A transformação digital na logística veio pra ficar

A transformação digital na logística veio pra ficar

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O avanço tecnológico está permitindo uma verdadeira transformação digital na logística das organizações, que agora crescem de forma mais ordenada e com capacidade de atender altas demandas a custos cada vez mais baixos. 

Até parece um sonho, né? Mas, hoje, a realidade é que, graças à tecnologia, as empresas têm times cada vez mais enxutos e com pessoas ocupando funções estratégicas e não mais operacionais.

Segundo a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), entre 2022 e 2026 serão investidos R$ 126 bilhões no setor de logística brasileiro e os maiores investimentos serão em novas tecnologias para modernizar as operações. 

Quer entender como a transformação digital vai continuar impactando a logística? Continue a leitura!

Qual é o momento de mercado?

Com a transformação digital, o mercado de logística vem oferecendo cada vez mais transparência para o consumidor e isso tem impactado a decisão de compra. 

Hoje, quando o consumidor procura algum produto na internet, já é possível filtrar por aqueles que serão entregues no mesmo dia, então as empresas que não disponibilizam esse serviço acabam ficando atrás da concorrência.

Segundo o Capterra, 73% dos consumidores esperam que as entregas sejam feitas no mesmo dia e 58% consideram a entrega um fator relevante para a compra. 

Outro elemento importante é o custo. De acordo com a mesma pesquisa, 56% não compram um produto com frete caro e alto prazo de entrega. Logo, para atender esse novo consumidor, investir em inovação logística é indispensável.

Transformação digital na logística: como colocar em prática?

Para sair do “falar é fácil”, as empresas estão planejando melhor as suas entregas, buscando reduzir os custos de operação e aumentando a qualidade da do serviço.

Com o uso de softwares que aplicam inteligência artificial na logística, é possível criar rotas inteligentes respeitando as restrições de carga e regras de negócio, além de manter o cliente informado sobre todas as etapas da entrega. 

Dentre as principais e mais acessíveis tecnologias capazes de tornar as operações logísticas mais estratégicas para as empresas, destaco duas: a roteirização e a torre de controle .Abaixo, explico detalhadamente os principais benefícios de cada uma delas.

Roteirização: os principais benefícios

Dentre os benefícios que a roteirização oferece às operações, estão: redução de custos, diminuição de quilômetros rodados, maior segurança, maior rentabilização da operação e menor emissão de CO2.

  • Redução de quilometragem rodada: através de rotas otimizadas e maior aproveitamento da capacidade dos veículos, é possível utilizar o caminho mais curto para a sua operação, com mais entregas por veículos assim diminuindo o total de distância percorrida.
  • Redução de custos: é uma consequência da diminuição da quilometragem e dos veículos. Geralmente a redução de quilometragem impacta as operações que utilizam frota própria, já que a empresa é responsável pelo abastecimento e manutenção dos veículos. Já a redução de veículos utilizados impacta diretamente as operações que usam frota terceirizada e sob demanda.
  • Maior segurança: é possível determinar quando e por onde o seu veículo vai passar, sendo uma decisão estratégica para os veículos que transportam cargas valiosas. É possível também determinar a ordem de entrega, afinal, se você tem que entregar numa região que é considerada de risco, é melhor que sejam as últimas entregas para o veículo estar mais vazio, certo?
  • Maior rentabilidade: a redução de custos agrega muito para o setor comercial também. É possível ter uma margem maior de negociação, com a segurança de que aquela negociação trará mais lucro para a empresa.
  • Menor emissão de CO2: com menos veículos na rua e rodando o mínimo possível, começamos a reduzir o CO2 emitido na atmosfera, preservando o nosso meio ambiente

Torre de controle logístico: os principais benefícios 

A partir do momento que você implanta uma solução de monitoramento da sua operação logística, é possível começar a ser mais proativo ao invés de reativo. 

Isso significa que você saberá dos possíveis atrasos de entregas antes que eles realmente ocorram, podendo tomar decisões estratégicas para corrigir os problemas com muito mais agilidade.

A comunicação entre a torre de controle e o motorista torna-se formal e a gestão consegue ter visibilidade de tudo o que acontece na rua. 

Então, se alguma entrega atrasou e, consequentemente, todas as seguintes também atrasarão, o gestor consegue tomar alguma decisão para que os clientes não fiquem insatisfeitos com aquele atraso.

Com a torre de controle da RoutEasy, você ainda tem a prova de entrega (também conhecida como POD – proof od delivery – e canhoto digital), tornando a operação mais efetiva e mais organizada. 

Diretamente do celular, o motorista preenche um relatório de entrega sendo possível enviar fotos e vídeos como comprovação.

Conclusão

Os analistas de roteirização perdem muito fazendo trabalhos manuais e isso é um desperdício de recursos para as empresas. Isso porque, enquanto eles poderiam se ocupar com atividades mais estratégicas, eles perdem tempo com tarefas que poderiam ser facilmente automatizadas.

Hoje a tecnologia para transportes é imprescindível e a régua do nível de serviço está cada vez mais alta, deixando para trás empresas que ainda não fazem esse tipo de investimento.

Além disso, as empresas também possuem dificuldade em escalar suas operações. Os processos manuais impedem que todas as unidades tenham os mesmos padrões de qualidade e custo, porque o conhecimento está preso em poucas pessoas. 

A tecnologia permite que as empresas repliquem bons costumes de uma operação para as demais, mantendo os bons resultados.

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