Automação na logística: saiba como o Maestro pode impulsionar sua operação

Automação na logística: saiba como o Maestro pode impulsionar sua operação

A automação na logística pode facilitar o dia a dia das operações logísticas

Nos últimos anos estão surgindo no mercado novas tecnologias de automação na logística que realizam entregas expressas e same-day delivery.

Isso acontece principalmente por causa do aumento do número de compras online e a ascensão dos aplicativos de delivery de comida e supermercado, que exigem entregas cada vez mais rápidas.

Existem muitos gargalos a serem superados e, para competir no novo cenário, os gestores precisam ser estratégicos na forma como usam a tecnologia para alcançar seus objetivos.

A boa notícia é que é possível automatizar as operações logísticas e, ao mesmo tempo, garantir a eficiência dos processos e a satisfação dos clientes.

Com inteligência artificial e programação como principais peças da solução, a tecnologia Maestro permite a automação logística. Continue lendo para saber mais!

O que é automação na logística?

Automação na logística nada mais é que a adoção de tecnologias e sistemas com o objetivo de automatizar tarefas, para que essas sejam executadas sem a intervenção (ou com a mínima possível) de pessoas. 

A ideia é reduzir ao máximo a quantidade de trabalhos e controles manuais. Assim as entregas se tornam cada vez mais rápidas e a operação se torna mais eficiente.

O que é o Maestro?

O Maestro conta com uma inteligência artificial para automatização de fluxo de trabalho e processos.

Dessa forma, sua tecnologia diminui a necessidade de interferências manuais nas etapas de atribuição e planejamento de rotas.

Além de auxiliar empresas com altas demandas e diferentes hubs de distribuição a fazer entregas mais rápidas.

Assim, a operação ganha mais eficiência e um poder de escala muito maior, já que os processos são replicados de forma padronizada em outras unidades e controlados em um único sistema.

A solução complementa os módulos de gestão e otimização de entregas, que oferecem tecnologia para o planejamento e gerenciamento de rotas de entregas.

Como funciona o Maestro?

Ao predefinir padrões de automação, o Maestro atribui pedidos de forma automática e otimizada.

Com despacho para frota própria, terceirizada ou crowdshipping em um único ambiente em nuvem.

Primeiro definimos algumas condições para a operação, como por exemplo: roteirizar pedidos apenas de segunda a sexta, escolher apenas motoristas disponíveis, priorizar sempre os motoristas mais próximos etc.

Depois, é preciso definir quais ações serão executadas, como criar melhores rotas e atribuir rotas aos motoristas.

Por último, definimos também alguns gatilhos: criar nova rota a cada 5 minutos, criar nova rota a cada 10 minutos, caso a rota não seja aceita em 5 minutos, atribuir ao próximo motorista, entre outros.

Ao receber os pedidos, o sistema automaticamente planeja a melhor rota e faz atribuição para os motoristas que recebem tudo através do aplicativo no celular.

Por que investir em uma tecnologia de automação na logística?

A automação dos processos manuais na logística é fundamental para aumentar a eficiência, produtividade e reduzir custos. Por meio dela, os processos são realizados de forma mais ágil e com maior precisão, ao mesmo tempo que as chances de erros são reduzidas.

Assim, os negócios podem lidar com mais pedidos em menos tempo, permitindo que os esforços manuais sejam direcionados para outras áreas mais importantes e analíticas.

Quer saber mais sobre o nosso módulo de orquestração, que garante a automação logística? Converse com um de nossos especialistas e solicite uma demonstração!

Compartilhe:

VEJA TAMBÉM:

Consumo de combustível: como economizar na sua frota?

Consumo de combustível: como economizar na sua frota?

A gestão eficiente do consumo de combustível é uma das principais preocupações para empresas de logística que desejam reduzir custos operacionais e minimizar o impacto ambiental.  Com algumas estratégias simples, é possível economizar combustível na sua frota, aumentando a eficiência e a sustentabilidade das operações.  Neste artigo, vamos explorar as melhores práticas para alcançar esse

Roteirizador gratuito: como escolher o melhor software

Roteirizador gratuito: como escolher o melhor software

A eficiência na gestão de rotas é essencial para qualquer empresa de logística que deseja otimizar suas operações e reduzir custos.  Com a crescente demanda por entregas rápidas e precisas, a escolha de um roteirizador gratuito pode fazer toda a diferença no seu negócio.  Mas como selecionar o melhor software entre tantas opções disponíveis? Vamos

Roteirização e planejador de viagens

Roteirização: como usar um planejador de viagens de forma eficiente?

Para quem busca um setor de logística eficiente e dinâmico, a roteirização eficiente é uma pedra angular para o sucesso operacional das empresas. O uso inteligente de um planejador de viagens pode ser a diferença entre uma cadeia de suprimentos fluida e eficiente e uma série de desafios logísticos.  Neste artigo, vamos explorar em profundidade

luanatorres

Deixe uma resposta