos, corrigindo eventuais falhas.

– Visibilidade

A torre de controle traz mais visibilidade para a operação e também para o cliente, pois além de monitorar todas as etapas de entrega, também disponibiliza informações em tempo real, além de  alertas sobre qualquer ocorrência.

– Análise de Dados

A torre de controle consegue informar o que está acontecendo no momento, o que pode acontecer em seguida e o que é possível melhorar. Essas informações podem ser analisadas através do uso de dados.

Quais as melhores funcionalidades?

– Acompanhamento em tempo real

Com essa funcionalidade, é possível manter o cliente informado sobre todas as etapas do percurso e receber feedbacks ao final de cada entrega ou serviço.

Dessa forma, é mais fácil saber se todas as entregas estão sendo realizadas no prazo certo e se os clientes estão satisfeitos com o serviço.

– Aplicativo do motorista

Esse pode ser um grande aliado para monitorar todas as entregas em tempo real e acompanhar problemas e imprevistos.

O aplicativo do motorista da RoutEasy, por exemplo, permite o recebimento e execução de tarefas diretamente no celular, além de contar também com um chat onde é possível falar diretamente com o motorista, auxiliando a solucionar ocorrências com mais agilidade.

– Proof of delivery ou Canhoto Digital

O comprovante de entrega eletrônico é mais prático que os canhotos em papel. Com ele, é possível ter a comprovação de entrega eletrônica com validade jurídica utilizando assinatura do recebedor, foto e/ou vídeo.

Seu uso pode diminuir problemas com armazenamento ou perda de comprovantes, evitando futuros problemas até mesmo com clientes.

– Gestão de usuários e filiais

A possibilidade de gerar diferentes usuários e filiais com diferentes perfis e acessos. É uma funcionalidade essencial para grandes operações que precisam acompanhar todas as atividades executadas e alterações realizadas.

– Dashboard com dados atualizados

Uma boa torre de controle deve gerar dados em tempo real e fáceis de entender. Além disso, deve facilitar a exportação e análise desses dados.

Por isso, é ideal que a ferramenta consiga gerar relatórios completos para planejamento, gestão e atualizações. Assim, a análise de dados para a tomada de decisões se torna muito mais prática e precisa.

Quais os benefícios de uma torre de controle?

O módulo de Gestão da RoutEasy oferece uma torre de controle completa, com tudo o que uma operação precisa para acompanhar processos e tomar decisões com maior agilidade. 

Com ele, é possível monitorar a frota em tempo real e acompanhar todas as etapas da entrega, garantindo entregas no prazo.

Além disso, as informações sobre a operação que são disponibilizadas através da plataforma aumentam a eficiência na tomada de decisão, que se tornam mais certeiras quando baseadas em dados.

Junto ao módulo de Otimização da RoutEasy, sua operação logística ganha ainda mais produtividade, melhorias contínuas nos processos, além da redução de custos. Saiba mais sobre as soluções da RoutEasy!

botão demonstração

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

O papel da inteligência artificial na otimização de entregas

A logística enfrenta um desafio constante: como entregar produtos de forma rápida, eficiente e econômica. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta poderosa, revolucionando a maneira como as empresas otimizam suas operações de entrega. Desde a previsão da demanda até o roteamento de veículos, a IA está transformando cada etapa do processo

Curso de roteirização

Curso de roteirização: qual fazer?

No complexo cenário da logística e transporte, a roteirização desempenha um papel central. Para profissionais em busca de aprimoramento nesta área, investir em um curso de roteirização é essencial.  Neste artigo, exploraremos os fundamentos, os benefícios e o conteúdo de um curso de roteirização, oferecendo uma visão abrangente para quem deseja se destacar nesse setor

Saiba como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Como planejar rotas de entregas de maneira eficaz

Com a necessidade de realizar entregas cada vez mais rápidas, é fundamental que as empresas otimizem suas rotas de entrega para garantir um serviço eficiente aos clientes. Mas como planejar rotas de entregas de forma mais eficaz? Neste artigo, você vai entender a importância de um planejamento eficiente de rotas de entrega, os principais desafios

luanatorres

Deixe uma resposta