A integração promovida por ferramentas tecnológicas como os softwares de gestão logística, auxilia na otimização das operações de armazenamento e transporte, dentre outras funções do segmento. O Sistema WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém) e o Sistema de Roteirização fazem parte dessa operação estratégica, proporcionando maior ganho de tempo e produtividade às empresas.
O total controle das informações e eficiência nas operações logísticas são quesitos essenciais para evitar problemas nas entregas e garantir a qualidade e feedback positivo na cadeia de suprimentos.
Em um cenário onde se destaca aquele que se apresenta da forma mais dinâmica e assertiva possível, investir em softwares de logística se tornou uma ação costumeira para proporcionar vantagens e benefícios que facilitarão o gerenciamento e a centralização de tarefas nas transações comerciais B2B.
Empresas que terceirizam serviços logísticos, por exemplo, devem visualizar completamente a operação de transporte, distribuição de cargas e rotina de seus armazéns. Portanto, saiba mais sobre os principais sistemas indicados para a realização dessas tarefas e suas principais funcionalidades que, quando integradas, tornam o processo de logística ainda mais seguro e eficiente.
O que é um sistema WMS (Sistema de Gestão de Armazém)?
O Sistema WMS é um software de gestão logística que define as operações rotineiras de um armazém, promovendo um gerenciamento centralizado de tarefas, tais como níveis de inventário de monitoramento e ações locais. Ele também é destinado à administração do transporte de cargas – incrementando a produtividade das transportadoras e operadoras logísticas, já que identifica e controla os custos das entregas.
O Sistema de Gestão de Armazém melhora a operacionalidade em um centro logístico, agilizando o fluxo de comunicação com o gerenciamento de recursos; e permitindo, portanto, uma maior capacidade de operação. É uma ferramenta que agrega diversos benefícios – otimiza as atividades administrativas e operacionais, reduz custos, aperfeiçoa o nível de serviços e os indicadores de desempenho.
Outras funcionalidades importantes que podemos destacar são a entrada de pedidos, controle de portaria, endereçamento dos produtos, estocagem, separação de pedidos, embalagem, emissão de documentos, inventário, entre outros. Assim, seus usuários detêm das operações diárias, visualizadas por interfaces de dispositivos portáteis como aparelho celular ou tablet.
O maior ganho no uso desse sistema é o atendimento ao cliente, pois a empresa pode oferecer ao mesmo, informações relevantes como a localização do seu pedido, quando e quanto solicitá-lo ou produzir – tudo isso faz com que o consumidor obtenha seu produto mais rapidamente, minimizando possíveis erros ou pendências – também assegurando a transparência de dados em todo o negócio.
E o que é um sistema de roteirização?
O Sistema de Roteirização auxilia no planejamento da operação de transporte e distribuição de cargas, calculando quilometragem, auxiliando na auditoria para pagamento de fretes às transportadoras terceirizadas, entre outros. É uma grande ferramenta para pequenas, médias ou grandes empresas de logística que desejam dar um grande salto em direção ao sucesso satisfazendo os seus clientes através de uma pequena – e não menos importante – ferramenta.
Quantidade de motoristas e veículos, tempo gasto em cada trajeto percorrido, gastos com combustível e pedágio, assim como condições de trânsito, detalhes sobre peso, volume, tipo e valor de carga são alguns dos benefícios desse sistema, que também determina restrições de prazos.
Ao aderir esse tipo de software de logística, é possível determinar melhores itinerários para cada frota, além de gerar rotas para mais de um veículo e destino, ao mesmo tempo. A adesão desse sistema permite entregas mais rápidas, seguras, e maior segurança aos motoristas; o que consequentemente gera um significativo aumento da produtividade, redução de riscos e padronização de processos. Organização é sinônimo de eficiência – pense nisso!
Ademais, o Sistema de Roteirização também armazena dados e informações importantes para que a empresa desenvolva um melhor planejamento de entregas, conhecendo as restrições e as requisições específicas de cada cliente. Ajustes e mudanças podem ser implementados durante os processos, devido ao atendimento e suporte oferecidos pela empresa de logística.
A importância da integração dos softwares de gestão
O Sistema WMS, que reúne as informações derivadas das transportadoras, fabricantes, sistemas de informações de negócios, clientes e fornecedores; utiliza as mesmas para receber, inspecionar, estocar, separar, embalar e expedir mercadorias da forma mais eficiente possível.
O alinhamento do Sistema de Gestão de Armazém com o Sistema de Roteirização proporciona, portanto, a otimização de rotas, monitoramento de frotas, visibilidade de veículos, entre outros recursos, fazendo com que o setor logístico apresente um papel muito mais estratégico, alavancando os resultados da empresa e se diferindo de seus concorrentes.
A competitividade de mercado cresce vertiginosamente devido a estruturação do e-commerce, onde os consumidores se mostram cada vez mais exigentes – a variedade de marcas e produtos se intensificam, e as empresas precisam estar preparadas para atender essa demanda, onde o nível de concorrência se eleva na busca e escolha por melhores valores, prazos, forma/segurança de pagamento, qualidade de entrega, e facilidade nas formas de devolução/troca.
De fato, as empresas focadas no segmento de produtos são as que mais necessitam do auxílio dos softwares em todas as suas repartições, desde a saída da mercadoria até a sua chegada no destino final. Sistemas de gerenciamento de logística como o WMS e Roteirização – os dois que detém grande destaque nos processos -, são aparatos essenciais para potencializar a produtividade e manter de forma segura o controle de informações na cadeia de suprimentos.
Logo, a integração dos softwares de gestão evita atrasos e melhora a imagem da empresa, aumentando seu nível de competitividade e resultando em qualidade, maior fidelização e captação de clientes. Lembrando que esses sistemas permitem uma enorme melhoria na automação – que também necessita do potencial dos operadores logísticos para administração contínua dos processos.
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