Roteirizador: qual a função na logística?

Roteirizador: qual a função na logística?

Um roteirizador é essencial para melhorar a eficiência das entregas

O planejamento de rotas faz parte da rotina de empresas que precisam, diariamente, realizar entregas, coletas ou serviços. Porém, muitas operações logísticas ainda não utilizam ou não sabem quais os benefícios de um roteirizador logístico e sofrem com a falta de produtividade ou grande número de falhas nas entregas.

Um roteirizador de entregas ajuda transportadores e operadores logísticos a vencerem o desafio de planejar rotas complexas para ganhar tempo, controlar melhor os custos e proporcionar uma boa experiência de compra para os clientes.

O que é um roteirizador?

Um roteirizador online é uma ferramenta tecnológica que planeja as melhores rotas para veículos que realizam entregas ou serviços para uma empresa.

Durante a roteirização são definidos os trajetos com o objetivo que podem ser reduzir o tempo, a distância percorrida e os custos operacionais.

Considerando dados importantes da operação, como o número de entregas mensais, áreas de atendimento e as categorias de produto que você transporta, o roteirizador é capaz de planejar as melhores rotas de entrega. Além disso, ele também otimiza o número de veículos que a sua operação precisa para atender a todas as demandas. 

Os ganhos com um roteirizador são muitos. Ele é capaz de gerenciar os horários dos motoristas que estão realizando um transporte, já que inclui no seu planejamento a jornada de trabalho do motorista, levando também em consideração as paradas para descanso.

Com o módulo de otimização da RoutEasy, você tem o roteirizador mais completo do mercado!

Qual a função de roteirizador?

– Criação de rotas otimizadas

Na plataforma de roteirização logística, é possível definir pontos de entrega ou coleta para que uma inteligência artificial analise, em poucos segundos, quais são as melhores rotas a serem percorridas.

Um bom roteirizador multipontos ainda consegue fazer tudo isso considerando picos de congestionamento, janela horária do cliente que vai receber a mercadoria, e paradas obrigatórias que o motorista precisa fazer.

– Determinação do tamanho da frota

Considerando as informações sobre a frota, como tipo de combustível, ocupação máxima e o tipo de mercadoria que vai ser transportada, o roteirizador consegue realizar um planejamento apontando o número de veículos que precisam ser utilizados naquele dia ou momento.

Esse planejamento é importante para que as empresas consigam utilizar um número de veículos ideal de acordo com a demanda.

– Definição da jornada dos motoristas

Além de ajudar na gestão de frotas, o roteirizador consegue gerenciar os horários dos motoristas que estão em trânsito.

Isso porque ele inclui no seu planejamento a jornada de trabalho do motorista, levando também em consideração as paradas obrigatórias para o descanso.

Assim, é possível garantir um melhor aproveitamento de tempo por parte dos motoristas, além de proporcionar mais segurança e agilidade na entrega.

Como funciona um roteirizador?

Você sabe como fazer uma roteirização? O primeiro passo é separar os pedidos que serão roteirizados e definir algumas regras de atendimento, como a janela horária, tempo de atendimento, veículos especiais etc.

Após isso, os pedidos são enviados para a plataforma. No módulo de otimização da RoutEasy, esse envio pode ser feito através de planilhas de Excel ou integração com os outros sistemas (ERP, WMS e TMS).

Na plataforma, é possível também determinar os objetivos de otimização, ou seja, o como a quantidade de veículos, capacidade dos veículos, redução de quilometragem e jornada de trabalho do motorista.

Após todos os pontos serem definidos, o sistema roteiriza, analisa os resultados, faz melhorias e despacha as rotas para  os motoristas que recebem tudo através do aplicativo no celular.

Durante o processo de entrega, a torre de controle pode ser uma boa solução para acompanhar os pedidos em tempo real e identificar erros e imprevistos que podem acontecer. Conheça também nosso módulo de Gestão!

Quais são as vantagens?

– Otimização de tempo

A roteirização é essencial para gerenciar o tempo e evitar períodos de ociosidade ou sobrecarga durante as entregas.

Com um roteirizador é mais fácil prevenir problemas, como trajetos longos, trânsito, áreas de risco e acesso às rodovias. Assim, a operação garante mais rapidez e qualidade para os clientes.

– Melhor aproveitamento de recursos

De acordo com a capacidade de cada veículo, é possível aproveitar ao máximo sua taxa de ocupação e entregar mais pedidos em menos tempo em um único trajeto.

– Aumento na satisfação dos clientes

Garantir a satisfação dos clientes pode ajudar a ganhar vantagem competitiva no mercado. Clientes satisfeitos, além de voltarem a comprar, também são essenciais para promoção da marca.

A etapa de entrega de um produto é muito importante, pois hoje as pessoas querem receber os produtos cada vez mais rápido e com qualidade. O roteirizador é essencial para garantir que todo esse processo seja feito em menos tempo e de forma correta para os consumidores.

– Economia

A roteirização de cargas resulta em redução da quilometragem rodada em um único trajeto. Quanto menor a quantidade de quilômetros rodados, menor é o consumo de gasolina, reduzindo assim os custos com combustível.

Além disso, um automóvel que anda menos, também tem menos desgaste de peças e pneus, evitando gastos frequentes com manutenção.

– Aumento da produtividade

Um roteirizador também pode te ajudar a avaliar a necessidade dos veículos e, muitas vezes, até reduzir a quantidade necessária para atender a operação. 

Com a roteirização, o tempo de viagem das operações também é reduzido, permitindo a realização de mais entregas ou serviços, dentro do expediente do motorista. Ou seja, esse aumento de produtividade também reduz custos com horas extras e diárias dos motoristas.

Como escolher um bom software de roteirização?

– Entenda as necessidades da sua operação

Para entender quais são as necessidades de uma operação logística é preciso levar em conta fatores como: o porte do negócio, o tamanho da frota, os custos atuais e a base de clientes estabelecidas. Além disso, é preciso pensar nas demandas em longo prazo e fazer planos com antecedência antes de escolher o software.

– Escolha o software certo

Na hora de escolher uma ferramenta de roteirização, dê prioridade a uma que tem a capacidade de melhorar a performance, mas sem deixar de respeitar as particularidades da operação.

Com o módulo de Otimização da RoutEasy é possível criar perfis de clientes com restrições similares e planejar rotas otimizadas de acordo com as características da frota e da equipe.

Routing Academy curso de roteirização

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Redução de custos na logística

Redução de custos na logística: 5 dicas para sua empresa

A logística desempenha um papel crucial na eficiência e na rentabilidade das empresas. Contudo, os custos associados a esse setor podem se tornar um grande desafio se não forem gerenciados adequadamente, por isso a redução de custos na logística é tão importante. Para ajudar sua empresa a otimizar suas operações logísticas e economizar recursos valiosos,

A importância do roteirizador para redução de custos

Roteirizador: Saiba como o RoutEasy pode reduzir custos na logística

Na era da competitividade e do imediatismo, é fundamental encontrar maneiras de otimizar cada etapa do processo logístico para reduzir custos operacionais e melhorar a eficiência.  No contexto da logística, onde cada etapa pode impactar diretamente no fluxo de caixa e na satisfação do cliente, o roteirizador surge como uma ferramenta essencial para as empresas

Automação no planejamento de rotas

Como aumentar a eficiência na automação no planejamento de rotas?

No mundo da logística, cada segundo conta. A eficiência no planejamento de rotas pode ser a diferença entre a satisfação do cliente e a perda de negócios. Nesse contexto, a automação desempenha um papel crucial, simplificando processos e aumentando a agilidade operacional.  O Maestro, nossa solução baseada em inteligência artificial, foi projetada especificamente para otimizar

luanatorres

Deixe uma resposta