Como um roteirizador de entregas pode ajudar na redução de custos?

Como um roteirizador de entregas pode ajudar na redução de custos?

Um roteirizador de entregas é essencial para otimizar rotas e reduzir gastos.

Um roteirizador de entregas é parte essencial da operação logística de uma empresa. Para realizar coletas e entregas com eficiência, é preciso considerar diversas variáveis e informações sobre o trajeto.

Geralmente são consideradas informações como: o tipo de carga, o prazo de entrega, gastos com combustível, trânsito, entre outros.

Com uma roteirização automatizada, você consegue elaborar as melhores rotas e diminuir gastos. Continue lendo para entender como um roteirizador pode ajudar na redução de custos!

O que é um roteirizador de entregas?

Um roteirizador é uma ferramenta tecnológica que planeja as melhores rotas para veículos que realizam entregas ou serviços de acordo com as necessidades específicas de cada operação.

Como funciona um roteirizador de entregas?

Um roteirizador de entregas considera dados importantes da operação, como o número de entregas mensais, áreas de atendimento, janela horária e as categorias de produto que você transporta. Com essas informações o roteirizador é capaz de planejar as melhores rotas de entrega. 

No módulo de otimização de rotas da RoutEasy, por exemplo, o envio dessas informações pode ser feito através de planilhas de Excel ou integração com os outros sistemas (ERP, WMS e TMS).

Na plataforma, é possível determinar os objetivos de otimização, como a quantidade de veículos, capacidade dos veículos, redução de quilometragem e jornada de trabalho do motorista.

Por fim, o sistema roteiriza, analisa os resultados, faz melhorias e despacha as rotas para  os motoristas que recebem tudo através do aplicativo no celular.

Quais as vantagens de utilizar um roteirizador de entregas?

O planejamento de rotas logísticas é essencial para gerenciar o tempo e evitar períodos de ociosidade ou sobrecarga durante as entregas.

Com um roteirizador é mais fácil prevenir problemas, como trajetos longos, trânsito, áreas de risco e acesso às rodovias, o que torna o tempo de entrega mais rápido.

Além disso, outra grande vantagem é a redução de custos em logística, já que a otimização garante economia de combustível, redução de manutenção dos veículos, pagamento dos motoristas, entre outros.

Como um roteirizador de entregas ajuda a reduzir custos?

Um roteirizador de entregas traz diversos benefícios para a operação, inclusive a redução de custos, saiba como:

Economia de combustível:

A roteirização de cargas resulta em redução da quilometragem rodada em um único trajeto. Quanto menor a quantidade de quilômetros rodados, menor é o consumo de gasolina, reduzindo assim os custos com combustível.

Redução da jornada de trabalho dos motoristas:

Uma roteirização eficiente possibilita uma organização maior da mão de obra, se adequando a jornada de trabalho dos motoristas e diminuindo os custos com horas extras.

Gastos com manutenção dos veículos:

A manutenção de veículos que precisa ser feita regularmente gera um gasto muito alto. Com um plano de rotas, o carro é aproveitado de uma melhor forma.

Como por exemplo, percorrendo uma quilometragem menor ou até transportando apenas a sua capacidade real, reduzindo os desgastes e, consequentemente, a sua manutenção.

Controle do tamanho da frota:

O roteirizador de entregas consegue também otimizar o número de veículos que a sua operação precisa para atender a todas as demandas.

Isso porque de acordo com a capacidade de cada veículo, é possível aproveitar ao máximo sua taxa de ocupação e entregar mais pedidos em menos tempo em um único trajeto.

No mercado existem diferentes tipos de roteirizador de entregas, mas é importante escolher um que permita adicionar restrições e especificações.

Acesse nosso site e saiba como o módulo de otimização da RoutEasy pode otimizar sua operação logística!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Reduzir custos com roteirização

Como reduzir o tempo de entrega através da roteirização

Em um mundo onde a velocidade é essencial, empresas estão constantemente buscando maneiras de otimizar seus processos para reduzir o tempo de entrega e satisfazer as expectativas dos clientes. A roteirização é uma dessas estratégias que pode fazer toda a diferença na eficiência das operações de entrega.  Neste artigo, exploraremos diversas estratégias para reduzir o

O papel da inteligência artificial na otimização de entregas

A logística enfrenta um desafio constante: como entregar produtos de forma rápida, eficiente e econômica. Nesse cenário, a inteligência artificial (IA) emerge como uma ferramenta poderosa, revolucionando a maneira como as empresas otimizam suas operações de entrega. Desde a previsão da demanda até o roteamento de veículos, a IA está transformando cada etapa do processo

Curso de roteirização

Curso de roteirização: qual fazer?

No complexo cenário da logística e transporte, a roteirização desempenha um papel central. Para profissionais em busca de aprimoramento nesta área, investir em um curso de roteirização é essencial.  Neste artigo, exploraremos os fundamentos, os benefícios e o conteúdo de um curso de roteirização, oferecendo uma visão abrangente para quem deseja se destacar nesse setor

luanatorres

Deixe uma resposta