Logística verde: saiba como reduzir impactos ambientais da sua operação

Logística verde: saiba como reduzir impactos ambientais da sua operação

A logística verde é uma prática positiva para o meio ambiente e para a operação.

A logística verde refere-se ao conjunto de políticas sustentáveis e medidas destinadas a reduzir o impacto ambiental causado pelo setor logístico em geral. Mas porque práticas sustentáveis em logística são tão importantes?

As atividades do setor podem causar efeitos negativos ao meio ambiente e, por isso, a implementação de práticas de redução de impacto ambiental na logística está se tornando prioridade para as operações.

A sustentabilidade tem sido um tema cada vez mais discutido, especialmente à medida que os impactos das atividades humanas são sentidos na natureza e na qualidade de vida das pessoas. 

Entre os países com maior acúmulo de emissões de gás carbônico, o principal colaborador do efeito estufa, o Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial.

Confira o artigo para entender o que é logística verde e como essa prática pode beneficiar a sua operação e o meio ambiente!

O que é logística verde?

A logística verde é o conjunto de estratégias e ações voltadas para otimização dos recursos de produção e transporte, com o objetivo de minimizar os impactos socioambientais causados pelas operações logísticas.

A ideia é que a empresa aprimore e modernize o seu fluxo logístico garantindo que isso não afete a natureza e qualidade de vida das pessoas.

Assim, questões como redução de emissão de gases poluentes na atmosfera e menos desperdício de insumos estão inseridos, além de outros pontos.

Desafios ambientais na logística

As atividades logísticas podem causar diversos impactos ao meio ambiente. Por exemplo, a emissão de gases poluentes, o consumo de energia e recursos naturais, o desperdício de materiais e o impacto em habitats naturais.

O transporte é uma das principais fontes de emissão de gases poluentes. Por isso, é importante adotar estratégias para torná-lo mais eficiente, como a utilização de rotas mais curtas e otimização de carga.

A solução de otimização da RoutEasy utiliza inteligência artificial para calcular rotas em menos tempo. Além da redução de custos e dos gastos com combustível, nossos clientes já tiveram redução de 7,5% na emissão de CO2 nas entregas.

Qual a importância da logística verde?

Uma logística sustentável é um diferencial importante para os negócios, visto que demonstra o posicionamento da empresa em relação ao futuro do mercado e da economia, assim como seu comprometimento com os consumidores e com o meio ambiente.

Implantar estratégias mais sustentáveis torna possível alcançar metas de crescimento, aumentar o faturamento, crescer a base de clientes , chamando a atenção dos consumidores que priorizam  marcas com fortes valores de sustentabilidade.

Implementando estratégias de logística verde

Existem diversos pontos que podem ser levados em consideração na hora de criar estratégias para redução de impactos ambientais, como:

Otimização de rotas

O planejamento de rotas de transporte reduz o consumo de combustível e, consequentemente, a emissão de CO2. Com um software de roteirização, é possível realizar mais entregas em menos tempo e reduzir a quilometragem percorrida.

Reaproveitamento e reciclagem de produtos

A logística reversa pode ser uma boa aliada para reciclagem e devolução de produtos. 

Essa prática tem como objetivo dar atenção aos produtos mesmo depois que eles foram entregues aos clientes.

Na prática, consiste no recolhimento de materiais para reciclagem, descarte correto de embalagens, entre outros.

No geral, existem algumas atitudes que promovem a logística reversa na empresa, como:

  • Informativos aos clientes nas embalagens que ensinam o descarte correto do produto;
  • Inclusão do serviço de recolhimento de produtos descartáveis nas rotas de entrega;
  • Parcerias com ONGs ou cooperativas que reaproveitam produtos ou embalagens descartados pelos consumidores.

Veículos elétricos na logística

Com menos emissão de carbono na atmosfera, utilização de fontes renováveis, consumo de energia mais eficiente, o investimento em veículos elétricos se torna uma ótima opção de transporte sustentável para reduzir impactos ao meio ambiente.

Isso acontece porque os veículos elétricos são movidos à eletricidade, compostos por motores elétricos e baterias.

O investimento em sustentabilidade gera vantagens para o meio ambiente e também para a operação, já que ajuda na redução de custos e emissões de gases.

Na RoutEasy, oferecemos soluções personalizadas de logística verde que não apenas protegem o meio ambiente, mas também melhoram a eficiência e reduzem custos.

Acesse nosso site e fale com um de nossos especialistas para descobrir como a RoutEasy pode te ajudar nessa jornada!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Consumo de combustível: como economizar na sua frota?

Consumo de combustível: como economizar na sua frota?

A gestão eficiente do consumo de combustível é uma das principais preocupações para empresas de logística que desejam reduzir custos operacionais e minimizar o impacto ambiental.  Com algumas estratégias simples, é possível economizar combustível na sua frota, aumentando a eficiência e a sustentabilidade das operações.  Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas para alcançar esse

Roteirizador gratuito: como escolher o melhor software

Roteirizador gratuito: como escolher o melhor software

A eficiência na gestão de rotas é essencial para qualquer empresa de logística que deseja otimizar suas operações e reduzir custos.  Com a crescente demanda por entregas rápidas e precisas, a escolha de um roteirizador gratuito pode fazer toda a diferença no seu negócio.  Mas como selecionar o melhor software entre tantas opções disponíveis? Vamos

Roteirização e planejador de viagens

Roteirização: como usar um planejador de viagens de forma eficiente?

Para quem busca um setor de logística eficiente e dinâmico, a roteirização eficiente é uma pedra angular para o sucesso operacional das empresas. O uso inteligente de um planejador de viagens pode ser a diferença entre uma cadeia de suprimentos fluida e eficiente e uma série de desafios logísticos.  Neste artigo, vamos explorar em profundidade

luanatorres

Deixe uma resposta