Automação na logística: saiba como o Maestro pode impulsionar sua operação

Automação na logística: saiba como o Maestro pode impulsionar sua operação

A automação na logística pode facilitar o dia a dia das operações logísticas

Nos últimos anos estão surgindo no mercado novas tecnologias de automação na logística que realizam entregas expressas e same-day delivery.

Isso acontece principalmente por causa do aumento do número de compras online e a ascensão dos aplicativos de delivery de comida e supermercado, que exigem entregas cada vez mais rápidas.

Existem muitos gargalos a serem superados e, para competir no novo cenário, os gestores precisam ser estratégicos na forma como usam a tecnologia para alcançar seus objetivos.

A boa notícia é que é possível automatizar as operações logísticas e, ao mesmo tempo, garantir a eficiência dos processos e a satisfação dos clientes.

Com inteligência artificial e programação como principais peças da solução, a tecnologia Maestro permite a automação logística. Continue lendo para saber mais!

O que é automação na logística?

Automação na logística nada mais é que a adoção de tecnologias e sistemas com o objetivo de automatizar tarefas, para que essas sejam executadas sem a intervenção (ou com a mínima possível) de pessoas. 

A ideia é reduzir ao máximo a quantidade de trabalhos e controles manuais. Assim as entregas se tornam cada vez mais rápidas e a operação se torna mais eficiente.

O que é o Maestro?

O Maestro conta com uma inteligência artificial para automatização de fluxo de trabalho e processos.

Dessa forma, sua tecnologia diminui a necessidade de interferências manuais nas etapas de atribuição e planejamento de rotas.

Além de auxiliar empresas com altas demandas e diferentes hubs de distribuição a fazer entregas mais rápidas.

Assim, a operação ganha mais eficiência e um poder de escala muito maior, já que os processos são replicados de forma padronizada em outras unidades e controlados em um único sistema.

A solução complementa os módulos de gestão e otimização de entregas, que oferecem tecnologia para o planejamento e gerenciamento de rotas de entregas.

Como funciona o Maestro?

Ao predefinir padrões de automação, o Maestro atribui pedidos de forma automática e otimizada.

Com despacho para frota própria, terceirizada ou crowdshipping em um único ambiente em nuvem.

Primeiro definimos algumas condições para a operação, como por exemplo: roteirizar pedidos apenas de segunda a sexta, escolher apenas motoristas disponíveis, priorizar sempre os motoristas mais próximos etc.

Depois, é preciso definir quais ações serão executadas, como criar melhores rotas e atribuir rotas aos motoristas.

Por último, definimos também alguns gatilhos: criar nova rota a cada 5 minutos, criar nova rota a cada 10 minutos, caso a rota não seja aceita em 5 minutos, atribuir ao próximo motorista, entre outros.

Ao receber os pedidos, o sistema automaticamente planeja a melhor rota e faz atribuição para os motoristas que recebem tudo através do aplicativo no celular.

Por que investir em uma tecnologia de automação na logística?

A automação dos processos manuais na logística é fundamental para aumentar a eficiência, produtividade e reduzir custos. Por meio dela, os processos são realizados de forma mais ágil e com maior precisão, ao mesmo tempo que as chances de erros são reduzidas.

Assim, os negócios podem lidar com mais pedidos em menos tempo, permitindo que os esforços manuais sejam direcionados para outras áreas mais importantes e analíticas.

Quer saber mais sobre o nosso módulo de orquestração, que garante a automação logística? Converse com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

logística reversa

Logística Reversa: como otimizar o processo e reduzir custos

A crescente preocupação com o meio ambiente e a escassez de recursos naturais impulsionaram a busca por práticas mais sustentáveis em todas as esferas da sociedade. A Logística Reversa é um exemplo disso. A iniciativa é uma das soluções usadas para minimizar o impacto ambiental e otimizar a gestão de produtos após o consumo. Ao

Integração via API: como simplificar a logística e potencializar resultados

O setor logístico está vivendo uma nova fase da transformação digital impulsionada pela integração via API, uma tecnologia que permite a comunicação total entre diferentes softwares. Essa conexão e comunicação ágil entre os softwares usados na cadeia de suprimentos não só otimiza processos como reduz custos e melhora a experiência do cliente. Neste artigo, vamos

custos logísticos

Redução de custos logísticos: estratégias para controlar despesas

A redução de custos logísticas está entre as principais metas das empresas, mas não é fácil chegar na equação ideal. A complexidade e os gargalos da logística brasileira oneram a cadeia de suprimentos. O resultado é o aumento nos preços dos produtos, a insatisfação dos consumidores e a perda de competitividade. Ou seja, para reduzir

luanatorres

Deixe uma resposta