Os transportes estão entre os principais responsáveis pelo efeito estufa. Para reverter esse cenário, a logística verde é uma aliada, já que envolve iniciativas como a otimização de rotas e outras ações de sustentabilidade na entrega.
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), o setor de transporte responde por cerca de 20% das emissões globais de CO2. No Brasil, responde por cerca de 9% das emissões totais, estima o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
Quanto mais pesado for o veículo e mais antiga for a frota, maior será a contribuição do setor de transportes para a poluição ambiental. Por isso, é consenso entre os órgãos mundiais de defesa do planeta a orientação de redução dos aspectos nocivos dos veículos pesados no clima e na saúde das pessoas.
É aí que a logística verde entra em evidência. Neste artigo, a gente explica tudo sobre o tema: do conceito aos desafios da implementação, passando pelas estratégias necessárias para otimizar rotas e garantir a sustentabilidade econômica das entregas.
O que é logística verde?
Logística verde é um conceito que engloba práticas, estratégias e princípios de sustentabilidade adotados para reduzir o impacto ambiental das operações logísticas. Pode ser aplicada em toda a cadeia de suprimentos, em especial no transporte rodoviário de cargas e nos serviços de entrega.
Importância da logística verde
A logística verde é um diferencial cada vez mais relevante no transporte de cargas. Além de garantir a sustentabilidade na entrega, essa prática atende à demanda do mercado por produtos e serviços preocupados com o meio ambiente.
Além disso, ajuda no cumprimento das legislações em relação à redução das emissões de carbono e descarte correto de resíduos.
As práticas sustentáveis na logística também contribuem para a redução de custos, melhoria da imagem da empresa, demonstração do compromisso das marcas com a responsabilidade social e a transparência nos processos.
Empresas que investem na logística verde se destacam por serem inovadoras, preocupadas com o futuro sustentável e com a preservação dos recursos naturais. Ou seja, se diferenciam da concorrência e ocupam um espaço de mercado mais competitivo.
Principais desafios da logística verde
A logística verde é uma necessidade para as empresas que desejam se enquadrar em padrões de competitividade e sustentabilidade. No entanto, essa prática ainda esbarra em desafios.
Custos e adaptação às mudanças
A adoção de tecnologias focadas em resultados sustentáveis, como o uso de veículos elétricos ou sistemas de gestão de energia, exige um investimento inicial. A adaptação da infraestrutura dos armazéns e centros de distribuição – para que atendam aos requisitos da logística verde – também pode gerar custos extras.
Falta de infraestrutura
Justamente por falta de investimentos em infraestrutura, as empresas esbarram na impossibilidade de utilizar veículos elétricos em larga escala, por exemplo. A falta de infraestrutura multimodal é outro impeditivo para quem deseja reduzir as emissões de gases poluentes no transporte rodoviário.
Complexidade da cadeia de suprimentos
A logística verde envolve a coordenação de diversos elos da cadeia de suprimentos, o que pode ser complexo e desafiador. A falta de padronização nos processos aumenta o desafio, em especial na comparação e na avaliação das diferentes iniciativas e seus resultados.
Resistência à mudança
A cultura organizacional é determinante para o sucesso da logística sustentável. Se os colaboradores resistem à mudança e à necessidade de adaptar suas rotinas, a implementação de práticas sustentáveis fica comprometida. Além disso, algumas empresas são conservadoras e resistentes às novas tecnologia e processos.
Falta de conscientização
A sustentabilidade na entrega e a redução do impacto ambiental dos transportes estão diretamente ligadas à conscientização. Nem todos os clientes estão dispostos a pagar mais por produtos ou serviços com certificação ambiental e muitas empresas ainda não entenderam a importância e os benefícios da logística verde a longo prazo.
Balanço entre sustentabilidade e eficiência
A busca por soluções sustentáveis nem sempre é a mais econômica a curto prazo. Só as empresas que avaliam o custo-benefício de investir em sustentabilidade é que percebem as vantagens a longo prazo.
Práticas sustentáveis na logística e no transporte de cargas
A maior parte das cargas brasileiras é transportada por estradas e os caminhões estão entre os grandes responsáveis pela emissão de gases poluentes. Para adotar a sustentabilidade na logística, no transporte e na distribuição das mercadorias, algumas boas práticas podem ajudar muito.
- Otimização de rotas: reduzir a distância percorrida diminui o consumo de combustível e as emissões de CO2.
- Modalidade de transporte: escolher modais mais sustentáveis sempre que possível, como o transporte ferroviário e aquaviário, reduz a poluição.
- Embalagens sustentáveis: usar embalagens recicláveis, biodegradáveis ou reutilizáveis evita que grandes quantidades de resíduos sejam descartadas.
- Gerenciamento de resíduos: implementar programas de coleta seletiva, reciclagem, compostagem faz parte da logística verde, assim como adotar estratégias para economia de água e energia elétrica.
- Logística reversa: ser responsável pelos produtos e embalagens após o uso, para reaproveitamento ou reciclagem, tem tudo a ver com sustentabilidade.
- Fontes de energia renováveis: utilizar energia solar ou outras fontes renováveis são boas opções para armazéns e centros de distribuição.
- Parcerias com fornecedores sustentáveis: escolher fornecedores que compartilhem os mesmos valores e práticas sustentáveis ou ofereçam soluções para viabilizar a logística verde é uma excelente estratégia.
- Utilização de veículos elétricos ou híbridos: esse recurso é adequado para quem deseja controlar a emissão de poluentes.
- Criação de centros de distribuição próximos aos consumidores: instalar CDs em pontos estratégicos ajuda a encurtar a distância percorrida pelos veículos.
Benefícios da logística verde para empresas e meio ambiente
Você pode estar se perguntando: por que investir na logística verde? Talvez já tenha se questionado: quem ganha com investimentos em sustentabilidade na entrega ou qual a vantagem de reduzir o impacto ambiental no transporte?
A resposta é tão abrangente quanto os benefícios da logística verde.
Vantagens para as empresas
Ao otimizar rotas, reduzir o consumo de combustível e escolher embalagens adequadas, as empresas obtêm economias significativas a longo prazo. Elas também melhoram a imagem diante de consumidores e investidores.
Assim, a logística verde se torna um diferencial competitivo porque atrai os clientes mais conscientes e preocupados com questões ambientais.
Por fim, operar em conformidade com as regulamentações ambientais evita multas, traz melhorias aos processos internos e gera mais eficiência operacional.
Vantagens para os clientes
Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a importância de preservar os recursos naturais e tendem a escolher empresas com esse propósito. Por isso, os produtos com menor impacto ambiental e as entregas mais sustentáveis ganham preferência.
Naturalmente, empresas com práticas sustentáveis tendem a gerar confiança nos consumidores e a certeza de que estão se relacionando com marcas que ajudam na missão de tornar o mundo mais sustentável.
Vantagens para a sociedade
Quando a logística é “verde” e as emissões poluentes do transporte são reduzidas, há melhoria na qualidade geral do ar. Além disso, graças à logística verde, a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas se torna mais efetiva.
Outra vantagem para a sociedade é a criação de empregos, resultado da implementação de novas tecnologias e soluções sustentáveis. Além disso, quando as entregas são otimizadas, as cidades têm menos congestionamentos, a poluição urbana é menor e a qualidade de vida da população melhora.
Vantagens para o governo
Os órgãos governamentais de fiscalização e controle estão entre os beneficiados da logística verde. Quando a empresa adota essa prática, ela contribui para o cumprimento das leis e das metas estabelecidas em acordos internacionais.
A saúde pública também ganha quando o setor logístico investe na sustentabilidade porque a poluição reduz. E vale lembrar que cidades com práticas e empresas sustentáveis tendem a atrair mais investimentos.
Como implementar a logística verde na entrega?
Algumas boas práticas são decisivas para tornar sustentável a logística brasileira. Se você quer transformar a sua operação de transporte e entrega, siga essas dicas.
- Otimização de rotas
Utilize softwares de gestão de frota e de roteirização para planejar viagens eficientes, reduzir a distância percorrida e diminuir o consumo de combustível.
Os sistemas de roteirização consideram diferentes fatores, como tráfego, localização dos clientes, restrições de horários, prazos de entrega etc. e agrupam as entregas para otimizar as rotas em uma mesma região.
- Transporte multimodal
Priorize modais mais sustentáveis para longas distâncias e utilize veículos elétricos ou híbridos para entregas urbanas. Avalie a possibilidade de utilizar bicicletas ou motocicletas elétricas para pequenos trajetos.
- Embalagens sustentáveis
Opte por embalagens recicladas, biodegradáveis ou de origem renovável e minimize o uso de embalagens plásticas e de isopor. Sempre que possível, opte por embalagens reutilizáveis.
- Gerenciamento de resíduos
Implemente um sistema de coleta seletiva para separar os resíduos gerados nas entregas e incentive a reciclagem de materiais em sua empresa. Conscientize os colaboradores sobre a importância de evitar o desperdício de alimentos.
- Logística reversa
Crie um sistema eficiente para recolher produtos devolvidos, danificados, obsoletos e incentive a reutilização e a reciclagem. Lembre-se de descartar corretamente os itens que não podem ser reutilizados ou reciclados.
- Parcerias estratégicas
Escolha fornecedores que utilizem práticas sustentáveis em sua produção, que estejam alinhados aos conceitos da logística verde e que desenvolvam soluções inteligentes para a otimização de rotas, por exemplo.
- Monitoramento e análise
Utilize indicadores de desempenho para acompanhar o impacto ambiental das suas operações, analise os dados coletados e identifique oportunidades de melhoria contínua. A logística verde é um conceito em constante evolução.
Por que é importante reduzir o impacto ambiental em transportes?
Reduzir o impacto ambiental no transporte é crucial por diversas razões que se interligam e afetam a qualidade de vida, a economia e o futuro do planeta.
Entre os principais motivos para tornar o transporte e as entregas mais sustentáveis estão as mudanças climáticas e o aquecimento global, a necessidade de melhorar a qualidade do ar e de preservar os recursos naturais, a busca por mais qualidade de vida e a sustentabilidade econômica dos negócios.
Conclusão
Ao implementar a logística verde, as empresas – em especial as de transporte – contribuem para um futuro mais sustentável.
Se você quer soluções automatizadas e inteligentes para otimizar rotas, encurtar distâncias, fazer entregas no prazo e reduzir a emissão de gases poluentes, o consumo de combustível e os custos, fale agora mesmo com a Routeasy e conheça as tecnologias disponíveis.
Compartilhe:
Deixe uma resposta