O que é roteirização?

O que é roteirização?

Para ser um profissional logístico atualizado, que sabe como trazer resultados para a operação, compreender o que é roteirização é crucial. Descubra o que é e como funciona esse processo!

O termo “Roteirização” ou “Roteamento”, é utilizado na área logística para descrever o processo de definição dos roteiros ou itinerários que uma frota deve realizar para atender um conjunto de serviços (entregas, coletas, etc). Como nas figuras abaixo:

O que é roteirização

Um processo completo de roteirização significa o planejamento das rotas para um grupo de veículos, considerando eventuais restrições operacionais e de atendimento aos clientes.

A finalidade é buscar sinergia entre os pontos e otimizar um objetivo principal, como a redução de veículos utilizados, redução de custos, maximização dos atendimentos ou diversos outros possíveis.

O que deve ser considerado ao realizar a roteirização?

Existem muitos aspectos operacionais relevantes na logística, que causam grande impacto no planejamento das rotas.

Imagine quantas restrições são importantes considerar na operação de entregas de uma distribuidora. São diversos clientes com diversas janelas horárias de funcionamento, localizados em diferentes lugares, muitas vezes com pedidos que exigem um tipo de carregamento apropriado.

Além disso, é necessário atenção nas disponibilidades e capacidades dos veículos, e muitas vezes, nas janelas horárias dos motoristas.

Tendo em vista esses aspectos (que não são constantes), o responsável deve receber informações importantes da operação que servirão de inputs para a realização desse processo.

Para facilitar, dividimos esses inputs em 5 classes principais:

Objetivo de otimização

Um dos principais inputs é o “objetivo” do roteirizador. Em muitos casos, os problemas de otimização derivam dos objetivos diferentes. A mesma roteirização pode ser vista de diversas perspectivas, por isso é importante definir para qual você irá olhar.

Algumas empresas visam elevar o nível de serviço à seus clientes através de rotas mais rápidas e respeitando janelas horárias específicas. Outras, buscam diminuir a necessidade de autônomos através da melhor utilização dos motoristas ativos.

Além disso, existem aquelas empresas que transportam cargas de alto valor agregado e precisam de rotas que evitem lugares com altos índices de periculosidade. Portanto, talvez a rota mais rápida não seja a mais segura, e vice versa.

E depois?

Depois da roteirização, os próximos processos da logística são: separação, carregamento e distribuição. Afinal, para iniciá-los, é importante saber a resposta de três perguntas principais:

  • Qual a frota necessária para realizar o atendimento total dos serviços?
  • Quais serviços serão transportados em cada veículo?
  • Qual sequência de atendimento minimiza os meus custos com veículos?

Resultados

Com um bom processo de roteirização, as empresas podem se manter competitivas, atendendo seus clientes com alto nível, sem desperdícios e reduzindo custos de transporte!

Além disso, os custos variáveis de transporte relacionados à distância percorrida pelos veículos são bastante expressivos e normalmente representam de 30% á 60% do custo total. Logo, quanto mais otimizado o plano de rotas for, menor será o gasto com combustível.

Ou seja, quanto mais minuciosa for a descrição dos roteiros formados, mais controle e gestão poderão ser aplicados na operação de transporte.

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